25/03/2013 06h23 - Atualizado em 05/01/2017 14h43

Últimas apresentações do espetáculo "A Revolução do Formigueiro" no Theatro Carlos Gomes

25/03/2013
 
Uma rainha opressora e uma formiguinha subordinada é a história por traz da peça infantil "A Revolução do Formigueiro", da Cia de Teatro Por Acaso. A montagem, que já foi encenada três vezes neste mês, no Theatro Carlos Gomes, fará suas duas ultimas exibições nos próximos dias 25 e 26. As apresentações têm como público jovens e adolescentes de escolas públicas dos bairros atendidos pelo projeto Cultura Presente, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), que integra as ações do Programa Estado Presente.

A produção, dirigida por Joaz Campos, baseia-se no livro homônimo de Nye Ribeiro e narra o encontro entre a rainha e a formiga que, cansada de ser escrava, luta pelo direito de descanso e de tempo para brincar. O espetáculo traz os personagens do livro ao palco para que contem, ao vivo, a história da qual se originam.

A plateia que esteve presente nos últimos espetáculos caiu na gargalhada com as trapalhadas das formiguinhas operárias e fez caretas para a malvada Rainha do formigueiro. A cada cena, as crianças vibravam e torciam pelo final feliz dos protagonistas, que, unidos a uma cigarra, a uma borboleta e a um grilo, completam o time de personagens da peça. O estudante Renan Pantaleão, de 9 anos, não hesitou em escolher seu preferido. "Adorei o Tonico, foi o meu favorito. Mas a peça inteira é muito legal e engraçada", conta.

E não só as crianças se renderam à magia da peça. Para a pedagoga da Escola de Ensino Municipal de Fundamental Amilton Monteiro Silva, Helen Márcia Silva, o roteiro é educativo e agrega valores ao cotidiano dos alunos. "A peça traz a arte no seu sentido amplo, sem simplificar os temas por conta do público infantil. Trata assuntos como liberdade, opressão e aspectos da natureza humana sem reduzir tais valores. Mesmo sendo infantil, o espetáculo não é ingênuo, as crianças conseguem fazer as ligações e entendem as lições que são passadas a elas", afirma Helen.

Uma parceria com o Instituto Sincades, a ação da Secult promove apresentações de "A Revolução do Formigueiro" para estudantes de escolas públicas de bairros de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacia e Viana. A estimativa é que mais de três mil crianças e adolescentes prestigiem o espetáculo. As próximas apresentações serão realizadas até o final de março, sempre em duas sessões, às 10 horas e às 15 horas.

Ficha técnica:

Peça "A Revolução do Formigueiro", Cia de Teatro Por Acaso
Elenco: Mauro Pinheiro, Léia Rodrigues, Gabriela Saadi e Thiago Pinhati
Direção: Joaz Campos (SP)
Iluminação: Jorgemar de Oliveira

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim e Paulo Gois Bastos
Texto: Naiara Arpini
Tel.: 3636 7111/9902-9302
comunicacao@secult.es.gov.br /imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br



Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard