13/09/2012 11h23 - Atualizado em 05/01/2017 15h00

Ofes lota Theatro Carlos Gomes

 
13/09/2012
Na noite de ontem (12), um amplo público esteve presente no Theatro Carlos Gomes, no Centro deVitória, para assistir à Orquestra Filarmônica do Espírito Santo(Ofes) em sua temporada 2012. Foi a
sétima edição da Série Quartas Clássicas que contou com a regência do maestro Helder Trezfger e com a participação da premiada harpista Paola Baron.

Ainda sem a presença da solista convidada, o regente apresentou o repertório da noite para a plateia. A apresentação foi aberta com a peça Sospiri, escrita em 1914 pouco antes do início da Primeira Guerra Mundial pelo compositor inglês Elgar. Em seguida, já com a presença da solista convidada no palco, foi executado o concerto para harpa e orquestra escrito em 1884 pelo compositor alemão Carl Reinecke.

Atualmente integrante da Orquestra Sinfônica de São Paulo e professora de harpa na Escola de Musica do Estado de São Paulo e no Instituto Baccarelli, Paola Baron já havia se apresentado no Espírito Santo e disse ter ficado muito feliz por estar aqui. "Me sinto em casa, pois já conheço alguns dos músicos que tocam na da Orquesta [Ofes], além disso, o público capixaba é bem receptivo", diz a harpista.

Dona de vários prêmios internacionais de música, Paola já foi harpista principal no Teatro Ópera e Ballet em Liubliana (Eslovênia), além de ter atuado em várias outras orquestras da Europa. "O concerto de Carl Reinecke é um dos poucos para harpa e essa é primeira vez que executo essa peça publicamente", conta Paola. A harpa é um instrumento que apresenta um amplo registro musical, semelhante ao teclado. Segundo a solista, o valor desse instrumento e seus os custos de manutenção são altos, o que explica a pouca popularidade da harpa no Brasil. 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard