14/05/2012 10h33 - Atualizado em 05/01/2017 14h31

Vídeo contemplado por edital da RCJ concorre ao Prêmio Pierre Verger


 
O vídeo "Piedade - Berço do Samba, terra de bamba" aprovado no edital de 2011 da Rede Cultura Jovem (RCJ) , concorre ao prêmio Pierre Verger, da Associação Brasileira de Antropologia, que será entregue em julho em São Paulo.

Este trabalho é fruto das ações do Grupo Raízes da Piedade, ligados à primeira escola de samba do Espirito Santo, a Unidos da Piedade.  A escola realizou e produziu juntamente com a Produtora Olho de Vidro a série que trata da história da agremiação e as relações cotidianas nas comunidades da Fonte Grande e Piedade, entre os membros mais jovens e integrantes da velha guarda.

O vídeo trata da história da escola de samba e da comunidade que cerca o reduto da agremiação mais antiga do Carnaval Capixaba. Para respeitar toda essa diversidade de cores, pensamentos e idades, foram ouvidos integrantes de todas as idades, como explica o primeiro mestre-sala da escola, Jocelino Júnior, que também é educador social e articulador cultural.

Além de Jocelino, a direção do documentário também é das antropólogas Marta Caretta e Geovana Tabachi. Na internet o vídeo também pode ser acessado pelo Youtube e é dividido em três episódios. A produção surgiu do projeto Raízes da Piedade, um grupo cultural que envolve crianças, jovens e adultos da comunidade da escola de samba Unidos da Piedade desde 2008.

O prêmio

O Prêmio Pierre Verger premia produções de cunho antropológico. Em 2012 o prêmio chega à oitava edição e será realizado em São Paulo. O Júri do Prêmio Pierre Verger é formado por antropólogos, documentaristas e fotógrafos.  Os prêmios serão entregues na 28ª Reunião Brasileira de Antropologia, nos dia 02 a 05 de julho de 2012 em São Paulo.

Informações:
Jocelino Júnior
Educador e Articulador Social
jocelinojunior@hotmail.com
(27) 9293-4397  / 9286-9108


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim
(27) 3636-7110
comunicacao@secult.es.gov.br


Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard