ES+Criativo
Programa ES+CRIATIVO
Diversidade cultural, inclusão social, sustentabilidade e inovação são os princípios norteadores do programa ES + CRIATIVO. A intenção é valorizar a criatividade, o capital intelectual e o valor simbólico-cultural do Espírito Santo. Tudo isso é economia criativa.
Eixos de atuação:
- Governança: Articular, divulgar, ampliar e estimular a institucionalização de políticas públicas de economia criativa relacionadas com as políticas de desenvolvimento no Estado.
- Estudo, Pesquisa e Metodologia: Levantar, sistematizar e monitorar indicadores, informações e dados sobre a Economia Criativa para a formulação de políticas públicas e incentivar à produção e a difusão de conhecimento sobre a atividade econômica criativa no Estado.
- Capacitação e Formação: Formar e capacitar profissionais e empresários para a gestão de projetos e empreendimentos criativos com o objetivo de qualificar os empreendimentos, bens e serviços e ampliar a captação e uso dos instrumentos de fomento à economia criativa.
- Fomento e Financiamento: Estruturar uma carteira diversificada de instrumentos para fomentar os segmentos criativos a fim de ampliar e aprimorar as oportunidades de desenvolvimento profissional, geração de novos empreendimentos e sustentabilidade de empreendimentos já existentes. Criar ou atualizar marcos legais para o fortalecimento dos setores criativos a fim de incentivar à competitividade e promoção dos bens criativos produzidos no Espírito Santo no mercado nacional e internacional.
- Territórios Criativos: Identificar, desenvolver e fomentar os territórios criativos estimulando o fortalecimento das governanças e à estruturação de arranjos produtivos locais;
- Redes: Sensibilizar e mobilizar os atores públicos, privados e da sociedade civil, relacionados ao segmento criativo, sobre a importância da dimensão econômica deste setor, ampliando e diversificando o público beneficiário dos instrumentos de fomento.
- Hub da Economia Criativa: Criação e/ou adequação da infraestrutura para o desenvolvimento da economia criativa em todo Estado, estabelecendo uma rede de interlocução, articulação e colaboração entre os agentes atuantes nos municípios.