05/03/2009 07h38 - Atualizado em 05/01/2017 15h02

Seis e Meia recebe Dennise Pontes e Fatima Guedes

MPB com pitadas dos estilos pop e samba. Este será o tempero da edição do "Seis e Meia" do mês de março. Os ingredientes principais desta mistura são Dennise Pontes, que define sua linguagem musical como "MpopBSamba"; e a cantora e compositora carioca Fatima Guedes, que começou sua carreira, em 1978, apresentada por Elis Regina.

A apresentação será na segunda quarta-feira do mês (11), tradicionalmente às 18h30, no Theatro Carlos Gomes. A entrada é franca. Lembrando que os ingressos são distribuídos na bilheteria do Carlos Gomes, no dia do espetáculo, a partir das 12 horas. Será entregue apenas um convite por pessoa.

Um diferencial, demonstrado em todas as edições do "Seis e Meia", é o lançamento de novos talentos no cenário musical capixaba. Os novatos são sempre os primeiros a se apresentar, seguidos pela atração capixaba, que chama o artista nacional para um intercâmbio musical. Desta vez, quem irá abrir o show é a cantora Gardenia Marques.

Os interessados em abrir as noites do projeto devem reunir um currículo, release com telefones de contato, uma foto e uma música em formato MP3, e enviar tudo para o e-mail cajuproducoes@terra.com.br. Os candidatos também já devem ter alguma experiência musical.

A intenção destes encontros mensais, realizados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com a produtora cultural Caju, é ampliar e difundir o trabalho dos artistas do Espírito Santo, promovendo a interação com artistas prestigiados nacionalmente. O projeto possibilita música de qualidade gratuita e também incentiva o gosto pela Música Popular Brasileira.


Dennise Pontes

Dennise Pontes é natural de Vitória e começou sua história profissional em meados da década de 80. É cantora, compositora, arranjadora e percussionista, com formação teórica em canto técnico e coral.

O ritmo musical que permeia suas composições, exalta em sua percussão a presença de sons típicos da cultura musical brasileira, marcado pelo tom do samba e da MPB, construindo estilo e identidade, numa linguagem definida por ela, como "MpopBSamba".
 
Integrou o grupo "Miss en Scene", no período de 1992 a 1997. Em 1999, lançou seu primeiro CD "Atmosfera Clara", dando início a sua carreira solo. Neste momento começa a trilhar o caminho da construção de sua identidade musical.

Seu segundo CD "Dennise Pontes", lançado em outubro de 2005, mostrou mais uma vez suas influências vindas da percussão, do suingue e do samba.


Fatima Guedes


A cantora e compositora carioca começou sua carreira em 1978 quando foi apresentada por Elis Regina em um especial de TV. Fatima Guedes vem ao Seis e Meia apresentar sucessos, canções inéditas e músicas de outros compositores.

Considerada uma das maiores revelações da MPB nos anos 80, ela teve suas canções imortalizadas nas vozes de grandes intérpretes como Elis Regina, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Simone, Alcione, Leila Pinheiro, Emilio Santiago, Leny Andrade, Beth Carvalho, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Jane Duboc, Alaide Costa, Monica Salmaso, entre outros.
 
No repertório não vão faltar seus maiores sucessos como "Condenados", "Absinto", "Lápis de Cor", "Arco-Íris" e "Minha Nossa Senhora".


Gardenia Marques

Em 1984, com apenas 10 anos de idade Gardenia Marques iniciou suas apresentações públicas "brincando" de cantar em "Barzinhos" da Grande Vitória, acompanhando um grupo de cantoras capixabas formado por sua tia Celinha Paschoal, Jaqueline Dantas e Beatriz Machado.

Ao longo dos anos participou como elenco de frente das Bandas "Terceiro Mundo", "Low-k", "Usina do Som", "Trio Jade", e "Gardenia Marques & Banda".

Atualmente faz parte do "Clube Capixaba de Artes e Cultura" (ou Clube das Artes), onde recebeu o carinhoso apelido de "voz de veludo", e lá ajuda a desenvolver projetos de difusão cultural dos trabalhos autorais dos artistas do Estado.

Em 2008, foi contemplada na Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei Rubem Braga - Vitória/ES), para gravar seu primeiro CD; "Eufonias".  Essa obra contará com composições do capixaba Etti Paganucci, do alagoano Barbosa Lima, entre outros autores capixabas. Será um registro fonográfico que pretende valorizar os artistas locais e falar da cultura e belezas naturais do Espírito Santo.

Serviço:
Projeto Seis e Meia - Dennise Pontes e Fatima Guedes. Abertura com Gardenia Marques.
Data: quarta-feira (11)
Horário: 18h30
Local: Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, Centro de Vitória
Entrada franca: ingressos (um por pessoa) distribuídos no dia do espetáculo na bilheteria do teatro a partir das 12 horas.
Telefone da bilheteria: (27) 3132-8398

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard