11/11/2019 11h59 - Atualizado em 08/10/2021 18h02

Programa ES+CRIATIVO

A economia criativa é a cara do Espírito Santo e o Programa ES+Criativo tem sete eixos para fortalecer e rentabilizar o fazer criativo capixaba. Desde janeiro de 2019, a Secretaria da Cultura (Secult) vem formando parcerias para fomentar políticas públicas na área de economia criativa em âmbito estadual e municipal. A intenção é valorizar a criatividade, o capital intelectual e o valor simbólico-cultural do Espírito Santo. Tudo isso é economia criativa.

Faça parte da nossa rede.

Na prática:

O Programa ES + Criativo prevê um calendário de oficinas por todo o Espírito Santo para capacitar pessoas que já fazem cultura, artesanato, gastronomia e tudo que tem a criatividade como matéria-prima. Algumas já aconteceram no mês de novembro, e mais iniciativas gratuitas estão previstas para janeiro de 2020.

A Secult também assumiu o papel de sensibilizar empresas privadas para financiar iniciativas de economia criativa, não apenas por meio de leis de incentivo, mas também a partir do entendimento de que financiar cultura é importante para o desenvolvimento humano.

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulga trimestralmente o Boletim da Economia Criativa, acompanhando o crescimento do setor no Estado. Além disso, a Secult realizou séries de Imersões com fazedores da cultura para apresentar um diagnóstico conjunto com soluções para áreas como música, audiovisual, design, games, artes visuais, espaços culturais e o distrito criativo Centro de Vitória. Novas imersões serão marcadas para 2020 por todo o Estado.

Eixos do programa: 

  1. Governança:Articular, divulgar, ampliar e estimular a institucionalização de políticas públicas de economia criativa relacionadas com as políticas de desenvolvimento no Estado. Fazem parte deste eixo: a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional do Espírito Santo; a Secretaria de Turismo, a Secretaria de Desenvolvimento a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos, o Laboratório de Inovação na Gestão, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), a Prefeitura de Vitória, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).
  2. Estudo, Pesquisa e Metodologia: Levantar, sistematizar e monitorar indicadores, informações e dados sobre a Economia Criativa para a formulação de políticas públicas e incentivar à produção e a difusão de conhecimento sobre a atividade econômica criativa no Estado.
  3. Capacitação e Formação: Formar e capacitar profissionais e empresários para a gestão de projetos e empreendimentos criativos com o objetivo de qualificar os empreendimentos, bens e serviços e ampliar a captação e uso dos instrumentos de fomento à economia criativa.
  4. Fomento e Financiamento: Estruturar uma carteira diversificada de instrumentos para fomentar os segmentos criativos a fim de ampliar e aprimorar as oportunidades de desenvolvimento profissional, geração de novos empreendimentos e sustentabilidade de empreendimentos já existentes. Criar ou atualizar marcos legais para o fortalecimento dos setores criativos a fim de incentivar à competitividade e promoção dos bens criativos produzidos no Espírito Santo no mercado nacional e internacional.
  5. Territórios Criativos:Identificar, desenvolver e fomentar os territórios criativos estimulando o fortalecimento das governanças e à estruturação de arranjos produtivos locais;
  6. Redes: Sensibilizar e mobilizar os atores públicos, privados e da sociedade civil, relacionados ao segmento criativo, sobre a importância da dimensão econômica deste setor, ampliando e diversificando o público beneficiário dos instrumentos de fomento.
  7. Hub da Economia Criativa: Criação e/ou adequação da infraestrutura para o desenvolvimento da economia criativa em todo Estado, estabelecendo uma rede de interlocução, articulação e colaboração entre os agentes atuantes nos municípios.

Inscrições abertas para o 2° ciclo de cursos on-line da Trilha da Economia Criativa

Objetivo do curso é capacitar novos e atuantes empreendedores do setor.

Estão abertas as inscrições para o 2° ciclo de cursos gratuitos on-line da “Trilha da Economia Criativa”. O objetivo é capacitar novos e atuantes empreendedores do setor. No conteúdo, pontos básicos sobre a elaboração de projetos, produção Cultural em Territórios Criativos, design, entre outros assuntos recorrentes do setor da Economia Criativa.

Saiba mais AQUI

Programa Música & Negócios EAD oferece bolsas integrais para o curso no Estado

O curso será destinado a todo os públicos interessados no setor musical e as inscrições vão até o dia 27 de agosto.

 A Secretaria da Cultura (Secult) firmou uma parceria com o Instituto Gênesis da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) para a oferta de cinco bolsas integrais de estudos para o programa Música & Negócios EAD. O programa chega à 17ª Edição em setembro de 2020 com mais de 800 profissionais certificados e tem como missão a profissionalização da indústria da música, o desenvolvimento de redes de trabalho e pesquisas sobre o setor.

Saiba mais aqui

Governo do Espírito Santo lança Trilha da Economia Criativa

O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (09), as inscrições dos cursos gratuitos on-line da “Trilha da Economia Criativa”, com objetivo de capacitar novos e atuantes empreendedores do setor. Durante a solenidade virtual, transmitida ao vivo pelas redes sociais, o governador Renato Casagrande destacou a importância da economia criativa e relembrou as ações do Estado voltadas ao setor cultural durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“É bom que a gente possa retomar as atividades ligadas à cultura, mesmo que seja por vídeo. Nesse momento de pandemia fizemos editais emergenciais para ajudar na sobrevivência de diversos profissionais que atuam e vivem das atividades culturais. Demos sequência ao ES+Criativo, mas a cultura necessita de mais. Por isso estamos realizando esta atividade de hoje. A economia criativa está ancorada em pilares fundamentais para que a cultura seja respeitada na sociedade brasileira e capixaba”, afirmou o governador. 

Elaborada pela Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), a sua programação apresenta pontos básicos sobre a elaboração e a gestão de projetos, os meios audiovisuais e socioeducativos e até o aperfeiçoamento dos métodos de divulgação mais usados neste tipo de mercado.  Esse conteúdo será apresentado por meio de aulas em formato de live, realizado na plataforma virtual de EaD (Ensino a Distância) da plataforma Moodle durante os meses de setembro até novembro.

Saiba mais aqui.

Edital do Governo do Estado busca soluções inovadoras no segmento da economia criativa

Programa Pitch Gov.ES irá custear os testes das soluções e as inscrições vão até o dia 28 de agosto

Chegou uma oportunidade para que empresas jovens que utilizam ferramentas tecnológicas ou serviços inovadores, as startups, apresentem novas soluções ao setor da economia criativa. A Secretaria da Cultura (Secult) elaborou o desafio: “Como promover divulgação, conexão e troca entre criativos a partir de uma plataforma de marketplace?”, dentro do Edital de Chamamento Público do Programa Pitch Gov.ES. Esta ação do Governo do Estado, em parceria com diversos órgãos estaduais, foi desenvolvida com o propósito de receber e custear soluções para desafios em várias áreas da gestão pública. As inscrições vão até o dia 28 de agosto de 2020. 

Saiba mais aqui

Ação promove mapeamento de projetos culturais com ênfase no Desenvolvimento Sustentável

A gerência de Economia Criativa (Gecria) da Secretaria da Cultura (Secult) está trabalhando em parceria com o Programa Metuia, do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho, em Portugal, para a realização do projeto “Cultura e Desenvolvimento: Projetos culturais e a Agenda 2030”. A proposta tem por objetivo mapear projetos culturais de profissionais e organizações do setor cultural que atendam às diretrizes de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Saiba mais aqui

Primeiro boletim da Pesquisa de Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Cultural e Criativo do Brasil é publicado

O documento apresenta dados coletados entre 10 de junho e 05 de julho de 2020. 

Está no ar o primeiro boletim da "Pesquisa de Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Cultural e Criativo do Brasil". O documento apresenta os resultados preliminares com dados recolhidos no território do Espírito Santo. 

Acesse o boletim AQUI.  

A pesquisa pretende dimensionar os impactos de curto e médio prazos da pandemia nos setores culturais e criativos do Brasil, subsidiando a formulação de políticas que possam enfrentar os impactos identificados. 

Evento promove maratona de oficinas voltadas para inovação musical em Vitória


Serão três dias de oficinas com grandes nomes como os músicos e produtores Hamilton de Holanda, Bruno Caliman, Cesar Lemos e Amaro Lima.

O mercado da música e as oportunidades deste importante segmento da economia criativa farão parte das atividades do “HackaMusic”, maratona de composição musical que acontece de 06 a 09 de dezembro, no Sebrae.Lab, e na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória. Serão três dias workshops e oficinas com grandes nomes como os músicos e produtores Hamilton de Holanda, Bruno Caliman, Cesar Lemos e Amaro Lima.

LEIA MAIS

ES+ Criativo promove debate sobre design emocional

  

Encontro no Bandes traz debate sobre como o design potencializa espaços culturais.

Umas das atividades inovadoras do Programa ES + CRIATIVO, iniciativa da Secretaria da Cultura (Secult) que tem o objetivo de aumentar a renda de capixabas por meio de atividades criativas, são os hackathons. Palavra em inglês que mistura os termos hacker e maratona, o hackathon é uma dinâmica coletiva que propõe debates ligados ao setor cultural para que os participantes elaborem soluções para as diversas demandas do setor.

LEIA MAIS

Programa ES + CRIATIVO promove criatividade capixaba

 

Primeiras ações do programa já trazem inovação para o setor.

Lançado na última quinta-feira (14), o Programa ES + CRIATIVO abriu os trabalhos com um seminário e um ciclo de hackathons. O objetivo foi oferecer treinamento e capacitação para solucionar os desafios de empreendedores culturais. A iniciativa da Secretaria da Cultura (Secult) visa aumentar a renda de capixabas por meio de atividades criativas, como artes, arquitetura, gastronomia, design e artesanato.

LEIA MAIS

 

Governo do Estado lança Programa ES + CRIATIVO

A ação visa a promover a economia criativa no Estado, por meio de políticas de apoio a atividades empreendedoras do setor.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), lançou, na noite desta quinta-feira (14), o Programa ES+CRIATIVO em solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória. A ação visa a promover a economia criativa no Estado, por meio de políticas de apoio a atividades empreendedoras do setor, como música, audiovisual, artesanato, gastronomia, games, arquitetura e moda, design.

LEIA MAIS

Confira as atrações artísticas da Festa da Criatividade no Centro de Vitória

Shows, feiras empreendedoras e V Circuito ArtES são destaques entre os dias 14 a 17 de novembro.

De 14 a 17 de novembro, o público capixaba e visitantes poderão conferir os shows, feiras e a visita guiada do V Circuito ArtES. Essas são algumas das atrações que integrarão os quatro dias de programação da Festa da Criatividade, que acontecerá em vários pontos do Centro Histórico de Vitória.

Dedicado ao universo dos profissionais atuantes nos mais variados segmentos da economia criativa, a Festa da Criatividade é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a participação de instituições organizadas do setor da economia criativa.

Na noite do lançamento do programa ES+CRIATIVO – solenidade que na quinta-feira (14), às 18h, no Palácio Anchieta, a cantora capixaba Budah fará um pocket show, abrindo oficialmente a programação da Festa da Criatividade.

LEIA MAIS

Ciclo de Hackathons é uma das atrações da Festa da Criatividade em Vitória

Evento colaborativo será realizado nos dias 14 e 16 de novembro em quatro espaços culturais da Capital.

Junção das palavras Hacker e Marathon (maratona), o Hackathon é uma atividade colaborativa que tem como objetivo o desenvolvimento de soluções inovadoras para serem utilizadas em diversos setores. Orientado para a resolução de problemas da economia criativa no Estado, o desafio é uma das atrações confirmadas para a Festa da Criatividade que acontece no Centro de Vitória neste mês de novembro.

LEIA MAIS

Festa da Criatividade traz programação destinada a economia criativa e o empreendedorismo em Vitória

Inscrições abertas para os eventos que acontecem dos dias 14 a 17 de novembro no Centro Histórico da capital.

Vitória vai receber dos dias 14 a 17 de novembro a programação da Festa da Criatividade, evento destinado a economia criativa que vai acontecer em diversas partes do Centro Histórico da capital. Serão quatro dias dedicados ao universo dos profissionais atuantes nos mais variados segmentos (audiovisual, música, games, design, gastronomia, empreendedorismo), por meio de seminário, feira empreendedora, circuito de artes, ciclo de Hackathons e o lançamento do programa ES+Criativo.

LEIA MAIS

Imersão em Vitória discute as potencialidades do processo musical no Estado

 

Com inscrições gratuitas, o encontro desta quinta-feira (26) acontece no Sebrae.Lab.

 A gravação de uma música possui diversas etapas em sua produção até ser finalizada: compor, ensaiar, gravar, apresentar e divulgar. Em todas elas existe a participação de uma série de profissionais que formam uma rede de economia criativa gerando renda, emprego e contatos. Para discutir as ações e potencialidade deste setor no Estado, acontece nesta quinta-feira (26), o encontro “Imersões da Cultura: Música: Gravação, Edição, Criação e Interpretação Musical”, no Sebrae.Lab, na Enseada do Suá, em Vitória. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. 

LEIA MAIS

Imersão em Vitória discute o fortalecimento dos espaços culturais no Estado

 

Com inscrições gratuitas, o encontro acontece no Sebrae.Lab, em Vitória, nesta sexta-feira (20).

Um espaço cultural - seja ele público quanto privado - amplia o acesso à arte e à cultura ao público em geral, além de movimentar a economia criativa de uma região gerando emprego e renda.  Com o intuito de fortalecer e promover propostas para este segmento, será realizado o evento “Imersão da Cultura: Redes de Espaços Culturais”, na sexta-feira (20), no Sebrae.Lab, na Enseada do Suá, em Vitória, das 08h30 às 17h30.

LEIA MAIS 

Imersão discute o Distrito Criativo do Centro de Vitória neste sábado (14)

 

Evento na sede do Arquivo Público Estadual apresenta ideias para o setor da economia criativa na região.

O Distrito Criativo é uma rede formada por pessoas e organizações que buscam potencializar os negócios da Economia Criativa em territórios marcados por sua multiplicidade cultural e turística: música, design, gastronomia, moda, entre outras áreas. Com o intuito de incentivar e ampliar o desenvolvimento deste segmento no Centro Histórico de Vitória será realizado no próximo sábado (14), o encontro “Distrito Criativo no Centro”, na sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees), Centro de Vitória, de 08h30 às 17h30. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.

LEIA MAIS 

Imersão em Vitória discute as potencialidades do design na Economia Criativa

Com inscrições gratuitas, o encontro nesta sexta-feira (13) acontece no Sebrae.Lab

O design é uma importante atividade de inovação dentro do segmento da Economia Criativa. Para elaborar propostas coletivas de políticas públicas para o setor e discutir as perspectivas do seu panorama no Estado, acontece nesta sexta-feira (13) o encontro “Imersões da Cultura: Design, produtos e conteúdos gráficos e multimídia, no Sebrae.Lab, na Enseada do Suá, em Vitória. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.

LEIA MAIS

Imersão da Cultura discute o desenvolvimento do setor de games no Espírito Santo

Com inscrições gratuitas, o encontro faz parte da programação da Semana Game Cultura promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Para promover conhecimento e propostas no segmento de games no Estado, nesta terça-feira (10) acontece o encontro “Imersões da Cultura: Desenvolvimento de Jogos, Gamificação, e-Sport” no Sebrae.Lab, na Enseada do Suá, em Vitória.

LEIA MAIS

Confira a programação da Semana Game Cultura

Programação vai contar com encontro de imersão, debate e o concerto especial videogame da Sinfônica do Espírito Santo. 

 A Secretária de Estado da Cultura (Secult) apresenta uma programação dedicada ao universo dos games e dos desenvolvedores de jogos eletrônicos. A Semana Game Cultura foi elaborada com o objetivo de levar ao público a representatividade de um dos setores de entretenimento mais promissores da economia criativa no mundo, em três importantes eventos na próxima semana.

LEIA MAIS

Secult apresenta ciclo ‘Imersões da Cultura’ para discutir economia criativa

Ação que será realizada em setembro e outubro pretende reunir entidades e demais fazedores de cultura do Estado.

 Com o objetivo de promover o fortalecimento da economia criativa no Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) apresentou a série de encontros Imersões da Cultura em evento realizado nessa quarta-feira (28), no Sebrae.Lab, na Enseada do Suá, Vitória. Estiveram presentes representantes convidados de entidades do setor do audiovisual, música, games, design e do distrito criativo e representantes de instituições de ensino e pesquisa.

 LEIA MAIS

Prêmio Brasil Criativo abre inscrições para sua terceira edição

Premiação oficial da economia criativa brasileira é reconhecida por projetar a nova geração de empreendedores criativos do país.

 No Brasil, o setor da economia criativa se destaca pelo crescimento de segmentos como o audiovisual, artes visuais, moda, o design e também geram saldo positivo na balança comercial com seus principais parceiros internacionais. Como forma de reconhecer e valorizarestes tipos de empreendimentos e negócios, o Ministério da Cidadania abre as inscrições da terceira edição do Prêmio Brasil Criativo.

 

Secult oferece orientação para elaboração de projetos culturais

Ações de capacitação de projetos culturais serão realizadas em todo o Estado.

Com o intuito de ampliar o conhecimento e o acesso de todos os interessados nos Editais da Cultura e demais projetos culturais, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e entidades parceiras realizarão diversas ações como cursos e oficinas de capacitação em todo o Estado.

Além de esclarecer dúvidas, essas ações auxiliarão no conhecimento das inúmeras ferramentas para a criação de projetos e suas etapas: elaboração, execução e prestação de contas, além da captação de recursos tanto no âmbito privado quanto no âmbito público.

LEIA MAIS

Encontro em Vitória discute a elaboração de projetos de Economia Criativa

O evento tem como público-alvo empreendedores criativos e demais profissionais atuantes no seguimento.

O Sebrae ES, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) promove, na próxima quarta-feira (31), o encontro “HANDS-ON – Os Segmentos da Economia Criativa - Elaboração de projetos e captação de recursos”. O evento será realizado no SebraeLAB ES, na Enseada do Suá, em Vitória, a partir das 8h30 e tem como público-alvo empreendedores criativos e demais profissionais atuantes no seguimento.

LEIA MAIS

Capacitação para Editais de audiovisual da Secult reúne produtores do ES

O projeto “Encontros com a Ancine” discutiu as principais etapas de concepção e aprovação de projetos audiovisuais capixabas. 

A Agência Nacional do Cinema (Ancine), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Sebrae ES realizaram nos últimos dias 11 e 12, o projeto “Encontros com a Ancine”, no Auditório do Sebrae, em Vitória. A ação reuniu cerca de 70 produtores e profissionais do ramo audiovisual local, qualificando e sanando as possíveis dúvidas e questões que envolvem as linhas de Editais. 

LEIA MAIS

Vitória recebe Projeto ‘Encontros com a Ancine’

Evento discute etapas e demandas da produção audiovisual no Sebrae.Lab, em Vitória.

 A Agência Nacional do Cinema (Ancine), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Sebrae ES promove, nas próximas quinta-feira (11) e sexta-feira (12), o seminário com discussões a respeito das etapas de concepção e aprovação dos projetos na agência. O evento também inclui a capacitação de produtores sobre o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O Projeto “Encontros com a Ancine” será realizado no Auditório do Sebrae, na Enseada do Suá, em Vitória, a partir das 09h e tem como público-alvo os profissionais atuantes no setor. Os seminários serão organizados e apresentados por técnicos da Ancine.

 LEIA MAIS

Rumos do Audiovisual Capixaba discutidos em Vitória

Encontro Imersões da Cultura reuniu diversas entidades do setor no Sebrae.Lab.

Atividades diversas, debates construtivos e troca de experiências marcaram a programação do encontro “Imersões da Cultura: Rumos do Audiovisual Capixaba”, realizado nessa segunda-feira (06), no Sebrae.Lab, na Enseada do Suá, em Vitória. 

LEIA MAIS

Encontro discute os rumos do audiovisual capixaba em Vitória

O setor do audiovisual movimenta no Brasil e no mundo um conjunto ações e profissionais, promovendo assim geração de renda e empregabilidade, além de múltiplas atividades artísticas e culturais. Com o intuito de fortalecer e promover propostas para esta área no Estado, será realizado no próximo dia 06 de maio, no Sebrae.Lab, na Enseada do Suá, em Vitória, o encontro Imersões da Cultura: Rumos do Audiovisual Capixaba.  

LEIA MAIS

Vitória celebra o Dia Mundial da Criatividade nos próximos dias 21 e 22 de abril

A Capital segue a tendência de cidades do todo o mundo que levantam a bandeira da importância do empreendedorismo criativo.

 O dia 21 de abril é celebrado em 53 cidades no mundo como o Dia Mundial da Criatividade. A data foi uma iniciativa do empreendedor e palestrante Lucas Foster e está em sua 4ª edição no Brasil. O objetivo é fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento sustentável, com uma programação diversa e gratuita. Em Vitória, 25 atividades estão programadas e cerca de 600 vagas na área serão ofertadas.

LEIA MAIS 

Secretaria de Cultura participa de reunião entre gestores e representantes de movimentos de inovação no ES

A reunião discutiu estratégias para desenvolvimento do ambiente de inovação no Estado

Representantes de movimentos capixabas de inovação e gestores do Governo do Estado participaram, na manhã desta quarta-feira (03), de reunião para discutir propostas de incremento do ecossistema inovador no Espírito Santo.

LEIA MAIS

Economia Criativa gera emprego e renda no Estado

O número de pessoas que atuam no setor da economia criativa cresceu 18,8% no último trimestre de 2018. A informação vem da pesquisa mais recente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o ‘Boletim Economia Criativa’, divulgado em março de 2019. 

LEIA MAIS

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard