15/12/2009 15h38 - Atualizado em 05/01/2017 15h29

Secult e Sebrae/ES lançam Manual de Iconografia Capixaba

O Programa de Desenvolvimento da Cultura Capixaba (PDCC), desenvolvido por meio de parceria entre Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), apresenta na próxima segunda-feira (21), o Manual de Referência da Iconografia Capixaba. O trabalho, que revela as diversas manifestações visuais carregadas de sentido e de histórias que representam o Espírito Santo, será lançado em solenidade no Hotel Senac, na Ilha do Boi, em Vitória, entre 8h30 e 11 horas.

 

Além do resgate cultural e da descoberta de novos símbolos, o Manual será uma importante ferramenta para reforçar a identidade capixaba. Será uma espécie de espelho sócio-cultural que reflete e, ao mesmo tempo mostra o capixaba. Servirá também de referência para arquitetos, artesãos, publicitários, artistas, estilistas, designers e empreendedores de um modo geral.

 

No total, o catálogo contém 61 atrativos. O mapeamento de ícones para a constituição do Manual, contou com a participação de diversos profissionais e instituições, que através de um processo metodológico, visou garantir a legitimidade das "figuras" capixabas.

 

O primeiro passo foi a produção de uma lista sobre os principais pontos de atração que o Espírito Santo possui. A segunda consistiu numa pesquisa do inventário coletivo, ou seja, o que a população espírito-santense reconhece como identidade capixaba. Esse levantamento de dados foi realizado por meio do acervo público (Relatório de Bens Tombados, ou em processo de tombamento pela Secretaria de Estado da Cultura, livros, revistas e encartes).

 

Para a visão externa, o Sebrae/ES fez uma pesquisa com colaboradores de outros Estados. Cada um deles indicou as cinco principais imagens, lembranças, ou até mesmo, sensações que o Espírito Santo transmitiu.

 

O passo seguinte foi o cruzamento de informações, em que, as indicações que tiveram mais de três referências de fontes distintas seriam qualificadas como atrativos.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Secult

Larissa Ventorim

3345 9273 / 9902 1627

comunicacao@secult.es.gov.br

 

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard