26/11/2013 09h50 - Atualizado em 05/01/2017 14h48

Paulo Herkenhoff visita obras do Cais das Artes

26/11/2013

Reconhecido internacionalmente, o crítico de arte Paulo Herkenhoff é o curador da exposição inaugural do Cais das Artes. Na última segunda-feira (25), ele esteve em Vitória para visitar as obras do conjunto, constituído por museu, teatro e praça. Antes, pela manhã, reuniu-se com o governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Cultura, Maurício Silva, no Palácio Anchieta.

O projeto de Herkenhoff, com o valor de R$ 3,2 milhões, já foi aprovado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC). A exposição pretende explorar as principais características do prédio, ocupando cinco salões suspensos e independentes com sete mostras autônomas e concomitantes.

"Estamos trabalhando há dois anos para a exposição inaugural. Nossa ideia é fazer uma exposição que seja uma constelação articulada de mostras que traçam uma história do Espírito Santo, estabelecendo um diálogo com a arte contemporânea brasileira e internacional", afirmou o curador, acrescentando que, a partir deste momento, iniciará o trabalho de convidar os artistas, esperando deles a confirmação.
 
De acordo com ele, o objetivo é trabalhar com um conjunto de curadores, tanto do Espírito Santo quanto de outros Estados, abrangendo obras de artistas desde o século XVI até o XXI, com pelo menos 50 artistas capixabas. "A ideia é trabalhar profundamente a arte contemporânea do Espírito Santo, do Brasil e exterior. Queremos estabelecer diálogos e contrapontos entre os artistas locais e seus contemporâneos no país, inserindo os capixabas em um contexto mais amplo".
 
Herkenhoff acrescentou que o artista estará na exposição não apenas como criador, mas, sobretudo, participando junto com o público de um processo de formação da cidadania para a construção de um museu para todos, acessível, e não apenas restrito às elites. "Nesse contexto, pretendemos produzir imagens simbólicas do interior do Espírito Santo, a fim de trabalharmos questões de representação e presença de todo o Estado nesse espaço, não apenas da Grande Vitória. Com isso, é possível despertar o sentimento de pertencimento em todo capixaba que visitar a mostra".
 
Cais das Artes
 
Localizado na Enseada do Suá, com projeto arquitetônico de Paulo Mendes da Rocha, o conjunto é constituído por museu, teatro e praça. Trata-se de um equipamento cultural moderno que estará aberto a toda população capixaba. Além de sediar espetáculos de dança, música e exposições, o Cais das Artes promoverá a capacitação e a formação artística e cultural, bem como a difusão das artes do Espírito Santo, com grande parte de seus projetos de caráter gratuito. Com isso, será ampliado o acesso à cultura, direito constitucional garantido pelo Estado.

Para Herkenhoff, o Cais das Artes tem grandeza e pertinência internacional, colocando o Espírito Santo na rota da arquitetura internacional. Por isso mesmo, pretende incluir Paulo Mendes da Rocha entre os expositores. "É um projeto espetacular. Talvez seja a obra mais importante da arquitetura no século XXI, pois espelha a maturidade de seu arquiteto, resultado de décadas de estudos e pesquisas. Acredito que seja a sua obra prima, e o edifício mais importante do Espírito Santo desde o Convento da Penha."

O curador

Diretor cultural do Museu de Arte do Rio (MAR), Paulo Herkenhoff nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, em 1949. Deixou a carreira de artista plástico e se tornou um dos mais destacados pesquisadores e curadores de arte brasileira. Foi curador da 24ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo, curador adjunto do Departamento de Pintura e Escultura do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) e diretor do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. É considerado um dos curadores de arte mais capacitados do Brasil.
 
Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim /Tiago Zanoli /Erika Piskac
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808-7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard