02/05/2019 10h17 - Atualizado em 02/05/2019 10h22

Encontro discute os rumos do audiovisual capixaba em Vitória

O setor do audiovisual movimenta no Brasil e no mundo um conjunto ações e profissionais, promovendo assim geração de renda e empregabilidade, além de múltiplas atividades artísticas e culturais. Com o intuito de fortalecer e promover propostas para esta área no Estado, será realizado no próximo dia 06 de maio, no Sebrae.Lab, na Enseada do Suá, em Vitória, o encontro Imersões da Cultura: Rumos do Audiovisual Capixaba.  O evento, que acontece das 9h às 17h30, tem como público-alvo os profissionais atuantes no setor. As inscrições devem ser realizadas previamente clicando aqui. As vagas são limitadas.

 No evento, serão apresentadas propostas de reflexão em grupo sobre a Política de Cultura do Estado, além de resultados parciais de pesquisas, que englobam um diagnóstico do setor e dados estatísticos sobre a importância do audiovisual na economia capixaba. O levantamento que será levado ao público é uma ação conjunta da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

Segundo a gerente de Economia Criativa (Gecria) da Secult, Lorena Louzada são diversos produtores, distribuidores, exibidores de conteúdo de cinema, televisão e internet atuando significativamente na área da Economia Criativa no Estado, incluindo uma cadeia produtiva de itens para a realização dos projetos. 

 “O Espírito Santo vive um momento promissor para o segmento do audiovisual, tendo a economia criativa como pauta estratégica de governo para o desenvolvimento econômico local. A pesquisa do IJSN vem para validar a importância desse setor como uma indústria limpa e em crescimento constante. Sendo assim, a imersão será um momento para reunir o setor de forma unificada, porém compreendendo todas as particularidades das instituições organizadas envolvidas”, disse.

 Segundo a presidenta da Organização dos Cineclubes Capixabas (Occa), Lara Toledo, a participação da entidade é de extrema importância para os cineclubes no Estado, porque permite contribuir com as políticas que estão sendo construídas no audiovisual no âmbito estadual, além de observar de qual forma elas afetam o movimento.

 “O diagnóstico dos cineclubismo no Estado identifica que ele representa uma boa alternativa independente aos meios comerciais de difusão e distribuição das obras cinematográficas. As demandas do setor se concentram na necessidade da inclusão, tanto nos processos de construção das políticas públicas para o Audiovisual, quanto nas transversalidades junto às políticas de educação e assistência social, visto que hoje o movimento não só desenvolve trabalhos na difusão e distribuição como também na produção”, enfatizou.

 De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas do Espírito Santo (ABD&C Capixaba), Leandra Moreira, o audiovisual, devido às constantes mudanças de leis, desejos do público e a realidade de produção do mercado, está em constante evolução. Por isso, é necessário estarmos sempre atualizando nos nossos HDs pessoais. 

“A ABD&C Capixaba é uma associação de profissionais que se dedica ao audiovisual no Espírito Santo. Desde sua fundação, há 19 anos, está focada em pensar, discutir e promover o audiovisual, e sempre que necessário, propor melhorias, que buscam ampliar e estreitar os laços com a sociedade no entendimento do fazer e apreciar a cultura, e claro, em especial, o audiovisual. Logo, estar presente em um encontro como este é importante, e algo até natural, para nós. Afinal, colaborar está no nosso DNA. É quase impossível fazer um bom trabalho audiovisual sem colaboração, sem boas parcerias."

 O representante do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado do Espírito Santo (Sinaes) e membro da produtora audiovisual Finordia, Eder Formigoni, o momento de diversas tantas representações é primordial para o desenvolvimento do setor. 

“O evento acontece em um momento propicio para debater ações de consolidação de estratégias de fortalecimento do setor. Sabemos que acontece uma crise uma crise no âmbito federal e por isso a nossa busca é que a cultura criativa seja uma alternativa que possa articular outros estados e municípios, ou seja, que estas ações possam se desenvolver de forma mais integrada. Defendemos a cultura como investimento e o segmento do audiovisual é primordial”,afirmou.

Para o especialista em Estudos e Pesquisas Governamentais e coordenador da Pesquisa Aplicada ao Plano Espírito Santo Criativo, Victor Nunes Toscano, o evento por si só, já representa uma importante ação do Governo do Estado, que busca a união dos esforços para o desenvolvimento da cadeia produtiva em suas diversas vertentes. 


“A reflexão coletiva sobre os desafios enfrentados pelo audiovisual no Espírito Santo podem gerar boas soluções que beneficiarão a todos os envolvidos, impulsionando o desenvolvimento de uma atividade econômica com alto impacto sobre sociedade capixaba”, destacou.

 Economia Criativa 

 A Economia Criativa é considerada como um importante vetor de desenvolvimento em nível mundial, com grande potencial de geração de renda e engloba diversos setores como audiovisual, artesanato, gastronomia, tecnologias da informação e comunicação, que fomentam negócios dentro e fora do Estado. No Espírito Santo, o número de pessoas que atuam no setor da economia criativa cresceu 18,8% no último trimestre de 2018. A informação vem da pesquisa mais recente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o ‘Boletim Economia Criativa’, divulgado em março de 2019. Acesse o Boletim ‘Economia Criativa - 4º Trimestre de 2018’ Aqui. LINK: https://bit.ly/2Yl0Zy2

 O Espírito Santo ficou em oitavo lugar entre as Unidades da Federação (UF’s) com maior participação neste segmento da economia, subindo nove colocações em relação ao ano anterior. O ranking segue liderado por São Paulo, em primeiro lugar e Rio de Janeiro, em segundo. Os dados são fornecidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do IBGE.

 Imersão Cultural: Rumos do Audiovisual Capixaba

Local: Sebrae.lab, na sede da instituição.
Endereço: R. Belmiro Rodrigues da Silva, 170 - Enseada do Suá, Vitória.
Data: 06 de maio
Hora: 09h às 17h30, com intervalo.
Inscrições: até dia 02/05 pelo formulário: https://forms.gle/rG9QajuMkbqzTEQw7
Capacidade de vagas: 50
A confirmação será validada por email.
Informações: pesquisaescriativo@gmail.com

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac
(27) 3636-7111/99808-7701/99902-1627
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Facebook: secult.espiritosanto
Instagram: @secult.es

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard