21/11/2011 08h20 - Atualizado em 05/01/2017 15h46

Preservação do patrimônio histórico e desenvolvimento da cidade

A importância de preservar o patrimônio histórico como atrativo turístico e geração de renda debatido durante o Seminário de Educação Patrimonial, em Santa Leopoldina, neste domingo (20/11)

A cidade de Santa Leopoldina recebeu, neste domingo (20/11), o segundo seminário do Programa de Educação Patrimonial, realizado pela Secretaria Estadual de Cultura, em parceria com o Instituto Sincades. Ao todo, serão cinco seminários realizados nos sítios históricos do Espírito Santo.

A programação englobou palestras durante todo o dia e contou com a participação do historiador Luiz Guilherme dos Santos Neves, do fotógrafo Humberto Capai e dos arquitetos urbanistas, Aline Miceli e Genildo Ronchi.

O historiador Luiz Guilherme Santos Neves abordou a história da cidade do ponto de vista etnográfico, ressaltando os hábitos e a cultura dos imigrantes que colonizaram a região.

A evolução do vilarejo, desde o início da sua ocupação e as mudanças urbanísticas pelas quais Santa Leopoldina passou ao longo dos anos foi descrita pela arquiteta Aline Miceli. Ela conta que o tombamento do sítio histórico se deu em 1983, porém, a resolução que regulamentou a ocupação e as intervenções só foi publicada em 2010. E nesse período, houve mudanças que interferiram na paisagem e nas características originais dos imóveis. "Quem mais pode contribuir para a preservação do patrimônio é o seu dono, o proprietário desses imóveis. E cada um de nós deve pensar no que queremos deixar para a geração futura", ressalta.

O arquiteto urbanista Genildo Ronchi destacou a importância econômica do patrimônio preservado. "O patrimônio histórico preservado é um atrativo turístico. E se engana quem acha que no monumento histórico não pode passar por intervenções. O imóvel continua sendo do proprietário e pode passar por obras, desde que preservem o patrimônio", destaca.

Ele explica, ainda, que muitos desses imóveis foram construídos no período em que não havia, por exemplo, energia elétrica ou água encanada. "É claro que o proprietário tem o direito de fazer intervenções para poder ter em sua casa luz e água. Isso pode ser feito e a Secult tem arquitetos que darão todas as orientações para que as mudanças sejam feitas sem ferir o patrimônio", explica.

Para Assunta Salvaro, proprietária de pousada, a natureza exuberante de Santa Leopoldina é um atrativo, mas o fator cultural é um diferencial do município que precisa ser melhor explorado. "Alguns aspectos da nossa cultura estão adormecidos e a comunidade precisa se mobilizar para que ele desperte", atenta.

Seminários

Os demais seminários serão realizados em Muqui (26/11) São Pedro do Itabapoana (27/11) e Porto de São Mateus (10/12). Ao final, será realizado o Seminário Estadual de Educação Patrimonial, nos dias 15 e 16, no Palácio Anchieta, em Vitória.

O objetivo desses seminários é fortalecer o patrimônio cultural do Estado, através de ações preservacionistas, sensibilizando, conscientizando e informando as comunidades residentes nos sítios e no seu entorno.

Estes sítios históricos contemplados pelos seminários concentram boa parte do patrimônio cultural tombado no Estado e representam a identidade cultural capixaba, pois não se resumem a edificações isoladas.

1º Seminário de Educação Patrimonial no "Sítio Histórico de Muqui"
Data: 26/11/2011
Local: Salão Paroquial da Matriz São João Batista
Endereço: Rua Cel Luíz Carlos, nº 55 - Centro - Muqui