13/08/2012 09h52 - Atualizado em 05/01/2017 14h38

Perfil da Juventude e Políticas Públicas no ES

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Jones dos Santos Neves, com base nos dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios de 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela qual o perfil da juventude e das políticas públicas no Espírito Santo. O levantamento foi apresentado no 1º Seminário Internacional de Políticas Públicas de Juventude, realizado pela Subsecretaria de Movimentos Sociais da Casa Civil do Governo do Estado e a Secretaria de Coordenação Política da capital, no auditório da Prefeitura Municipal de Vitória, no final do mês de julho.

O estudo mostra que o Espírito Santo possuí 947.360 jovens com idade entre 15 e 29 anos, ou seja, 26,95% do total de habitantes, de acordo com os dados do Censo Demográfico de 2010. Desses, 29% freqüentam a escola em algum dos seus níveis e o maior índice de freqüência está entre os jovens de 15 a 17 anos, faixa em que o percentual chega a 84,2. Sobre a alocação do tempo dos jovens capixabas, o estudo mostra que a maior parte deles (51,9%) só trabalha, 19,2% não trabalha nem estuda, 17,1% só estuda e 12,4% trabalha e estuda. Do total de jovens que trabalham e estudam, 64% pertencem à classe média, enquanto 6,5% são pobres, 16% são remediados, e 12,6% pertencem à elite.

Em relação à ocupação, o Espírito Santo apresentou em 2009 um desempregado a cada sete jovens. Na média, a população de 15 a 29 anos apresentou 14,1% de indivíduos desocupados. Os postos de trabalho abertos para jovens que mais se destacaram foram nos ramos de atividade Comércio e reparação (20,8%), Agrícola (14,9%) e Indústria de transformação (14,5%).

A pesquisa também mediu a relação dos jovens com o território, especialmente no que diz respeito à moradia e ao transporte. Os dados mostram que, em 2009, o Espírito Santo possuía 750.057 jovens habitando a área urbana e 139.782 habitando a área rural. A juventude utiliza principalmente motocicleta e bicicleta em seus deslocamentos, sendo a viagem a pé (cujo motivo estudo é o principal), e de bicicleta o principal modal. Somados, esses meios atingem a marca de 46,9% de viagens, entre jovens de 10 a 19 anos.

Violência

A pesquisa ressalta que em 2010, a vitimização de jovens foi 156% maior que a sofrida por não jovens no país, o que demonstra o quanto as mortes violentas no Brasil estão concentradas no grupo social juventude. No Espírito Santo, os dados do mesmo ano mostram uma taxa de 52, 4 jovens a cada 100 mil habitantes, enquanto a taxa de não-jovens fica em 20,5 pessoas a cada grupo com o mesmo número.

O Espírito Santo possuía em 2010 uma taxa de homicídios juvenil 3,2 vezes maior que a taxa da região Sudeste e 2,2 vezes maior que a taxa nacional. O índice de homicídio entre adolescentes e jovens (12 a 29 anos), com base nos dados do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, destaca várias cidades capixabas no mesmo período, sendo os municípios de Linhares, Cariacica e Serra os que apresentam maior número, respectivamente. Esses municípios também são os que apresentam taxa considerada muito alta, em relação ao Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência.

A proporção de homicídios por sexo entre os jovens capixabas mostra que as principais vítimas são homens e que há uma manutenção da média em torno 90% desse gênero em relação ao total , quando comparados os dados de 2002, 2006 e 2010.

Participação dos jovens e políticas públicas

Além de servir para a apresentação dos dados, o 1º Seminário Internacional de Políticas Públicas de Juventude possibilitou que jovens e gestores envolvidos com a questão da juventude pudessem debater e trocar experiências. A representante do Instituto Nacional de Juventude do Uruguai, Alícia Llanes, falou do projeto Impulsa, realizado pelo órgão. "Os jovens são os agentes de desenvolvimento do Uruguai, e acreditamos que deve ser prioridade para o estado garantir seus direitos de forma democrática e participativa", ressaltou.

O projeto Impulsa aborda a questão de maneira interdisciplinar, ressaltando aspectos socioculturais e reforçando a participação dos jovens nos processos de construção na elaboração e implementação das políticas públicas. O Instituto Nacional de La Juventud é ligado ao Ministério do Desenvolvimento Social do país e implementa políticas relacionadas com geração de emprego e renda, diminuição de desigualdades e diferenças e protagonismo juvenil.

Aqui no Espírito Santo, as políticas para a faixa etária entre 15 e 29 anos são implementadas por várias Secretarias. A Subsecretária de Movimentos Sociais da Casa Civil do Governo do Estado, Leonor Araújo, anunciou a criação de uma Gerência de Juventude na pasta, que ficará com a responsabilidade de articular as diversas ações do poder público para os jovens.

A coordenadora do Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ), Kênia Lyra, destacou a importância dos gestores da área atentarem para a questão cultural. "Ainda somos carentes de dados que mostrem como está a apropriação de espaços e equipamentos, por exemplo, mas é nítido que as atividades artísticas tem um poder de transformação que deve ser melhor explorado", afirmou. O PRCJ é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e conta com execução do Instituto Sincades.