09/04/2014 15h10 - Atualizado em 05/01/2017 14h27

Oficinas gratuitas movimentam o Palácio Anchieta

O Palácio Anchieta sediou na manhã desta quarta (09) a Oficina de Papel Salgado, ministrada por Paulo de Barros. A atividade integra a programação educativa da exposição "Francisco Seibel: Um fotógrafo rural do Espírito Santo", em cartaz até o dia 4 de maio.
 
O papel salgado é um dos primeiros processos fotográficos da história da fotografia, inventado por Fox Talbot nos finais da década de 30 do século XIX. Através deste processo fotográfico os participantes do curso produziram de forma artesanal seu próprio papel fotográfico. Essa mesma oficina será realizada, gratuitamente, no dia 23 de abril, às 14 horas, no Palácio Anchieta.
 

"Essa oficina de papel salgado é dirigida para um público que procura reconhecer a diversidade do mundo fotográfico. Os participantes se aproximam das origens da fotografia, têm uma vivência diferente do mundo da imagem. Todos se empolgaram de poder repetir um gesto feito há quase 200 anos atrás", declara Paulo de Barros.
 
Andrea Della Valentina, professora de artes da Prefeitura de Vitória, aprovou a oficina. "Foi perfeita. Participar de uma capacitação é muito importante para aprendermos coisas novas. O que vi aqui hoje eu não sabia, não vivenciei na faculdade", diz.
 
Confira a agenda das próximas capacitações gratuitas:
 
- Ciclo de palestras com Paulo Barros
Datas:
14 de abril, às 14 horas
02 de maio, às 14 horas
      
- Oficina "Aprendendo olhar pela fotografia"
Datas:
11 de abril, das 09 às 12 horas e das 14 às 17 horas
24 de abril, das 09 às 12 horas e das 14 às 17 horas
Público alvo: professores de arte e disciplinas afins.

- Oficina "A conservação do patrimônio fotográfico"
Datas:
17 de abril, às 14 horas

- Oficina "Papel salgado"
Datas:
23 de abril, às 14 horas
Público alvo: artistas plásticos, fotógrafos e arte educadores

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard