05/11/2019 17h45 - Atualizado em 08/11/2019 12h52

Ciclo de Hackathons é uma das atrações da Festa da Criatividade em Vitória

Evento colaborativo será realizado nos dias 14 e 16 de novembro em quatro espaços culturais da Capital.

Junção das palavras Hacker e Marathon (maratona), o Hackathon é uma atividade colaborativa que tem como objetivo o desenvolvimento de soluções inovadoras para serem utilizadas em diversos setores. Orientado para a resolução de problemas da economia criativa no Estado, o desafio é uma das atrações confirmadas para a Festa da Criatividade que acontece no Centro de Vitória neste mês de novembro.

O Ciclo de Hackathons será realizado nos dias 14 (quinta-feira) e 16 (sábado), em quatro espaços culturais da Vitória: Palácio da Cultura Sônia Cabral, Arquivo Público, Cidade Quintal e Epicentro/Bandes, de 09h às 17h.

Serão 10 encontros, sendo disponibilizadas 15 vagas a fim de formar até três equipes com cinco participantes cada. O evento é aberto para profissionais e estudantes de todas as áreas, mas, preferencialmente, para pessoas que conheçam ou tenham experiência em desenvolvimento web ou mobile, design de interfaces ou gráficos.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas clicando AQUI até dia 12 de novembro, às 12 horas

Soluções criativas

De caráter interdisciplinar e colaborativo, os encontros vão contar com equipes formadas por diversos profissionais de diversos segmentos dos setores público e privado, (pesquisadores, empreendedores, programadores, desenvolvedores, estudantes, etc.) focados em propor soluções para demandas ligadas ao setor cultural, com foco especial na Economia Criativa: Territórios Criativos, Novos modelos de negócios e mercado, entre outros, mas sem o caráter de competição.

De acordo com a gerente de Economia Criativa (Gecria) da Secretaria da Cultura (Secult), Lorena Louzada, “o hackathon é mais que uma oportunidade para trabalhar em protótipos e outros projetos a partir de demandas e desafios reais e comuns entre os setores da economia criativa. A ideia é tratar de temas que são transversais aos setores como, por exemplo, a exportação de produtos e projetos criativos. O encontro deve gerar conhecimento e soluções para uso da população de forma colaborativa”, ressalta.

Festa da Criatividade

Vitória vai receber entre os dias 14 e 17 de novembro a Festa da Criatividade, evento destinado à economia criativa que vai acontecer em diversas partes do Centro Histórico da Capital. Serão quatro dias dedicados ao universo dos profissionais atuantes nos mais variados segmentos (audiovisual, música, games, design, gastronomia, empreendedorismo). Serão realizados seminários, feira empreendedora, circuito de artes, ciclo de Hackathons, além do lançamento do programa ES+Criativo.

A Festa da Criatividade é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a participação de instituições organizadas do setor da economia criativa.

Saiba mais sobre a programação Aqui

Serviço:

Ciclo de Hackathons

(14 e 16 de novembro)
Inscrições no site da Secult.
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral, Epicentro, Arquivo Público e Cidade Quintal, Centro de Vitória.

Programação:

Novos modelos de negócios e mercado
Horário: 09h às 17h.
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral, Praça João Clímaco, s/n - Centro, Vitória.
Telefone: 3132-8396.
Coordenador: Ivana Beltrão (Startup Rio)

Direito e Propriedade Intelectual
Horário: 09h às 17h
Local: Epicentro, Bandes, Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória.
Coordenador: Guilherme Coutinho

Exportação
Horário: 09h às 17h
Local: Cidade Quintal, R. Dr. Azambuja, 7 - loja 5 - Centro, Vitória
Coordenador: Anabela Cunha (Conecting Dots)

Design Emocional na Concepção de Espaços Culturais
Data: 14/11 (quinta-feira) - adiado para 20/11
Horário: 09h às 17h.
Local: Epicentro/ Bandes, Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória.
Coordenador: Rangel Sales.

Tecnologia e Inovação
Horário: 09h às 17h
Telefone: 3132-8396.
Coordenador: Camila Dalla

Conectividade e Presença Digital
Horário: 09h às 17h.
Local: Arquivo Público, Rua Sete de Setembro, 414 - Centro, Vitória.
Coordenador: Bianca Sperandio (Vila Consultoria)

Desenvolvimento Regional
Coordenador: Eduarda La Rocque

Impacto Social
Horário: 09h às 17h.
Coordenador: Priscila Gama (Das Pretas)

Territórios Criativos
Horário: 09h às 17h
Local: Cidade Quintal, R. Dr. Azambuja, 7 - loja 5 - Centro, Vitória.
Coordenador: Juliana Lisboa (Cidade Quintal)

Rede Empreendedora
Horário: 09h às 17h
Local: Arquivo Público, Rua Sete de Setembro, 414 - Centro, Vitória.
Coordenador: Lara dos Anjos (Espírito Criativo).

Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac
(27) 3636-7111/99808-7701/99902-1627