25/03/2013 06h23 - Atualizado em
05/01/2017 14h43
Últimas apresentações do espetáculo "A Revolução do Formigueiro" no Theatro Carlos Gomes
25/03/2013
Uma rainha opressora e uma formiguinha subordinada é a história por traz da peça infantil "A Revolução do Formigueiro", da Cia de Teatro Por Acaso. A montagem, que já foi encenada três vezes neste mês, no Theatro Carlos Gomes, fará suas duas ultimas exibições nos próximos dias 25 e 26. As apresentações têm como público jovens e adolescentes de escolas públicas
dos bairros atendidos pelo projeto Cultura Presente, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), que integra as ações do Programa Estado Presente.A produção, dirigida por Joaz Campos, baseia-se no livro homônimo de Nye Ribeiro e narra o encontro entre a rainha e a formiga que, cansada de ser escrava, luta pelo direito de descanso e de tempo para brincar. O espetáculo traz os personagens do livro ao palco para que contem, ao vivo, a história da qual se originam.
A plateia que esteve presente nos últimos espetáculos caiu na gargalhada com as trapalhadas das formiguinhas operárias e fez caretas para a malvada Rainha do formigueiro. A cada cena, as crianças vibravam e torciam pelo final feliz dos protagonistas, que, unidos a uma cigarra, a uma borboleta e a um grilo, completam o time de personagens da peça. O estudante Renan Pantaleão, de 9 anos, não hesitou em escolher seu preferido. "Adorei o Tonico, foi o meu favorito. Mas a peça inteira é muito legal e engraçada", conta.
E não só as crianças se renderam à magia da peça. Para a pedagoga da Escola de Ensino Municipal de Fundamental Amilton Monteiro Silva, Helen Márcia Silva, o roteiro é educativo e agrega valores ao cotidiano dos alunos. "A peça traz a arte no seu sentido amplo, sem simplificar os temas por conta do público infantil. Trata assuntos como liberdade, opressão e aspectos da natureza humana sem reduzir tais valores. Mesmo sendo infantil, o espetáculo não é ingênuo, as crianças conseguem fazer as ligações e entendem as lições que são passadas a elas", afirma Helen.Uma parceria com o Instituto Sincades, a ação da Secult promove apresentações de "A Revolução do Formigueiro" para estudantes de escolas públicas de bairros de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacia e Viana. A estimativa é que mais de três mil crianças e adolescentes prestigiem o espetáculo. As próximas apresentações serão realizadas até o final de março, sempre em duas sessões, às 10 horas e às 15 horas.
Ficha técnica:
Peça "A Revolução do Formigueiro", Cia de Teatro Por Acaso
Elenco: Mauro Pinheiro, Léia Rodrigues, Gabriela Saadi e Thiago Pinhati
Direção: Joaz Campos (SP)
Iluminação: Jorgemar de Oliveira
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim e Paulo Gois Bastos
Texto: Naiara Arpini
Tel.: 3636 7111/9902-9302
comunicacao@secult.es.gov.br /imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br