06/07/2012 10h48 - Atualizado em 05/01/2017 15h02

Quarta Clássica apresentará obras de Beethoven com o maestro Luiz Fernando Malheiro

O grande destaque da noite, o maestro da Filarmônica do Amazonas, é reconhecido por parte da mais alta crítica especializada

Na próxima quarta-feira (11), a Orquestra Filarmônica do Estado do Espírito Santo (Ofes), realizará seu quinto concerto da Série Quarta Clássica na Temporada 2012. A apresentação será às 20 horas no Theatro Carlos Gomes, sob a regência do maestro convidado Luiz Fernando Malheiro. Os ingressos custam R$2,00 (inteira) e R$1,00 (meia) e podem ser adquiridos no dia do espetáculo a partir das 14 horas, na bilheteria do teatro (3132-8396).

O repertório será baseado em obras escritas entre 1808 e 1812 pelo compositor alemão Ludwig van Beethoven. Segundo o maestro Helder Trefzger, serão apresentadas três obras-primas de Beethoven, compostas em um dos períodos mais fecundos e criativos do mestre de Bonn.

Para abrir o programa, Egmont, escrita como música de cena para o drama de Goethe e que se tornou uma das peças mais conhecidas do compositor. Na sequência, a orquestra apresentará a Sinfonia n.º 8, uma pequena joia composta no verão de 1812, conhecida por seu caráter alegre e descontraído.

O programa será finalizado com a Fantasia para piano, coro e orquestra, Op. 80, obra de grande porte, conhecida como Fantasia Coral, que curiosamente foi estreada no mesmo dia que as famosas Sinfonias n.º 5 ("Do destino") e n.º 6 ("Pastoral"), em 22 de dezembro de 1808, em Viena.

O solista será o capixaba Elenísio Rodrigues, vencedor de vários concursos, e que iniciou seus estudos musicais em São Mateus (ES), sob a orientação da professora Soayan Gomes de Oliveira no Clarim (Centro Livre de Artes Integradas). Transferiu-se mais tarde para Vitória, onde concluiu sua formação na Faculdade de Música do Espírito Santo, no curso de Bacharel em Música-piano. Na mesma instituição, trabalhou como professor pianista acompanhador.

Em 1995 obteve o 1º lugar no Concurso de Piano do Norte do Espírito Santo; em 2005 classificou-se em 1º lugar e melhor intérprete de música brasileira no 1° Concurso Sônia Cabral de Música Erudita; finalista da 2ª edição do Concurso Furnas Geração Musical e como prêmio foi convidado a realizar um recital no Teatro Nacional de Brasília, na Sala Martins Penna. Alcançou o 1º lugar no Concurso Interno Áurea Adnet, da FAMES. Em 2007, alcançou o 3º lugar no Concurso Nacional de piano Villa-lobos, realizado em Vitória, assim como o prêmio de melhor Intérprete capixaba. Em 2011 conquistou o 2º lugar no Concurso Nacional de Piano de Música Brasileira Maestro Spartaco Rossi, em Tatuí - SP.

Farão parte do concerto os solistas Maristela Araújo e Meire Norma( sopranos); Priscila Aquino (contralto); Renato Gonçalves e Marcos Daniel (tenores); Alessandro Santana (baixo), o Coro Sinfônico da FAMES, regido por Sanny Souza e o Coral Camerata IFES , regido por  Heraldo Filho.

Maestro

O destaque do concerto, o maestro convidado Luiz Fernando Malheiro, brasileiro, e principal artífice de um dos projetos artísticos mais interessantes que vem se realizando nos últimos anos no campo da lírica internacional, por meio do Festival Amazonas de Ópera, em Manaus, onde realizou a tetralogia wagneriana.

Natural de São Paulo, Luiz Fernando Malheiro estudou piano, clarinete, canto e teoria musical . Regeu no Brasil a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Na Europa, sob sua batuta, passaram a Orchestra Filarmônica Marchigiana, na Itália, e a Orquestra da Ópera Nacional de Sófia, na Bulgária.

Seu vasto repertório, mais de 35 óperas, acabou lhe dando o reconhecido e incontestável título de principal nome do gênero no País por parte da mais alta crítica especializada. À frente da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, regeu importantes programas sinfônicos.  O maestro gravou as óperas Fosca e Maria Tudor de Carlos Gomes, para a São Paulo ImagemData, em vídeo e em CD.

Todo esse conhecimento técnico e a sensibilidade de Luiz Fernando Malheiro, o levaram a ocupar, desde junho de 2000, o posto de diretor artístico e regente titular da Amazonas Filarmônica. Entre os vários prêmios recebidos estão o prêmio Carlos Gomes (Universo da Ópera) de 2000 e mais dois em 2005 pela produção, direção musical e regência do Anel do Nibelungo, a primeira montagem brasileira completa, no IX Festival Amazonas de Ópera. Ganhou mais dois prêmios Carlos Gomes em 2005 (Universo da Ópera e Espetáculo do Ano), em 2009 foi agraciado mais uma vez com o prêmio como melhor Regente de Ópera.

Nos últimos anos Luiz Fernando Malheiro regeu uma nova produção de "Don Giovanni" no Teatro Del Libertador de Córdoba (Argentina) e esteve à frente da Orquestra Sinfônica da Castilha e Léon, e da Orquestra Sinfônica de Galícia, em mais de uma edição do Festival de Ópera de La Coruña, na Espanha. No México regeu Rigoletto no Teatro de Belas Artes
em 2009.

Sob sua batuta já passaram nomes como Eva Marton, Francisco Casanova, Dennis O?Neill, Nuccia Focile, Angela Gheorghiu, Cristina Gallardo-Domas, Angeles Blancas, Ismael Jordi ,Eliane Coelho, Jeliko Lucic,Nancy Fabíola-Herrea,Nadine Denise etc.

Paula Norbim