03/11/2011 13h45 - Atualizado em 05/01/2017 15h46

Vitória Cine Vídeo começa na segunda-feira (07) com novidades na premiação



Começa na próxima segunda-feira (07) um dos eventos mais tradicionais na área de audiovisual do Brasil - o Vitória Cine Vídeo (VCV). E este ano o festival comemora 18 anos com novidades. Pela primeira vez os longas entram na mostra competitiva e vão disputar o "Troféu Marlin Azul" na categoria "Melhor Diretor". O VCV é uma realização da Galpão Produções e Instituto Brasileiro de Cultura e Arte (IBCA), e tem patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Neste ano, o grande homenageado do festival será o cantor e compositor capixaba, Roberto Carlos.

O objetivo do VCV é apresentar, de forma democrática, o que há de novo no audiovisual brasileiro, independentemente de tamanho, modelo, gênero ou estilo. Também é um espaço de debate de temas ligados ao mercado de cinema, de intercâmbio e estímulo da produção cinematográfica no Espírito Santo.

O evento, que prossegue até sábado (12) na Fábrica do Trabalho, em Jucutuquara, apresentará uma programação extensa. Haverá mostras paralelas, "Cinema na Praia", "Cine Galpão Itinerante" e "Festivalzinho", somando 94 filmes ao longo da semana do festival. A expectativa é que o público desta edição seja de 30 mil pessoas.

Cinco longas disputam o Troféu Marlin Azul

O 18º Vitória Cine Vídeo elegeu cinco longas para concorrer ao Troféu Marlin Azul na categoria Melhor Diretor. São eles: "Casa 9", de Luiz Carlos Lacerda; "Vou Rifar Meu Coração", de Ana Rieper; "Abismo Prateado", de Karim Aïnouz; "Transeunte", de Eryk Rocha;  e "Sudoeste", de Eduardo Nunes.

Após ser exibido na Quinzena dos Realizadores, em Cannes, no Festival de Cinema de Toronto, e no Festival do Rio 2011, "O Abismo Prateado" foi escolhido para abrir a mostra de longas, com exibição no primeiro dia de evento, às 21 horas.  O longa é estrelado por Alessandra Negrini e inspirado na canção "Olhos nos Olhos" de Chico Buarque.

No dia 8, será a vez de conferir "Casa 9", um documentário carioca que remete aos anos 1970 na Vila de Botafogo, onde o cineasta Luiz Carlos Lacerda e Jards Macalé foram vizinhos, e a casa viria a ser referência da cultura daquele período.

No dia 9, será exibido "Sudoeste", filme que narra a história de Clarice, personagem que nasce, cresce, envelhece e morre num mesmo dia. No dia 10, a mostra exibe "Vou Rifar Meu Coração", com Agnaldo Timóteo, Amado Batista, Wando, e outros artistas que conquistaram o público amante da música romântica, também conhecida como brega.  

O último filme da disputa será apresentado no dia 11 - "Transeunte" conta a história de um aposentado que observa o vaivém e os conflitos do dia a dia nas ruas do Centro do Rio.

Além das produções selecionadas para a mostra competitiva, o público poderá conferir ainda dois longas convidados: o filme de terror capixaba "A Noite do Chupacabras", de Rodrigo Aragão; e "Meu País", de André Ristum.

Cinema de graça na Curva da Jurema

O Cinema na Praia, na Curva da Jurema, é realizado anualmente dentro da programação do Vitória Cine Vídeo. O público comparece levando cadeiras de praia e cangas ou sentando na areia para curtir uma sessão especial. O evento reúne, em média, 300 pessoas.

A exibição será na terça-feira (08), às 20 horas. Em um telão montado na orla, os fãs da sétima arte vão assistir à comédia "Família Vende Tudo", do cineasta Alain Fresnot, que estará em Vitória para prestigiar a exibição. No elenco, Caco Ciocler, Luana Piovani, Marisol Ribeiro, Lima Duarte, Vera Holtz, Imara Reis, Juliana Galdino, Ailton Graça e Robson Nunes. O longa também traz as participações especiais de Beatriz Segall, Latino e Marisa Orth.

Festivalzinho apresenta 10 filmes

Crianças e adolescentes das redes estadual e municipal de Vitória terão a oportunidade de conferir 10 filmes no Festivalzinho de Cinema, que será realizado no Cine Metrópolis.

Serão exibidos três curtas de São Paulo, dois do Rio de Janeiro, dois do Rio Grande do Sul, um do Pará, um do Ceará e outro do Paraná.

O Festivalzinho, que já virou uma tradição no Vitória Cine Vídeo, costuma atrair um público de três mil crianças por edição. As sessões são pré-agendadas com as escolas e serão exibidas todos os dias do festival, sempre às 9 horas e às 14h30.

Mostra Quatro Estações

No ano em que completa a maioridade, o Vitória Cine Vídeo agrega mais uma novidade e lança a "Mostra Quatro Estações", dedicada especialmente ao público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

Foram eleitas cinco produções do Rio de Janeiro, cinco de São Paulo, uma de Minas Gerais, uma do Ceará, e outra da Paraíba. No dia 9, serão apresentados os seguintes filmes: "Brincos de Estrela", de Marcela Bertoleti (RJ); "Tá", de Felipe Scholl (RJ); "Esse Momento", de Vitor Leite (RJ); "Suspeito", de Eduardo Mattos (SP), e "Páginas de Menina", de Monica Palazzo (SP).

No dia 10, será a vez das produções "Depois de Tudo", de Rafael Saar (RJ); "Professor Godoy", de Gui Aschcar (SP); "Depois da Curva", de Helton Paulino (SP) e "Um Pouco Mais de Eternidade", de Marcel Tosta (SP).

Já no dia 11, serão exibidos "Garoto de Aluguel", de Tarcisio Lara Puiati (RJ); "Bárbara", de Carlos Gradim (BH); "O Amor do Palhaço", de Armando Praça (CE), e "Para que Não Me Ames", de Andradina Azevedo e Dida Andrade (PB).

Roberto Carlos ganha mostra de filmes

Um dos maiores nomes da música brasileira e filho ilustre do Espírito Santo, o cantor e compositor Roberto Carlos será o grande homenageado do 18º Vitória Cine Vídeo. Roberto Carlos vai ganhar uma mostra com filmes dos quais foi protagonista.

Serão exibidos três longas-metragens dirigidos por Roberto Farias. São eles "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa" e "Roberto Carlos a 300 Quilômetros Por Hora", todos do gênero de aventura e produzidos entre os anos de 1968 e 1972.

A "Mostra Roberto Carlos no Cinema" será realizada dentro da programação do festival, nos dias 8, 9 e 10, das 14h às 16h, na Fábrica do Trabalho. Na noite do dia 10, às 19 horas, haverá uma homenagem ao cantor. O filho do ?rei?, Dudu Braga virá receber o Troféu Marlin Azul e um caderno com fotos dos bastidores dos filmes de Roberto Carlos exibidos na mostra.

Patrícia Pillar é homenageada

Outra homenageada no VCV será a atriz e diretora Patrícia Pillar. Ela estará em Vitória no dia 9, quando receberá o Troféu Marlin Azul, em cerimônia com início às 19 horas. Patrícia também receberá uma obra que relata sua trajetória de vida e profissional, escrita pela jornalista e designer capixaba Sandra Medeiros.

Em quase 30 anos de carreira, Patrícia Pillar não para um instante. Acumula mais de 40 trabalhos no teatro, no cinema e na televisão, e coleciona prêmios, sendo um dos mais recentes por sua atuação na novela "A Favorita" (2008).

Oficinas e debates pontuam programação paralela

Além das exibições de filmes, terá também uma programação paralela voltada para a formação profissional, com quatro oficinas e debates sobre curtas e longas.

Serão realizadas as seguintes oficinas: Interpretação para TV e Cinema; Oficina de Poéticas Visuais: Live Imagens e Vídeo instalação; Oficina de Análise e Crítica Cinematográfica e Workshop de Direção e Produção de Arte. A programação vai de 8 a 12 de novembro, no Hotel Senac Ilha do Boi.

Serviço

18º Vitória Cine Vídeo - 15ª Mostra Competitiva Nacional
Quando: De segunda-feira (07) a sábado (12)
Onde: Fábrica do Trabalho (antiga Fábrica 747), em Jucutuquara, Vitória
Horário: a partir das 19 horas
Programação completa: http://www.vitoriacinevideo.com.br/18vcv/

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

RF Assessoria de Comunicação
Tel.: 27 3207-3351 / 9999-1174
E-mail: redacao@rfcomunicacao.com.br
Ana Paula Nogueira - Diretora de Comunicação 18º Vitória Cine Vídeo
E-mail: anapnogueira@vitoriacinevideo.com.br
27-81815791 / 21-84573622


Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard