05/02/2013 14h13 - Atualizado em
05/01/2017 14h44
Plano Estadual de Cultura é tema de visita do representante do Minc ao Espírito Santo

Na última semana, o representante do Ministério da Cultura (Minc) na região, Marcelo Velloso (foto), esteve no Espírito Santo. Entre os assuntos tratados em sua visita, estava a elaboração do Plano Estadual de Cultura do Espírito Santo (PEC-ES). Iniciado no segundo semestre de 2012, o processo de construção do Plano foi instituído de maneira participativa com a realização de dez Seminários Territoriais.
Os Seminários Territoriais possibilitaram que a população opinasse diretamente sobre as propostas que serão levadas ao documento final do Plano. "As escutas públicas são importantes porque elas fazem com que as pessoas se encontrem e sejam estimuladas a se organizarem em torno da política cultural", comenta o representante do Minc. Durante esses eventos, também foi criado um Fórum Estadual composto por representantes de todas as microrregiões do Estado para acompanhar e monitorar o processo de criação do PEC-ES.

Próximos passos
A próxima etapa de escutas públicas será o Seminário Setorial, a ser realizado no dia 25 de fevereiro, às 14 horas no Auditório Manoel Vereza, na Ufes, Campus de Goiabeiras. Para esse evento serão convocados os setores das diversas áreas artístico-culturais do Estado para discutirem as suas demandas específicas. Neste dia, artistas, produtores culturais, gestores, empreendedores criativos e outros trabalhadores da Cultura estarão reunidos para propor ações que serão a base do trabalho de elaboração do Plano.
Para Velloso, é fundamental chamar os setores a participarem, "porque você conta com quem está na ponta do processo, ou seja, é quem realmente trabalha e vivencia a cultura e é quem vai saber traduzir as necessidades da Cultura para que façam parte do Plano".
Entenda o processo
Em abril de 2012, o Espírito Santo assinou um acordo com o Governo Federal aderindo ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e, consequentemente, se comprometendo a instalar um Sistema Estadual de Cultura, alinhando-se, dessa forma, a um movimento nacional de organização da gestão cultural no Brasil.
Entre os mecanismos primordiais para a gestão da Cultura está o Plano Estadual de Cultura (PEC), um planejamento estratégico de políticas públicas para o setor que conta com a integração das ações de governo e a participação efetiva da sociedade capixaba na sua elaboração.
Adesão
O sucesso do PEC-ES depende da participação efetiva dos municípios como parceiros no processo de elaboração junto à Secretaria de Estado da Culturado Espírito Santo. No Estado, 20% dos municípios já assinaram o Acordo de Cooperação Federativa com o Governo Federal aderindo ao Sistema Nacional de Cultura. Isso significa que, em breve, esses municípios também estarão desenvolvendo Planos de Cultura e assim estarão alinhados à política cultural do Estado e da União, facilitando, assim, o repasse de recurso entre as esferas políticas e a continuidade das políticas públicas de cultura.
Para saber mais sobre o Plano Estadual de Cultura do Espírito Santo acesse: www.planoculturaes.com.br .
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim e Paulo Gois Bastos
Tel.: 3636 7111/9902-9302
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br