28/05/2010 11h57 - Atualizado em 05/01/2017 15h34

Rede Cultura Jovem apresenta resultados de trabalhos e novas ações

Em seis meses de atuação, o Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ) teve muito trabalho para apresentar no final da tarde desta quinta-feira (27). O Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, foi tomado por mais de 500 jovens de todo o Estado que estão envolvidos diretamente com os projetos. O governador Paulo Hartung, secretários de Estado, prefeitos de diversos municípios capixabas, e gestores municipais de cultura também prestigiaram o evento. Quem não pôde comparecer, conferiu a transmissão ao vivo pelo Portal YAH! (www.portalyah.com.br).

Além de apresentar os resultados, o PRCJ apresentou novas ações: as Mostras Capixabas de Audiovisual. O intuito é democratizar o acesso à cadeia produtiva do audiovisual, envolvendo a população das comunidades que pertencem aos municípios abrangidos pelas três mostras: Mostra Capixaba de Audiovisual Ambiental, Mostra Capixaba de Audiovisual Rural e Mostra Capixaba de Audiovisual Etnográfica.

As iniciativas serão desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto de Ação Social e Cultural Sincades, Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES).  Os trabalhos serão executados pela OSCIP Universidade para Todos.

"A mostra mais antiga tem tema ambiental e acontece na região do Caparaó, que envolve 11 municípios. Já no ano passado tomamos a decisão de ampliar a mostra para a região Central Serrana, englobando outros 16 municípios, que foi dirigida à juventude do meio rural. Desta vez vamos realizar a Mostra Etnográfica, envolvendo 13 cidades do Noroeste capixaba", explicou a secretária de Estado da Cultura, Dayse Lemos, na apresentação do evento.
O governador Paulo Hartung ressaltou que o Governo está celebrando a estruturação de uma rede de cultura no Espírito Santo, que faz parte de uma rede ainda mais ampla, que visa a oferecer oportunidades para o desenvolvimento dos jovens capixabas. "Nosso objetivo é fazer uma conexão entre a arte, a cultura, a educação, o esporte. Queremos estabelecer um campo de igualdade de oportunidades entre nossa juventude. Hoje, estamos dando mais alguns passos nesse sentido", afirmou.
A 1ª Mostra Capixaba de Audiovisual Etnográfico será realizada em junho na região do Monumento Natural dos Pontões Capixabas, um dos mais belos do Estado, que fica em Pancas, e terá como tema "Culturas e Identidades Étnicas".

A segunda a ser realizada será a 7ª Mostra Capixaba de Audiovisual Ambiental (Mova Caparaó). O sucesso dessa mostra audiovisual, que reúne 11 municípios da microrregião, incentivou a realização das demais no Estado. A iniciativa tem como foco o homem e a sua relação com a natureza e a produção também é feita a partir de oficinas com jovens que moram no local. O resultado do trabalho pode ser visto com a exibição de longas, médias e curtas metragem, que estimulam o intercâmbio cultural e a formação de novos públicos. Neste ano, a Mova será realizada em Guaçuí, entre os dias 15 e 18 de setembro.

Já a segunda edição da Mostra Capixaba de Audiovisual Rural será realizada em um dos 16 municípios da região Central Serrana do Estado, de 20 a 23 de outubro. A mostra envolve a juventude rural em produções audiovisuais, com base na cultura local, por meio de oficinas. Além de se familiarizarem com o uso de novas tecnologias, os participantes têm a oportunidade de estar dentro do processo de criação e edição de um vídeo.

Os documentários que serão exibidos nas três mostras são fruto das oficinas de audiovisual feitas com jovens dos municípios envolvidos. Dessa maneira, eles podem identificar, reconhecer e valorizar as identidades regionais, promovendo a preservação da cultura e tradição das cidades envolvidas.


Premiação Edital de Cultura Jovem

No evento desta quinta (27), também foi realizada a entrega do Prêmio Cultura Jovem para dez projetos de organizações da sociedade civil capixaba que desenvolvem atividades artístico-culturais com jovens. O Prêmio é uma forma de promover e fortalecer essas iniciativas. Cada instituição contemplada receberá uma premiação no valor de R$ 10 mil. Os vencedores foram:

- Pequenos Talentos - Ação Comunitária do Espírito Santo - Vitória

- Grupos de Dança - Associação Cultural e Comunitária Alemã - Santa Teresa

- Os Reis do Palco - Associação Capixaba de Skate - Vitória

- Concurso de Desenho e Redações Infanto-Juvenil - Associação de Melhoramentos de Venda Nova do Imigrante (AMENA) - Venda Nova do Imigrante

- Resgatando a Cidadania através do Canto Coral - Associação Diacônica Luterana - Afonso Cláudio

- Projeto Manguerê Ponto de Cultura do Brasil - Centro Cultural Caieiras - Vitória

- Olho da Rua - Centro de Comunicação e Cultura Popular Olho da Rua - Vila Velha

- Lutheria Preservate - Instituto Preservarte - João Neiva

- Sou do Som - Obra Social Nossa Senhora das Graças - Vitória

- Agito Cultural - Serviço de Engajamento Comunitário - Vitória

Publicações Programa Rede Cultura Jovem

No final do evento os participantes receberam a revista "Nós" e os "Cadernos Encontros com a Rede Cultura Jovem". Além de promover e veicular informações sobre a produção artístico-cultural das juventudes do Espírito Santo, o Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ), as duas publicações introduzem conteúdo diversificado e uma proposta editorial inovadora na cena cultural capixaba.

A revista "Nós" foi elaborada de maneira colaborativa por jovens criadores capixabas. A publicação apresenta um conteúdo relacionado às diversas áreas da arte, da cultura e das novas tecnologias e dá visibilidade à efervescente produção artístico-cultural juvenil do Estado. A revista funcionou como um espaço de intensa experimentação e todo o seu conteúdo foi pensado por jovens culturalmente "antenados".

Já os "Cadernos Encontros com a Rede Cultura Jovem" mostram a cobertura jornalística do Seminário Rede Cultura Jovem - Espírito de Um Tempo, realizado em novembro do ano passado. Trata-se de um material com discussões sobre a juventude, especialmente na sua interface com a cultura, a arte e a tecnologia.

As duas publicações também serão distribuídas para as escolas da rede estadual de ensino, bibliotecas, produtores e agentes culturais, profissionais da mídia, gestores públicos da área cultural e entidades parceiras do PRCJ. Também ficarão disponíveis para acesso e para download no Portal YAH!

Programa Rede Cultura Jovem

O PRCJ desenvolve ações de conexões virtuais e presenciais para potencializar as manifestações artístico-culturais das juventudes do Espírito Santo. De forma gradativa, será constituída uma rede de agentes culturais que mobilize e potencialize as criações e produções juvenis.

A Rede Cultura Jovem é orientada pela lógica colaborativa, é comprometida com o respeito às diversidades, faz o reconhecimento das soluções locais para as questões culturais e estimula as expressões juvenis por meio das diferentes linguagens artísticas e das novas mídias.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

Aldeia Comunicação Corporativa
27 3215 1010
Geise Frigini - 27 9983 7157
Alvaro Vargas - 27 9316 9831

Programa Rede Cultura Jovem/Assessoria de Comunicação
27 3026 2507

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard