06/08/2012 10h17 - Atualizado em 05/01/2017 14h36

Quarta Clássica apresenta o concerto "A Música das Nações"

Nesta quarta-feira (08), a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes), sob a regência do maestro Leonardo David, realizará o sexto concerto da Série Quarta Clássica, da Temporada 2012, "A Música das Nações". A apresentação ocorrerá no Theatro Carlos Gomes, em Vitória, às 20h. Os ingressos, a preços populares, custam R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia) e podem ser adquiridos a partir das 14h do dia 08 de agosto, na bilheteria do teatro (3132-8396). Serão vendidos dois ingressos por pessoa.

O repertório será aberto pela Marcha Imperial, escrita pelo compositor inglês Elgar, em 1897, em homenagem ao Jubileu de Diamante da Rainha Vitória.

Na sequencia, será apresentado um dos concertos mais famosos já escritos para violino: o Concerto n.º 1, de Paganini. Niccolò Paganini, segundo o Maestro Helder Trefzger, foi um homem à frente de seu tempo. Ele desenvolveu a técnica do violino a um ponto extremo, mas foi também um homem de marketing, que soube produzir os seus concertos e alimentar as lendas que corriam a seu respeito. Como resultado disso, foi um dos poucos músicos que fez fortuna, sendo muito bem sucedido.

Para encerrar o programa, a Sinfonia nº 2, do mestre finlandês Jean Sibelius. Escrita em 1901, durante uma estada do compositor na Itália, ela foi estreada em 08 de março de 1902, em Helsinque. A obra obteve sucesso imediato, se tornando uma das sinfonias mais conhecidas do compositor, sendo considerada a expressão musical das aspirações nacionalistas dos finlandeses.

Destaque para a participação do solista, o violinista Carmelo de los Santos. Professor da Universidade do Novo México em Albuquerque, EUA, onde exerce intensa atividade pedagógica e artística, Carmelo estudou no Brasil com Fredi Gerling. Ganhou projeção nacional aos 16 anos quando foi o mais jovem vencedor do mais importante concurso musical brasileiro, o "VII Prêmio Eldorado de Música", em São Paulo, além de ter sido o primeiro instrumentista de cordas a obtê-lo, por unanimidade de público e crítica, tendo sido considerado pela Revista Veja "a maior revelação como intérprete de música erudita no Brasil dos últimos 25 anos". Em função disso, em 1994, gravou um CD pelo selo Eldorado com obras de compositores brasileiros e outros do século XX.

Bacharel em violino pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) na classe do professor Marcello Guerchfeld. Nos Estados Unidos estudou com Sylvia Rosenberg, com quem obteve o grau de Mestre em Música na Manhattan School of Music, Nova Iorque. Com o violinista russo Levon Ambartsumian na University of Georgia, obteve o grau de Doutor em Música. Em 2002 obteve  a primeira colocação no concurso promovido pela Associação Nacional de Professores de Música (MTNA), realizado em Cincinnati, Estados Unidos, além de turnê pela Itália, Portugal, Espanha e Brasil.

Foi o vencedor, em 2003, do "IV Concurso Internacional de Instrumentos de Cordas Júlio Cardona", em Covilhã, Portugal. Carmelo obteve o primeiro prêmio por unanimidade do júri, além do prêmio de melhor interpretação da obra obrigatória portuguesa.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult