24/01/2011 08h56 - Atualizado em 05/01/2017 15h38

Roda de Conversa do Maes convida para pensar a obra de Tarsila do Amaral

Nesta quarta-feira (26), às 19 horas, o Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), em Vitória, apresenta mais uma atividade complementar à exposição "Tarsila sobre Papel". Trata-se da "Roda de Conversa: Circulando Linguagens", que desta vez relacionará a mostra e o contexto histórico do Modernismo com a História da Arte e Semiótica.

Dois convidados participam do debate: Orlando Lopes, professor do curso de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e a artista plástica Larissa Zanin.

Orlando Lopes levantará questões sobre o "espírito modernista" e a aprovação da obra no sistema de arte. Já Larissa Zanin utilizará a teoria semiótica como método para realizar leituras de alguns desenhos que compõem a exposição "Tarsila sobre papel", a fim de buscar diálogo com o período modernista e compreender o discurso presente nos desenhos de Tarsila do Amaral.

Os interessados na Roda de Conversa devem enviar um e-mail para: maes.comunicação@secult.es.gov.br, ou chegar 30 minutos antes da palestra. São 40 vagas disponíveis. As inscrições são gratuitas.

Convidados

Orlando Lopes
Orlando Lopes é poeta desde os anos 80, mestre em Estudos Literários (Ufes), com dissertação sobre a produção contemporânea de poesia, a partir de trabalhos de Arnaldo Antunes; e doutor em Literatura Comparada (UERJ), com tese sobre dinâmicas de significação em contextos históricos distintos, a partir do poema "A Máquina do Mundo", de Carlos Drummond de Andrade. É professor do curso de Letras da Ufes e ativista cultural.

Larissa Zanin
Larissa Zanin é graduada em Artes Visuais pela Ufes, e possui mestrado em História pela mesma universidade. Atualmente é doutoranda em Educação, e professora assistente de fotografia do Centro de Artes da Ufes. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fotografia, Semiótica e Ensino de Arte.

Tarsila sobre papel

Mais de dois mil visitantes já apreciaram no Maes as obras de Tarsila do Amaral, uma das artistas mais importantes do Modernismo. A exposição continua em cartaz até o dia 13 de fevereiro.

A mostra é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com apoio do Ministério da Cultura, e produção da Base7 Projetos Culturais. O patrocínio é do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), e Odebrecht Infraestrutura.

Exposição "Tarsila sobre papel" - desenhos de Tarsila do Amaral
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes)
Endereço: Av. Jerônimo da Monteiro, 631, Centro - Vitória ES
Período: até 13 de fevereiro de 2011