15/07/2019 11h31 - Atualizado em 15/07/2019 11h35

Capacitação para Editais de audiovisual da Secult reúne produtores do ES


O projeto “Encontros com a Ancine” discutiu as principais etapas de concepção e aprovação de projetos audiovisuais capixabas. 

A Agência Nacional do Cinema (Ancine), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Sebrae ES realizaram nos últimos dias 11 e 12, o projeto “Encontros com a Ancine”, no Auditório do Sebrae, em Vitória. A ação reuniu cerca de 70 produtores e profissionais do ramo audiovisual local, qualificando e sanando as possíveis dúvidas e questões que envolvem as linhas de Editais. 

Nos dois dias de seminário, foram discutidas as principais etapas de concepção e aprovação dos projetos. Na manhã da quinta-feira (11), o coordenador Mauricio Bortoloti fez uma prestação de contas e apresentou o novo modelo de execução de despesas, mudança que começou neste ano. 

Na sexta-feira (12), a dupla Lays Santoyo e Érica d’Alessandro falou sobre o Fundo Setorial do Audiovisual, o novo sistema de suporte seletivo e as fases de contratação e acompanhamento. Depois foi a vez de Leandro Mendes debater os direitos autorais e finalizando o último dia, o palestrante Marcos Delfino discutiu sobre os temas de acompanhamento, leis de incentivo, desenvolvimento da produção e comercialização de projetos, prorrogações e logomarcas. 

Encontros com a Ancine 

Foi detectado certo desconhecimento de alguns agentes do mercado sobre a trajetória do projeto audiovisual dentro da Agência Nacional do Cinema. Por isso, o projeto foi criado para entender melhor como a Ancine pode reduzir ruídos, agilizar processos, aumentar a transparência e minimizar problemas nos mecanismos de fomento e de formatação de projetos. 

Diante das dificuldades iniciais, percebeu-se a necessidade de se criar um programa permanente de capacitação de mercado com a cooperação das associações e sindicatos de produtores, distribuidores e programadores de TV.

O projeto “Encontros com a Ancine” já passou por Fortaleza – CE, Rio de Janeiro – RJ, São Paulo – SP, Florianópolis – SC e Vitória. Em 2019, o programa deverá se repetir em outras cidades do País de forma permanente. Os encontros são organizados e apresentados por técnicos da Ancine com larga experiência nos seus setores, incluindo coordenadores das próprias áreas de tramitação.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac
(27) 3636-7111/99808-7701/99902-1627/ 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Facebook: secult.espiritosanto
Instagram: @secult

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard