20/05/2014 11h16 - Atualizado em 05/01/2017 14h52

"Seminário de conservação: acervos em papel" acontece até amanhã na Ufes

 
20/05/2014

 
Mais de 200 pessoas participam do "Seminário de conservação: acervos em papel", que segue até amanhã (21), no Cine Metrópolis, na Ufes. O encontro reúne profissionais de referência na área de conservação-restauração do país, propondo um diálogo com pessoas envolvidas com a preservação de acervos em papel no Espírito Santo.
 
A programação do evento é composta pela parte teórica, ministrada por José Luiz Pedersoli, bacharel em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Química de Polímeros pela Universidade de Helsinque, Finlândia; Attilio Colnago, do Núcleo de Conservação e Restauração da Ufes; Maria Luiza Soares, doutora em Conservação-Restauração do Patrimônio Histórico pela Universidade Politécnica de Valencia; Blanche Thais Porto de Matos, restauradora de obras sobre papel (livros, documentos e obras de arte); Paulo de Barros, fotógrafo e pesquisador; Sérgio Dias, do Arquivo Público do Espírito Santo; Thais Helena de Almeida, especialista em Conservação de Bens Móveis; e Fernanda Mokdessi Auada, especialista em preservação de papéis.
 
Na parte prática, vão acontecer três oficinas: "Higienização e acondicionamento de obras em papel", "Curso de princípios de combate a incêndios" e "Higienização, acondicionamento, inventário de acervos fotográficos e fototecas".
 
O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult), em parceria com o Núcleo de Conservação e Restauração da Universidade Federal do Espírito Santo, Galeria de Homero Massena, Arquivo Público do Estado do Espírito Santo e da Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes.
 
Abertura
 
A abertura do evento aconteceu na segunda-feira (19) e contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Maurício Silva, do diretor do Centro de Artes da Ufes, Paulo Sérgio de Paula Vargas, entre outros.
 
"Esse evento é muito importante, pois estamos lutando para preservar a nossa memória. A conservação do patrimônio cultural do Espírito Santo é urgente", declarou o secretário Maurício Silva.
 
As ameaças que afligem os acervos de papel, como o vandalismo e as infiltrações foi um dos assuntos abordados no primeiro dia do evento.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Paula Norbim/Erika Piskac /Márcia Almeida
Texto: Erika Piskac
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao.secult.es@gmail.com
imprensa@secult.es.gov.br
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Twiter: @secult_ES
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard