16/09/2009 10h29 - Atualizado em 05/01/2017 14h57

Secult publica resultados dos editais DOC Capixaba 2009 e crítica em artes

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) publicou em seu site (www.secult.es.gov.br), o resultado final de dois editais. Um deles é o de número 005, que incentiva a crítica em artes; o outro é o edital 009, que diz respeito à produção de documentário em vídeo.

Os contemplados no edital 005 foram Maria Inês Dieuzeide Santos Souza, com o projeto "Rodrigo, Gustavo e Marcelo e a Poesia do Cotidiano". Ela fez uma reflexão crítica sobre artes audiovisuais. Ériton Bernardes Berçaco, também foi premiado com "Pedras no Espelho: Analogia e Ironia na poesia de Waldo Motta", uma produção crítica em Literatura; Fernando Mendes Pessoa venceu com o projeto "Museu de Arte Contemporânea: O Caso do Museu da Vale", com um ensaio sobre Artes Visuais.

O prêmio em dinheiro conferido aos vencedores deste concurso tem como objetivo fomentar a reflexão com ênfase nas manifestações artísticas contemporâneas, que versem sobre a cultura capixaba, criando condições para que profissionais desenvolvam e produzam ensaios críticos qualificados no Estado. Cada um receberá R$ 4 mil.

O prêmio incentivo à produção de Documentários, o DOC Capixaba 2009, contemplou três proponentes: Ricardo Salles de Sá, com o projeto "Procurando Madalena"; Úrsula Dart Bottrel do Nascimento, com "Uma volta na Lama"; e Gustavo Pimenta Moraes, com "Ao longo da avenida eu vi história".

Ao premiar estes projetos documentados em vídeo, a Secult tem como intuito fortalecer a identidade capixaba, a partir de situações, manifestações e processos contemporâneos. Cada um irá receber R$ 60 mil.

Os candidatos não contemplados na fase de julgamento dos editais terão um prazo de cinco dias úteis para recorrer, a partir desta quinta-feira (10).

Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim