Museu do Colono

O casarão foi construído e mobiliado no fim do século XIX  conta com acervo composto por aproximadamente 600 peças que pertenceram à família Holzmeister e outras que foram doadas pela comunidade, dentre elas cristais, porcelanas e opalinas. O imóvel consistia em um armazém e comércio no primeiro andar, e a casa da família no andar de cima, hoje sendo o museu casa em cima, e recepção e galeria Alice Holzmeister em baixo; o assoalho, afresco, estrutura, etc, permaneceram os mesmos da época, sendo apenas restaurados.

Na casa residiu a família Holzmeister de 1877 a 1969, quando o Dr. Luiz Holzmeister Júnior vendeu a casa para o estado, a fim de transformar o ambiente em um espaço público e cultural, e assim foi feito. O imóvel sofreu algumas modificações ao longo dos anos com a finalidade de receber o público, e esse é um pouco do nosso espaço.

Inaugurado como museu em 18 de abril de 1969, sendo adquirido pelo Governo do Estado, juntamente com o mobiliário e tombado como patrimônio cultural pelo Conselho Estadual de Cultura pela Resolução nº. 05, de 30 de julho de 1983.

Direção

Zoraidy Carvalho Braz Simon 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Quarta a domingo: 9h às 17h

Localizados em Santa Leopoldina, na Avenida Presidente Vargas, número 1501.

Mais informações:· (27) 3266-1250

Email: museudocolono@secult.es.gov.br

Instagram: @museudocolono

Facebook: @MuseudocolonoSantaLeopoldina

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard