24/02/2011 10h30 - Atualizado em 05/01/2017 15h39

Osvaldo Antônio França: de Linhares para Paris

O artesão de 56 anos possui obras espalhadas por todo o Estado e até no Museu do Chocolate na França.

Osvaldo Antônio França, 56 anos, artesão, morador do bairro Interlagos, casado há 32 anos, pai de três filhos. Quem é morador de Linhares e mesmo quem não há também já ouviu falar desse simpático e sorridente artista. É com muito carisma que França se tornou um dos artesãos mais renomados de Linhares quando o assunto é trabalho com madeira e côco.

Desde 1994 fazendo do trabalho artesanal sua fonte de renda, França, quando questionado sobre o trabalho que realiza, responde que é com muito prazer e diversão que o faz. "Trabalho me divertindo e brincando", disse o artesão.

Utilizando a matéria prima da madeira e da casca do côco, França já confeccionou mais de 2.000 obras, entre placas entalhadas e escultura, sempre relembrando a natureza. Periquitos, macacos e vários outros bichos fazem parte da sua coleção de obras já confeccionadas.

Sua mais importante obra hoje está em Paris, no Museu do Chocolate. São 45 peças que retratam o cacau, fruto dessa terra no qual o artesão confecciona com mais delicadeza dos detalhes e satisfação. "O cacau é minha fruta preferida para confeccionar", ressaltou França.

Além dessas peças, outras obras do artista estão espalhadas pelo Espírito Santo, como Vitória e Cachoeiro de Itapemirim. Fora do Estado, há obras em Itamaraju e Cumuruxatiba, na Bahia.
Outras obras curiosas de França, são a de maior tamanho, uma espiga de milho de 3 metros e a de menor dimensão, um chaveiro de tatu, de 6cm.

Outro dom do artista é o de ensinar. Recentemente França ministrou oficinas para jovens entre 14 e 17 anos, de seis cidades do Estado: Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus, Conceição da Barra, Aracruz e Pinheiros.

França também já participou de várias exposições, uma delas no Centro Cultural Nice Avanza. Sua última exposição e a primeira de 2011 está no Restaurante Minotauro. São aproximadamente 100 peças disponíveis para visitação e para compra. Duas delas, inclusive, foram vendidas para dois franceses.

O artesão gosta de estar ligado à natureza, por isso um dos seus hobbies é pescar e/ou pedalar. "Pra mim, a melhor coisa é poder ter contato com a natureza. Isso me faz bem", disse o artista.