03/12/2012 13h19 - Atualizado em 05/01/2017 14h42

Santa Leopoldina sedia o Seminário Patrimônio Cultura e Riscos

 
A quinta edição do Seminário Patrimônio e Riscos, realizada em Santa Leopoldina, nesse sábado (01) contou com ampla presença de diversos professores da rede pública de ensino do município e da região. Durante todo o dia, especialistas fizeram apresentações sobre os diversos tipos de patrimônio - arquitetônico, natural, imaterial e museológico - e discutiram com a comunidade os riscos, as formas de preservação e como adaptá-los às novas realidades sem perder a identidade.

O objetivo dessa série de eventos é estimular a conscientização e a implementação de estratégias voltadas para a preservação do patrimônio por meio da discussão com especialistas e pesquisadores da área.

A subsecretária de Estado de Patrimônio Cultural do Espírito Santo, Joelma Consuelo Fonseca da Silva, destacou a importância da presença dos professores, pois se trata de um público estratégico e fundamental para a transmissão dos valores e cuidados com o patrimônio entre as novas gerações. "O patrimônio é uma coisa que é nossa e precisa ser percebida desta forma, para que tenhamos carinho, cuidado, comprometimento e responsabilidade com ele. Também vale ressaltar que a educação patrimonial é um trabalho diário e permanente", disse a subscretária.

Joelma ainda completou: "O nosso desafio é conciliar as necessidades do mundo contemporâneo com a necessidade de preservação do patrimônio. E isso é possível".

Os seminários são uma realização da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo em parceria com o Instituto Sincades e fazem parte do Programa de Educação Patrimonial da Secretaria. Essa ação visa esclarecer a população sobre os riscos existentes e sobre a forma de evitá-los, permitindo a preservação da memória e da identidade cultural local.

O que é risco?

A ideia de risco inclui uma série de fatores que vão além da segurança contra furto, vandalismo e depredação. Isso significa que, além dos monumentos arquitetônicos e naturais e dos bens materiais móveis, os bens imateriais também fazem parte do patrimônio de um lugar (práticas e saberes tradicionais e populares, festas e ritos, etc.). Todos eles possuem riscos específicos que devem ser evitados a fim de garantir a sua preservação.

Próximos seminários:

Sítio Histórico de Muqui
Data: 08 de dezembro de 2012
Local: Salão Paroquial da Matriz São João Batista -  Muqui 
Horário: das 8 às 17 horas

Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana
Data: 09 de dezembro de 2012
Local: Casa de Câmara e Cadeia - Clube Recreativo de São Pedro do Itabapoana - Mimoso do Sul
Horário: das 8 às 17 horas

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim e Paulo Gois Bastos
Tel.: (27) 3636-7111 / 9902-9302
comunicacao@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard