X Mostra Produção Independente tem início nesta terça-feira (09)
Uma verdadeira maratona de cinema produzido no Espírito Santo, a X Mostra Produção Independente - O Lugar da Memória tem início nesta terça-feira (09) e vai até o próximo domingo (14) com uma programação extensa e gratuita formada por mostras de filmes inéditos, obras de acervo e produções convidadas. Ao todo, serão exibidos mais de 80 filmes em sessões gratuitas que totalizam cerca de 40 horas de projeção.
As atividades da Mostra vão acontecer em espaços culturais de Vitória: o Cineclube Metrópolis/Ufes, o Centro Cultural Sesc Glória, o Museu de Arte do Espírito Santo (Maes) e o Corredor Criativo Nestor Gomes (ver programação completa no final da matéria).
Completando uma década de existência, a Mostra Produção Independente se consolida enquanto importante janela para a difusão e a valorização do audiovisual capixaba e também por promover a inserção do Espírito Santo nas principais discussões nacionais sobre o setor. Com a proposta de refletir sobre a importância da preservação da memória cinematográfica e do cinema de arquivo, esse importante evento do audiovisual capixaba contará com “Mostra competitiva de curtas locais”, “Mostra de longas convidados”, “2ª Mostra obras raras do audiovisual capixaba”, além de atividades de formação, os lançamentos da 5ª edição da revista “Catálogo milímetros” e do DVD “Coletânea da mostra”, e exposição de stills e storyboards.
Para o presidente da ABD Capixaba, Ricardo Sá, a X Mostra Produção Independente é uma oportunidade de se conectar com a memória audiovisual do Espírito Santo, percorrendo quase um século de imagens. “Ao mesmo tempo é um momento de aperfeiçoamento do conhecimento em cinema de arquivo e memória, por meio das atividades de formação. Mas mais do que isto, é um espaço de valorização da produção audiovisual do ES, de tempos passados ou presentes”.
Mostra competitiva
Um panorama da recente produção audiovisual local, a Mostra Competitiva apresentará 22 curta-metragens de diversos gêneros (ficção, documentário, animação, videoclipe, videoarte e experimental), a maioria deles produzidos entre 2014 e 2015. As sessões dessa mostra vão acontecer no Cineclube Metrópolis, entre os dias 9 e 12 de junho, às 19h30, e com reapresentação no dia seguinte na “Sessão reprise”, às 18 horas, no Centro Cultural Sesc Glória.
A seleção para a Mostra Competitiva foi feita pelo diretor e produtor Bob Redins, pelo diretor e cineclubista Marcos Valério e pelo professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes Klaus’Berg Nippes Bragança (Keka) que fizeram suas escolhas a partir de cerca de 80 produções inscritas. Na noite do sábado (13), será feito o anúncio dos filmes vencedores dessa Mostra e quatro deles receberão um prêmio no valor de R$1.000,00 cada um.
Mostra longas convidadosCinco filmes de fora do Espírito Santo fazem parte da “Mostra longas convidados”, cujas sessões serão realizadas entre os dias 10 e 14 de junho. Trata-se de documentários de longa-metragens que fazem uso de imagem de arquivo para montar as suas narrativas. Vindas de Brasília, São Paulo e do Rio de Janeiro, essas produções apresentam a biografia de personagens ou nos propõem um mergulho crítico em alguns conflitos políticos de nossa história.
Fazem parte da Mostra os longas convidados: “Sabotage: o maestro do Canão”, de Ivan 13P - documentário que conta com um rico material de arquivo, incluindo depoimentos inéditos do rapper Sabotage, morto há 12 anos; “Ressurgentes: um filme de ação direta”, de Dácia Ibiapina - filme que traz o registro de ações diretas de um grupo de militantes de movimentos autônomos do Distrito Federal do Brasil, no período de 2005 a 2013; “Retratos de identificação”, de Anita Leandro - produção que traz à tona um conjunto importante de documentos textuais e iconográficos da história da ditadura militar, material até então desconhecido; “Pra sempre teu, Caio F. de Abreu”, de Candé Salles - filme inspirado no livro de Paula Dip, apresenta a apaixonante biografia do escritor gaúcho Caio Fernando de Abreu; e “Militares da democracia: os militares que disseram não”, de Silvio Tendler - longa que traz a público as memórias dos militares perseguidos por defenderem a ordem constitucional durante a ditadura militar.
Mostra obras raras
Uma excelente chance para assistir a um panorama do cinema produzido no Espírito Santo desde a década de 1920 até os dias atuais é o que propõe a 2ª Mostra obras raras. Ao todo, entre os dias 09 e 14 de junho, serão exibidas cerca de 60 produções de audiovisuais capixabas em sessões temáticas que totalizam 18 horas de projeção.
Nessa programação, o público poderá assistir a filmes de Ludovico Persici (anos de 1920), aos cine-jornais de Júlio Cesar Monjardim (anos de 1950), ao cinema político de Paulo Torre e Luiz Tadeu Teixeira (anos 1960), aos registros etnográficos de Orlando Bomfim Netto (anos de 1970 e 1980), até chegarmos às experimentações estéticas da videoarte e às ficções em 16 mm (anos de 1990 e 2000). A diversidade de décadas também poderá ser conferida nos distintos dispositivos de captação e suporte da imagem: há filmes produzidos em 35 mm, Super 8, 16mm, betamax, betacam, hd, mini dv, VHS e dv cam.
Homenagem e exposição
Em sua décima edição, a “Mostra produção independente” homenageia os diretores Luiz Tadeu Teixeira e Margarete Taqueti. Para isso, o Museu de Arte do Espírito Santo (Maes) recebe, a partir do dia 11 de junho, uma exposição com fotografias de cena (stills) e desenhos de cena (storyboards) de trabalhos dos diretores e uma sessão com filmes realizados pelos dois homenageados. Na noite do dia 13, no Centro Cultural Sesc Glória, antes da cerimônia de premiação da Mostra Competitiva, Luiz Tadeu e Margarete receberão o abraço do público da X Mostra Produção Independente.
LançamentosAlém dos filmes em competição e mostras paralelas, a X Mostra Produção Independente fará o lançamento de dois filmes: “filmeBalão”, de Marcos Valério Guimarães, e “Porto do Cachoeiro”, de Fernando Pratti. O primeiro será exibido na noite de abertura no Cineclube Metrópolis e conta com imagens produzidas pelo Balão Mágico, grupo de estudantes e professores que movimentou a cena cultural e política da década de 1980 em Vitória; já o segundo filme propõe um resgate da história étnica, cultural e arquitetônica da colonização europeia no Espírito Santo através da hidrovia do rio Santa Maria da Vitória e será exibido no último dia da mostra, no Centro Cultural Sesc Gloria.
Como estratégia para fazer circular e repercutir as obras e debates presentes no evento, também serão lançados e distribuídos gratuitamente a 5ª edição da Revista Catálogo Milímetros, e o DVD Coletânea da Mostra. A “Revista milímetros” traz textos sobre cinema de arquivo e preservação audiovisual e também funciona como catálogo dos filmes que fazem parte da programação da Mostra Produção Independente. O DVD “Coletânea da Mostra” reúne 17 das 22 produções locais exibidas na Mostra Competitiva e funciona como um mecanismo de difusão desse conteúdo audiovisual, para fins não comerciais.
Atividades de formação
A fim de discutir a importância da preservação da memória audiovisual, a programação da X Mostra Produção Independente também contará com ações que promovem a formação e a reflexão sobre a arte cinematográfica. No dia 10 de junho, às 16 horas, acontece a mesa “Lugares de memória: parceria museus e escola” com os professores e pesquisadores Carlos Rodrigues Brandão, Erineu Foerte e Gerda Margit Schutz Foerste.
No dia 12 de junho, às 16 horas, será realizado o debate “O lugar do cinema de arquivo na construção da memória brasileira”, onde diferentes realizadores e estudiosos vão compartilhar suas experiências e conhecimentos. Presenças confirmadas de Dácia Ibiapina e Candé Salles, da professora de cinema e escritora Bernadette Lyra, da mestre em comunicação e distribuidora de filmes Carla Osório e da documentarista Margarete Taqueti. No sábado (13), das 9 às 17 horas, a diretora e pesquisadora Anita Leandro conduzirá o minicurso “Cinema de arquivo” com a proposta de apresentar, através de trechos de filmes, as principais técnicas de uso de imagens de arquivo utilizadas por cineastas que inovaram a abordagem da montagem a partir desse tipo de apropriação.
Uma realização da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Espírito Santo (ABD Capixaba), a X Mostra Produção Independente – O Lugar da Memória conta com o patrocínio da Lei Rubem Braga por meio do apoio cultural da Vale. São parceiros do evento o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Centro Cultural Sesc Glória, o Cineclube Metrópolis, a Superintendência de Cultura e Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo, por meio de sua Secretaria de Cultura, o Arquivo Público do Espírito Santo e o Museu de Arte do Espírito Santo (Maes). Também são apoiadores do evento o Instituto Quorum, o Corredor Criativo da Rua Nestor Gomes, a Full Color e a Fuji Filmes.
Serviço
X Mostra Produção Independente - O lugar da memória
Data: de 09 a 14 de junho
Locais: Cineclube Metrópolis (Avenida Fernando Ferrari 5 - Goiabeiras/Vitória), Centro Cultural Sesc Glória (Avenida Jerônimo Monteiro, 428 - Centro/Vitória), Museu de Arte do Espírito Santo (Avenida Jerônimo Monteiro, 631 - Centro/Vitória) e Corredor Criativo Nestor Gomes (Rua Nestor Gomes - Centro (atrás da Praça Oito)
Todas as atividades da mostra tem entrada gratuita.
Dia 09/06 (terça-feira)
19h30 - Cineclube Metrópolis
Abertura da X Mostra Produção Independente - O Lugar da Memória e exibição de filmes da Mostra Competitiva
A Própria Cauda, de Virgínia Jorge / Ficção / 15’01” / Livre
Oito Ventos, de Luiz Eduardo Neves / Videoclipe / 7’48” / Livre
Raspage, de Felipe Lacerda e Isabela Faria/ Videoarte / 3’42” / Livre
As Ondas da Terra, de Mauro Petersem Domingues / Documentário / 29’07”/ Livre
Repolho, de Alexander S. Buck / Experimental / 8’06” / 16 Anos
21h - Cineclube Metrópolis
Sessão de lançamento “filmeBalão”, de Marcos Valério Guimarães / Documentário / 30’ / 12 Anos
Dia 10/06 (quarta-feira)
12h - Centro Cultural Sesc Glória
Mostra Obras Raras / Sessão Augusto Ruschi
Augusto Ruschi Guanumbi, de Orlando B. Netto / Documentário / 11’ / Livre
Caso Ruschi, de Tereza Trautman / Documentário / 23’ / Livre
Debate com presença de Orlando Bomfim Netto e ambientalistas
16h - Cineclube Metrópolis
Palestra “Lugares de Memória: parceria museus e escola”, com os Prof. Drs. Carlos Rodrigues Brandão, Erineu Foerste e Gerda Margit Schütz Foerste
18h - Centro Cultural Sesc Glória
Sessão Reprise da Mostra Competitiva da noite anterior
A Própria Cauda, de Virgínia Jorge / Ficção / 15’01” / Livre
Oito Ventos, de Luiz Eduardo Neves / Videoclipe / 7’48” / Livre
Raspage, de Felipe Lacerda e Isabela Faria/ Videoarte / 3’42” / Livre
As Ondas da Terra, de Mauro Petersem Domingues / Documentário / 29’07”/ Livre
Repolho, de Alexander S. Buck / Experimental / 8’06” / 16 Anos
19h30 - Cineclube Metrópolis
Mostra Competitiva
Ritmo e Poesia, de Luiz Eduardo Neves / Videoclipe / 3’26” / Livre
Pássaro de Papel, de Leo Alves / Ficção / 20’00” / Livre
Ucaminhodubem, de Fábio Moraes / Videoclipe / 4’47” / Livre
Invisível, de Diego de Jesus / Documentário / 23’28” / 10 Anos
Eu Zumbi! Coisas de Bar ou Passa a Régua e Traz a Conta, de Alexander S. Buck / Experimental / 8’13” / 16 Anos
20h30 - Cineclube Metrópolis
Mostra Longas Convidados
Sabotage: o Maestro do Canão, de Ivan 13 P / Documentário / 110’ / 12 Anos
Dia 11/06 (quinta-feira)
12h - Centro Cultural Sesc Glória
Mostra Obras Raras / Sessão Memória Musical
Um Sampaio Teimoso, de Nayara Tognere / Documentário/ 12’33” / Livre
Golias e Messias, de Marcos Veronese – Documentário / 45′ / Livre
Mestre Pedro de Aurora, de Orlando Bomfim Netto / Documentário / 10′ – Livre
Procurando Madalena, de Ricardo Sá / Documentário / 26’ / Livre
Maurício Capixaba de Oliveira: O Pescador de Sons, de Cloves Mendes / Documentário / 30’ / Livre
16h - Museu de Arte do Espírito Santo
Abertura da exposição de fotos e Storyboards de Margarete Taqueti e Luiz Tadeu Teixeira
16h - Museu de Arte do Espírito Santo
Mostra Obras Raras / Sessão Homenagem
Ponto e Vírgula, de Luiz Tadeu Teixeira / Ficção/ 6’ / Livre
Graçanaã, de Luiz Tadeu Teixeira / 15′ / Ficção / Livre
Ciclo da Paixão, de Luiz Tadeu Teixeira / Ficção / 15’ / 16 Anos
Gringa Miranda, de Valentina Krupnova (coordenação) / Ficção / 12′ / Livre
Kaput, de Paulo Torre / Ficção /12′ / 12 Anos
Eu Sou Buck Jones, de Glecy Coutinho / Ficção / 20’ / 12 Anos
18h - Centro Cultural Sesc Glória
Sessão Reprise da Mostra Competitiva da noite anterior
Ritmo e Poesia, de Luiz Eduardo Neves / Videoclipe / 3’26” / Livre
Pássaro de Papel, de Leo Alves / Ficção / 20’00” / Livre
Ucaminhodubem, de Fábio Moraes / Videoclipe / 4’47” / Livre
Invisível, de Diego de Jesus / Documentário / 23’28” / 10 Anos
Eu Zumbi! Coisas de Bar ou Passa a Régua e Traz a Conta, de Alexander S. Buck / Experimental / 8’13” / 16 Anos
19h30 - Cineclube Metrópolis
Mostra Competitiva
A Cor do Fogo e a Cor da Cinza, de André Felix / Documentário / 25’19” / Livre
Pela Janela, de Diego de Jesus / Ficção / 20’ / Livre
Amor Mascarado, de Alunos da Escola do Campo e Estação de Ciências
Margarete Cruz Pereira / Animação / 7’06” / Livre
Ogunhê, de Lucas Araujo e Vinicius Vasconcelos / Documentário / 12’17” / Livre
Meu Nome é Fulano, de Naiara Bolzan / Documentário / 15’06” / Livre
Judas, de Joel Caetano / Ficção 10’36” / 10 Anos (Exibição fora de competição)
21h - Cineclube Metrópolis
Mostra Longas Convidados
Ressurgentes: Um Filme de Ação Direta, de Dácia Ibiapina / Documentário / 75’ / 12 Anos
Dia 12/06 (sexta-feira)
12h - Centro Cultural Sesc Glória
Mostra Obras Raras / Sessão Memória da Ditadura
Juventude de Raiva e Muito Amor, de Antonio Carlos Neves / Documentário / 30’ / Livre
A História Oculta, de Orlando Bomfim Netto / Documentário / 30′ / Livre
Baseado em Estórias Reais, de Gustavo Moraes / Documentário / 15′ / 10 Anos
Debate após a exibição dos filmes
15h - museu de Arte do Espírito Santo
Mostra Obras Raras / Sessão Memória da TV
Trilhos de Sangue, de Ricardo Conde / Teleconto / 55′ / 14 Anos
São Sebastião dos Boêmios, de Amylton de Almeida / Documentário / 39′ / 14 Anos
TV Reciclada, de Arlindo Castro e Ronaldo Barbosa / Vídeoarte / 27′ / 12 Anos
16h - Cineclube Metrópolis
Debate
O lugar do cinema de arquivo na construção da Memória Brasileira
18h - Centro Cultural Sesc Glória
Sessão Reprise da Mostra Competitiva da noite anterior
A Cor do Fogo e a Cor da Cinza, de André Felix / Documentário / 25’19” / Livre
Pela Janela, de Diego de Jesus / Ficção / 20’ / Livre
Amor Mascarado, de Alunos da Escola do Campo e Estação de Ciências
Margarete Cruz Pereira / Animação / 7’06” / Livre
Ogunhê, de Lucas Araujo e Vinicius Vasconcelos / Documentário / 12’17” / Livre
Meu Nome é Fulano, de Naiara Bolzan / Documentário / 15’06” / Livre
Judas, de Joel Caetano / Ficção 10’36” / 10 Anos (Exibição fora de competição)
19h30 - Cineclube Metrópolis
Mostra Competitiva
Coisa de Menino, de Bipe Couto e Dayana Cordeiro / Ficção / 17’29” / Livre
Planície, de Gabriel Perrone / Ficção / 15’09” / 12 Anos
O Que Bererico Vai Pensar?, de Diego Scarparo / Documentário / 27’38” / 14 Anos
Guerra Fria, de Paulo Sena / Ficção / 17’16” / 16 Anos
Última Esperança, de Gustavo Senna – Videoclipe / 4’27” / 18 Anos
Revelações de Um Cineasta Canibal, de Rodrigo Aragão / Ficção / 14’23” / 16 Anos
21h - Cineclube Metrópolis
Mostra Longas Convidados
Retratos de Identificação, de Anita Leandro / Documentário / 71’ / 12 Anos
Dia 13/06 (sábado)
9 às 17h - Cineclube Metrópolis
Minicurso “Cinema de Arquivo” com a pesquisadora e documentarias Anita Leandro
14h - Centro Cultural Sesc Glória
Sessão Reprise da Mostra Competitiva da noite anterior
Coisa de Menino, de Bipe Couto e Dayana Cordeiro / Ficção / 17’29” / Livre
Planície, de Gabriel Perrone / Ficção / 15’09” / 12 Anos
O Que Bererico Vai Pensar?, de Diego Scarparo / Documentário / 27’38” / 14 Anos
Guerra Fria, de Paulo Sena / Ficção / 17’16” / 16 Anos
Última Esperança, de Gustavo Senna – Videoclipe / 4’27” / 18 Anos
Revelações de Um Cineasta Canibal, de Rodrigo Aragão / Ficção / 14’23” / 16 Anos
14h - Museu de Arte do Espírito Santo
Mostra Obras Raras / Sessão Memória da Literatura
Festa na Sombra, de Margarete Taqueti e Glecy Coutinho / Documentário / 30′ / Livre
Relicário de um Povo, de Margarete Taqueti / Documentário /56′ / Livre
14h - Museu de Arte do Espírito Santo
Mostra Obras Raras / Sessão Memória dos Movimentos Culturais
A Pedra Que o Estilingue Lança, de Ana Murta / Documentário /20′ / Livre
Pacíficos e Ruidosos, de Tati Rabelo, Rodrigo Linhales, Larissa Machado e Cristiano Vidal / Documentário / 12′ / Livre
filmeBalão, de Marcos Valério Guimarães / Documentário / 30’ / 10 Anos
14 às 20h - Corredor Criativo Nestor Gomes
Memória Paralela
Bons encontros, feirinha circular, comidinhas, cerveja artesanal, música com Dj’s Zee-la / Zappie, espetáculo do grupo de teatro Folgazões e o Bazar pro Alex Lima no atelier King e Tacchetto
15h30 - Museu de Arte do Espírito Santo
Mostra Obras Raras / Sessão Memória da Vídeo Dança
A Criação do Homem, de Magno Godoy / 1991 / Vídeo dança / 33’ / Livre
15h30 - Centro Cultural Sesc Glória
Mostra Obras Raras / Sessão Memória da Cidade
Aspectos Turísticos de Vitória, de Júlio Cesar Monjardim / Documentário / 10’ / Livre
Costa Pereira, de Cloves Mendes / Ficção / 35′ / Livre
Cinelândia Capixaba, de Bruno Lima / Documentário / 12’ / Livre
Baia do Espírito Santo, de Claudino de Jesus / Documentário / 15’ / Livre
Debate após a exibição dos filmes com a presença de Claudino de Jesus e convidados
17h - Corredor Criativo Nestor Gomes
Mostra Obras Raras / Sessão Cine Expurga
A Festa do Bolinha, de Tati Rabelo e Rodrigo Linhales / Videoclipe / 3′ / 14 Anos
Everybody’s Biography, de Lobo Pasolini / Videoarte /11’20” / 14 Anos
Todavia, Contudo, Entretanto, Embora, de Veruska Almeida / Videoarte / 7’30” / Livre
Lita, de Gui Castor / Videoarte / 2′ / Livre
Acervo Vivo, Memória, de Gabriela Gro, Kênia Lyra, Luara Monteiro, Muriel Falcão – Documentário / 17’07” Livre
Confinópolis, de Raphael Araujo / Ficção / 13’57” / 14 Anos
Zé Maria, de Tati Rabelo e Rodrigo Linhales – Documentário / 10′ / Livre
A História do Puteiro Mais Antigo de Vitória, de Sidney Spacini / Doc Ficção / 11’17” / 10 Anos
Uma Volta na Lama, de Ursula Dart / Documentário 28’03″; 10 ANOS
Vivendo de Rock no ES, de Mila Neri / Documentário / 20’48” / Livre
Nunca Mais Vi Érica, de Lizandro Nunes / Ficção / 19’ / 16 Anos
18h - Centro Cultural Sesc Glória
Mostra Obras Raras / Sessão Memória Persici
Cenas de Família, de Ludovico Persici / Documentário / 19’ / Livre (com acompanhamento do quarteto musical Zabumba Peroá, sob a coordenação do maestro Fernando Secomandi)
O Sonho e a Máquina, de Alex Viany e Produção de Ney Modenesi / Documentário / 10’ / Livre
19h30 - Centro Cultural Sesc Glória
Homenagem a Luiz Tadeu Teixeira e Margarete Taqueti e anúncio dos premiados na Mostra Competitiva
20h - Centro Cultural Sesc Glória
Mostra Longas Convidados
Pra Sempre Teu Caio F., de Candé Salles / Documentário / 90’ / 14 Anos
22h - Hotel Imperial
Festa O Reino da Alegria
Dia 14/06 (domingo)
14h - Centro Cultural Sesc Glória
Mostra Obras Raras / Sessão Memória da Animação Capixaba
Filmes com curadoria de Gabriel Albuquerque – Livre
14h - Museu de Arte do Espírito Santo
Mostra Obras Raras / Sessão Memória da Videoarte
C.3.3 – Oscar Wilde, de Jean R / Videoarte /10′ / Livre
Brasil Redux, de Lobo Pasolini / Videoarte / 10’33” / Livre
Trip, de Orlando da Rosa Farya e Wagner Wasconcelos /Videoarte 2′ / Livre
Vingador, de Tati Rabelo e Rodrigo Linhales / Vídeoarte / 5′ / Livre
Graúna Barroca, de Ronaldo Barbosa / Videoarte /19’22” / Livre
Todavia, Contudo, Entretanto, Embora, de Veruska Almeida / Vídeoarte / 7’30” / Livre
Lita, de Gui Castor / Videoarte 2′ / Livre
Eu Que Nem Sei Francês, de Erly Vieira Jr / Videoarte /6’16” /10 Anos
Everybody’s Biography, de Lobo Pasolini / Videoarte / 11’20″/12 Anos
Anexo, de Gabriel Perrone / Videoarte / 12′ / 14 Anos
Instruções Para Suicídio Domestico, de Fabricio Coradello / Videoarte / 5′ / 14 Anos
14h - museu de Arte do Espírito Santo
Mostra Obras Raras / Sessão Memória do Humor
Em Busca de Glamourância, de Bob Redins / Ficção /13′ / 10 Anos
A Maldição da Casa de Vanirim, de Seu Manoelsinho / Ficção / 26′ / 12 Anos
A Sabotagem da Moqueca Real, de Ricardo Sá / Ficção /14’ / 14 Anos
14 - Museu de Arte do Espírito Santo--
Mostra Obras Raras / Sessão Memória da Luz
Nativa Solitária, de Alex Fleming / Documentário / 15’54” / 16 Anos
15h - Centro Cultural Sesc Glória
Mostra Obras Raras / Sessão Memória em 16 Milímetros
Bem Vindos ao Paraíso, de Marcos Figueiredo / Ficção / 14’ / 14 Anos
A Lenda de Proitnier, de Luiza Lubiana / Ficção 17’ / 14 Anos
O Fantasma da Mulher de Algodão, de Margarete Taqueti / Ficção / 30’ / 14 Anos
16h - Centro Cultural Sesc Glória
Sessão de Lançamento
Porto do Cachoeiro, de Fernando Pratti / Documentário / 60’ / 2015 / Livre
17h - Centro Cultural Sesc Glória
Lançamento de filmes produzidos durante oficina com Silvio Tendler
Exibição seguida de debate
19h - Centro Cultural Sesc Glória
Mostra Longas Convidados
Os Militares da Democracia: Os Militares que Disseram Não, de Silvio Tendler – Documentário / 124’ / 10 Anos
Mais informações:
Assessoria de Imprensa / X Mostra Produção Independente - O Lugar da Memória
Paulo Gois Bastos - (27) 98134-6831
www.olugardamemoria.com.br