14/03/2012 07h26 - Atualizado em 05/01/2017 14h26

Plano Estadual do livro e leitura retoma agenda

Na ultima quinta-feira (08), foi realizada a primeira reunião do grupo de trabalho institucional constituído para promover a mobilização em torno da implementação do Plano do Livro e Leitura nos municípios do Espírito Santo. Representantes de diversas instituições, como a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a Biblioteca Estadual, o programa Leia ES, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a Coordenação de Arte e Cultura do Ifes, o Departamento de Línguas e Letras da Ufes (DLL-Ufes), a Assembleia Legislativa e o Instituto Experimental de Cultura Terceira Margem realizaram um encontro para avaliar e retomar o trabalho de mobilização que teve início em 2011.

Na pauta discutida, reafirmou-se a disposição deste grupo no sentido de fomentar e mobilizar os esforços para que as políticas do livro e leitura venham a ser institucionalizadas junto ao Estado e aos municípios. Foram retomadas as disposições para a realização de uma série de fóruns regionais, com o objetivo de informar e de ajudar a constituir os procedimentos legais e os instrumentos teóricos e técnicos adequados para que o poder público participe de forma cada vez mais efetiva para a valorização do hábito da escrita, da prática da leitura e da fruição literária.

Desse modo, atingirá mais municípios para participar, sempre podendo restringir-se às particularidades e características locais. A programação contará com uma metodologia de trabalho indicada pelo Ministério da Cultura (MinC), além de referenciais de trabalho publicados pelo Programa Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e apoio de professores e pesquisadores especializados no campo da leitura e da Literatura.

O PNLL

Durante a última Bienal do Rio, em 2011, a presidenta Dilma Rousseff assinou o decreto do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), definindo-o como estratégia permanente de planejamento, apoio, articulação e referência para a execução de ações voltadas para o fomento da leitura no País. O PNLL é um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no país, empreendidos pelo Estado (em âmbito federal, estadual e municipal) e pela sociedade. A prioridade do PNLL é transformar a qualidade da capacidade leitora do Brasil e trazer a leitura para o dia-a-dia do brasileiro.

O Plano, iniciado em 2006, busca fixar mais coerentemente um conjunto de diretrizes e metas que reflitam pela atenção ao livro e à leitura a preocupação com um conjunto de eixos de ação: a democratização do acesso ao livro; o fomento à leitura e à formação de mediadores; a valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico; e o desenvolvimento da cadeia do livro. O PNLL, formulado em 2006, e instituído por portaria interministerial desde então, continuará sendo de responsabilidade dos Ministérios da Cultura e da Educação.

O PELL e os PMLLs

No âmbito do Estado e dos municípios, a mobilização para que se implemente um Plano do Livro e Leitura conta com o engajamento e a militância de profissionais e instituições identificados diretamente com a produção e a difusão do Livro, da Leitura e da Literatura, muitas vezes sem as condições mínimas para desenvolver projetos e ações consistentes. Hoje esse trabalho conta ao menos com o suporte de uma metodologia de trabalho e com a consolidação de referenciais técnicos e teóricos discutidos e criticados em vários Estados.

A intenção é facilitar o diálogo entre instituições, representações de classe e demais interessados nas políticas do livro e da leitura, a fim de que cada grupo possa pautar suas demandas e, também, compreender melhor as formas de participar do processo de implementação dos planos. Com o subsídio constituído pelas contribuições de cada fórum, será possível a elaboração de um documento que responda, mais efetivamente, às demandas por cultura letrada, e finalmente o seu reconhecimento e adoção por parte da Assembléia Legislativa e das Câmaras Municipais.

Paula Norbim