Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo

  

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo – MAES é um espaço museológico voltado para a produção em Artes Visuais, estreitando diálogo com artistas e agentes culturais do estado e do país. Como museu, está alicerçado nos pilares de pesquisa, documentação e preservação, além de se projetar no campo da arte contemporânea, às experimentações das artes visuais em diversas linguagens e discursividades. Produz exposições selecionadas pelos Editais de Artes Visuais, fomentados pelo Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura) e ainda projetos em parcerias com outras instituições nacionais, além de programas de arte-educação, pesquisa e ativações de seu acervo.

O prédio histórico do Museu, concluído em 1925, foi tombado pelo patrimônio do Estado. Em 1998 seu uso foi destinado à implementação do Museu de Arte do Espírito Santo, com assessoria do crítico de arte Paulo Herkenhoff. Hoje, voltado para a produção artística contemporânea, as ocupações, entres exposições individuais, coletivas e atividades públicas no geral, negociam com a sua arquitetura eclética, num limiar entre arte-arquitetura e urbanidade, por seu caráter estrutural estar completamente aberto para o entorno, fruto de sua última reforma, concluída e inaugurada em 2020.

Atualmente, o Museu de Arte do Espírito Santo – MAES detém um acervo de aproximadamente 660 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, objetos, esculturas e instalações; uma História da Arte moderna recente e contemporânea pode ser traçada pelo acervo do MAES. Coleções significativas para a produção artística do estado, de artistas como Nice Avanza, Elpídio Malaquias e Dionísio Del Santo, cuja coleção foi adquirida na abertura do Museu, são exemplos do histórico de seu acervo. Atualmente mantém uma sala de exibição permanente do acervo, apresentando recortes curatoriais a partir de suas coleções, entendendo o papel fundamental dos Museus nos tempos de agora em rever sua história e seu exercício, compreendendo as discussões urgentes do campo da arte, para que o acervo seja um espaço de movimento e ativação sempre no presente.

Como suporte das práticas de pesquisa e formação, o museu ainda detém uma coleção de publicações especializada em arte (livros, catálogos, revistas e documentos), em sua biblioteca, contando com cerca de 4 mil títulos.

Direção

Nicolas Soares

Normas de Uso | Museu de Arte do Espírito Santo

NORMA DE DISPONIBILIZAÇÃO DO USO DO ESPAÇO DO MUSEU DE ARTE DO ESPÍRITO

NORMAS DE USO - MAES

ANEXO I - TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO - MAES

ANEXO II - Carta de Anuência - MAES 

TERMO DE RESPONSABILIDADE SOBRE ENTREGA DE OBRA E OBJETO - MAES

Facility Report_MAES

Horários de visitação

 Terça a Sexta - 10h às 18h
Sábados, Domingos e Feriados - 10h às 16h

Local: Avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória - ES

Mais informações: (27) 3132 8390

 

administracao.maes@secult.es.gov.br

maesmuseu.wixsite.com/maes

Instagram @maesmuseu

Facebook facebook.com/MaesMuseu/

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard