09/03/2009 07h55 - Atualizado em 05/01/2017 14h22

Ofes lança temporada 2009 na quarta-feira (04 de março)

A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) abre na quarta-feira (04 de março) a temporada de concertos de 2009. As apresentações começam com o lançamento da série "Quarta Clássica", às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes. A nova série será realizada nos mesmos moldes do "Concertos Sinfônicos", mas com um diferencial: a entrada é gratuita.

A temporada 2009 homenageia em especial quatro compositores: Haydn, pelos 200 anos de sua morte; Mendelssohn, pelos 200 anos de seu nascimento; Cláudio Santoro, que morreu há exatos 20 anos e que completaria 90 anos em 2009; e Villa-Lobos, pelos 50 anos de sua morte.

De Haydn, os músicos apresentarão as Sinfonias nº 104 - "Londres" e nº 101 - "Relógio". Já do compositor Mendelssohn serão executadas quatro sinfonias, inclusive a nº 1 e as mais conhecidas nº 3 - "Escocesa", nº 4 - "Italiana" e nº 5 - "Reforma", além do célebre "Concerto para Violino".

Em junho, a Ofes realiza um programa todo dedicado a Santoro, com a apresentação de seu "Concerto para Quarteto de Cordas e Orquestra" e de sua Sinfonia nº 4, intitulada "Sinfonia da Paz". Essa obra, escrita em 1953, foi, no ano seguinte, gravada em Moscou e apresentada em turnê no Leste Europeu.

Já do compositor Villa-Lobos serão apresentadas duas grandes obras: os "Choros nº 6", sob a regência do Maestro Roberto Duarte, considerado um dos maiores especialistas na obra do compositor; e as "Bachianas Brasileiras nº 7", obra-prima que será dirigida pelo maestro Modesto Flávio.

Além dessas, serão mostradas obras importantes, como a "Sinfonia nº 4" de Brahms; a "Sinfonia nº 3 - Renana", de Schumann; "Quadros de uma Exposição", de Mussorgsky; e "Romeu e Julieta", de Tchaikovsky.

Solistas e maestros consagrados

Solistas como Eduardo Monteiro, Daniel Guedes, Paulo Pedrassoli, Giulio Draghi, Marcelo Verzoni e Felipe Prazeres, convidados especialmente para a temporada, apresentarão obras como o "Concerto para violino", de Beethoven; o "Concerto de Aranjuez", de Joaquín Rodrigo; o "Concerto de Schumann para piano"; o "Concerto para oboé" e o "Concerto para trompa", ambos de Richard Strauss.

Talentos do Espírito Santo também se apresentarão com a orquestra, como os jovens pianistas Aleyson Scopel e André Signorelli. Entre os maestros convidados estão jovens como Marcos Arakaki, Guilherme Mannis, Leandro Carvalho e Manfredo Schmiedt, que atuam junto a importantes orquestras brasileiras.

Outros maestros que participam da temporada já são consagrados, como André Cardoso e Roberto Duarte (no Brasil); Jorge Richter (nos Estados Unidos); Sergio Oliva, da Itália; e Yuli Turovsky, maestro russo que dirige a "Orquestra I Musici", de Montreal, no Canadá.

Séries

A Ofes continuará com as séries que fizeram sucesso em 2008, como a "Concertos Sinfônicos", realizada mensalmente no Theatro Carlos Gomes. A participação de solistas e maestros convidados garantiu plateia cheia em todas as apresentações.

Já a série "Quarta Clássica" terá o mesmo formato do "Concertos Sinfônicos". As apresentações serão sempre nas quartas-feiras, no Theatro Carlos Gomes, e contarão com a participação de solistas dos mais variados instrumentos. A entrada será gratuita.

A série "Concertos Itinerantes" recebe em 2009 um nome mais forte: "Série Espírito Santo". Este ano, a Ofes visitará seis municípios - Alfredo Chaves, Barra de São Francisco, Rio Bananal, São Gabriel da Palha, Rio Novo do Sul e Santa Tereza - todos receberão os músicos pela primeira vez. No programa da série constam obras de Villa-Lobos, Mozart e outros autores.

E a série "A Orquestra nas Escolas", que já alcançou mais de 40 mil alunos, percorrerá 29 instituições públicas de ensino da Região Metropolitana da Grande Vitória, levando um pouco da música e da história dos grandes gênios da humanidade, democratizando o acesso à cultura e promovendo a inclusão social.

"Esperamos que a orquestra continue sendo o orgulho dos capixabas, que atinja um número cada vez maior de espectadores, que ofereça uma programação diversificada e de qualidade e que alcance cada vez mais o reconhecimento nacional, consolidando-se como uma orquestra de bom nível, alinhada às demais orquestras brasileiras", disse o maestro titular da Ofes, Helder Trefzger.


Primeira apresentação do ano

O concerto de abertura da temporada terá a regência Trefzger. A série "Quarta Clássica", com entrada franca, será realizada na quarta-feira (04), às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes.

Para abrir a temporada foram escolhidas obras de três grandes compositores: Brahms, com a sua "Abertura Festival Acadêmico", escrita em 1880; Mozart e o "Concerto para piano em fá maior", apresentado pela primeira vez em 1790, nas cerimônias de coroação de Leopold II, em Frankfurt; e Tchaikovsky, com a Abertura - Fantasia "Romeu e Julieta", obra dramática, que retrata a tragédia de Shakespeare.

Destaque para a participação do solista Eduardo Monteiro, um dos mais premiados pianistas da sua geração e que atualmente é professor da Universidade de São Paulo (USP). Ele já se apresentou como solista em vários países, à frente de orquestras como a Filarmônica de São Petersburgo, a Filarmônica de Moscou, a Filarmônica de Munique e a Orquestra de Câmara de Viena.

Serviço:

Série Quarta Clássica - Shakespeare por Tchaikovsky, com a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes)

- Regência: Maestro Helder Trefzger
- Solista: Eduardo Monteiro, piano
- Obras: "Abertura Festival Acadêmico", de Brahms; "Concerto para piano em fá maior", de Mozart; "Romeu e Julieta", de Tchaikovsky
- Data: quarta-feira (04)
- Hora: 20 horas
- Local: Theatro Carlos Gomes
Entrada franca


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard