14/08/2014 10h47 - Atualizado em
05/01/2017 14h53
Sinfônica do ES lota Theatro Carlos Gomes

O programa combinará a tradição clássica da música do austríaco Haydn à música do compositor russo Shostakovith.
Platéia cheia na apresentação desta quarta-feira (13) da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. O público fiel às tradicionais quartas e quintas clássicas lotou mais uma vez o Theatro Carlos Gomes, que contou com solistas português e capixaba e maestro Chileno. Nesta quinta (14) a Oses repete a dose, apresentando obras dos compositores Haydn e Shostakovith, às 20 horas. Os ingressos estão ESGOTADOS.
Cada vez mais cresce o número de admiradores das apresentações da Orquestra Sinfônica (Oses). A música clássica caiu de vez no gosto do público, que se mistura em todas as idades. Frequentador assíduo do Theatro Carlos Gomes, o professor de geografia Sérgio Rodrigues, da Escola Estadual Aflordízio Carvalho, reuniu cerca de 130 alunos da turma noturna para assistir à apresentação.

O estudante universitário Pedro da Rocha assistiu pela primeira vez um concerto de música clássica e promete voltar mais vezes. "Foi a primeira vez que visitei o teatro, e fiquei encantado com a qualidade da música apresentada na Orquestra. O que me chamou muito a atenção foi a questão do valor de entrada a preço popular. Realmente é um espaço para todos os públicos", afirma.
Solistas
Destaque para os solistas da noite, o violoncelista capixaba Lucas de Oliveira de apenas 20 anos e o pianista português Vasco Dantas Rocha, vencedor do Concurso Internacional Cidade do Fundão, de Portugal.
Lucas de Oliveira Lucas iniciou seus estudos de violoncelo há somente cinco anos no projeto Vale Música, com o professor Sanny Souza. Em 2009 ingressou na Fames onde atualmente é aluno da professora Raquel Rohr. Em 2011 ganhou o "Prêmio Especial Celina Svrinsk" no II Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Segundo o grande violoncelista brasileiro Antônio Meneses, em entrevista ao Jornal Estado de Minas, "Lucas, mesmo estudando há tão pouco tempo, já demonstra incrível capacidade de se expressar. Aprende muito rápido e esse desejo de saber mais é o mais lindo que um músico pode demonstrar".

Já o pianista Vasco Dantas Rocha, de 22 anos, iniciou os estudos de piano aos 4 anos de idade e já aos seis anos deu o seu primeiro recital. Em 2000, foi admitido no Conservatório de Música do Porto, sob a orientação da professora Rosgard Lingardsson. Em 2010 ingressou no ensino Superior no Royal College of Music, em Londres.
Já participou em inúmeros cursos de aperfeiçoamento de piano e violino com professores conceituados, tais como, Paul Badura-Skoda, Boris Berman, Peter Donohoe, Dmitri Alexeev, Luiz de Moura Castro e Cristina Ortiz.
Regência
Destaque ainda para o Maestro Convidado, Victor Hugo Toro. Nascido em Santiago do Chile, realizou estudos de regência orquestral e graduou-se pela Faculdade de Artes da Universidade do Chile. Foi vencedor do II Concurso Internacional de Regência Orquestral - Prêmio OSESP - Organizado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e têm sido convidado a reger as mais importantes orquestras de seu país, tais como as Sinfônicas do Chile, Antofagasta, Concepción, La Serena, Orquestra Clássica da Universidade de Santiago, Orquestra de Câmara do Chile, Orquestra de Câmara de Valdivia e Orquestra Nacional Jovem.
Serviço:
Obras de: Haydn e Shostakovich
Regência: Victor Hugo Toro
Solistas: Vasco Dantas Rocha e Lucas de Oliveira
Local: Teatro Carlos Gomes
Data: 13 e 14/07
Horário: 20h
Assessoria de Comunicação da Secult
Paula Norbim/Erika Piskac /Márcia Almeida
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao.secult.es@gmail.com
imprensa@secult.es.gov.br
Tel.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Twiter: @secult_ES