Renovada, Galeria de Santa Teresa vai enriquecer o cenário cultural do município
A Galeria Cultural de Santa Teresa, um dos pontos turísticos do município que recebe cerca de dois mil visitantes por mês, será entregue totalmente renovada à população nos próximos meses, graças à um convênio estabelecido entre o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Prefeitura Municipal.
A construção, que tinha apenas um pavimento, ganhará mais dois e vai abrigar a Galeria de Artesanato, Museu Histórico e o Centro de Convivência da Terceira Idade, transformando a edificação em um espaço flexível e multifuncional para encontro de pessoas, desenvolvimento de atividades culturais, exposições, entre outros. A reforma e a ampliação da Galeria visam à valorização da cultura local, como forma de resgatar as raízes culturais e de despertar nos indivíduos a motivação e a propagação da própria cultura, buscando a preservação de sua história.
O primeiro pavimento será ocupado pela Galeria de Artesanato, que será coordenado pela Associação de Produtores de Artesanato e Agroindústria de Santa Teresa (Aproast). O artesanato exposto e comercializado será destinado à geração de renda para as artesãs e produtores rurais, fomentando assim a economia criativa no município. No museu, a previsão é de que sejam expostos trajes, utensílios, ferramentas, entre outros, além de, no mesmo espaço contemplar área para exposições itinerantes, lançamentos de trabalhos e livros. Já o Centro de Vivência será coordenado pela Secretaria de Assistência Social de Santa Teresa, em conjunto com o grupo da terceira idade e prevê atividades relacionadas à confecção de artesanato, dança, exercícios físicos, entre outros.
O projeto de reforma e ampliação do espaço integra as ações do Programa de Adequação de Espaços Culturais, que visa à criação, reforma, ampliação e adequação de espaços culturais. “A revitalização da Galeria Cultural é uma obra bastante esperada e de grande importância para toda a comunidade teresense. Será um espaço qualificado e com boas condições de atendimento ao cidadão e visitante. Nele serão de
senvolvidas diversas atividades relacionadas ao setor cultural. Também contaremos com uma das maiores áreas para exposições permanente de produtos voltados a agroindústria e artesanato. Teremos ainda espaço para exposições históricas, lançamentos de
livros, entre outras atividades, o que enriquecerá de maneira significativa o cenário cultural teresense”, declara o secretário municipal de Turismo e Cultura, Murilo Bosa Vago.
Estrutura
O imóvel será totalmente acessível. A reforma leva em consideração a estrutura de concreto armado existente dos pilares e propõe uma estrutura metálica para sustentar os dois pavimentos superiores. Uma escada metálica dá acesso a todos os níveis, juntamente com um elevador. As vedações das paredes serão em blocos cerâmicos e esquadrias de madeira envernizada e vidros. A cobertura prevista tem estrutura metálica e telhas cerâmicas tipo capa e canal. O valor conveniado é de R$ 1.197.706,96. A gestão do espaço vai continuar sendo de competência do poder municipal.