12/02/2010 14h49 - Atualizado em 05/01/2017 15h00

Ofes divulga a temporada de concertos de 2010

A temporada 2010 da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) será marcada pela conjunção de obras significativas da literatura orquestral, com a participação de importantes maestros e solistas de alto nível. A programação dará continuidade ao que foi mostrado nas últimas três temporadas, quando, ao lado de destacados solistas e maestros convidados, foram apresentadas obras-primas de compositores como Beethoven (Ciclo das Sinfonias), Mendelssohn (Sinfonias nºs 1, 3, 4 e 5), Schumann (Sinfonias nºs 3 e 4), Brahms (Sinfonias nºs 1 e 4), Haydn (Sinfonias nºs 101 e 104), Mussorgsky (Quadros de uma exposição), Villa-Lobos (Choros 6, Bachianas Brasileiras nº 7), Santoro (Sinfonia nº 4), Rimsky-Korsakov (Shéhérazade, Capricho Espagnol), Verdi (La Traviata), Donizetti (O Elixir do Amor) e Puccini (Madama Butterfly), para citar apenas alguns exemplos.

De Stravinsky, faremos as suítes O Pássaro de Fogo (1919) e Pulcinella. De Brahms, apresentaremos as Sinfonias nº 2 e nº 3 e o Concerto Duplo para violino e violoncelo. De Tchaikovsky executaremos a Marcha Eslava, o Capricho Italiano e o Concerto nº 1 para piano. Já de Fauré, serão apresentadas as suítes Pelléas et Mélisande, Op. 80 e Dolly, Op. 56. De Ravel, apresentaremos Le Tombeau de Couperin e, de Debussy, a Rapsódia para saxofone e orquestra. Obras como a Sinfonia em ré menor, de Cesar Franck, a Sinfonia nº 1, de Rimsky-Korsakov, o Moldávia, de Smetana e o Concerto para violino em mi menor, de Julius Conus, também farão parte da temporada, além de obras de Liszt, Mozart, Salieri, Vivaldi, Bruch, Weber, Larsson, Bizet, Saint-Saëns, Rachmaninov, Berlioz, Walton, Rossini e Mendelssohn.

O repertório sinfônico-coral contemplará a Missa em Dó maior, de Beethoven, o Te Deum nº 2, de Haydn, o Kyrie em ré menor, de Mozart e o Magnificat Aleluia, de Villa-Lobos, e contará com a participação do Coro Sinfônico da Faculdade de Música do ES, dirigido pelo maestro Sanny Souza, do Coro Sinfônico da Escola de Música da UFRJ, dirigido pela maestrina Maria José Chevitarese, do Coral Arcellor Mittal, dirigido pelo maestro Adolfo Alves e do Coro de Câmera de Vitória, dirigido pelo maestro Cláudio Modesto.

Apresentaremos a ópera La Bohème, de Puccini (highlights), com os solistas Nathércia Lopes, Eric Herrero, Lício Bruno e Edna de Oliveira, além da participação de Alessandro Santana, Leonardo Páscoa, Eduardo Santa Clara e Renato Gonçalves.

A música brasileira terá um significativo espaço, com obras de Villa-Lobos, Francisco Braga, Alberto Nepomuceno, Radamés Gnattali, Leopoldo Miguéz, Guerra-Peixe, Henrique Oswald, Oiliam Lanna e do compositor belga, naturalizado brasileiro, Arthur Bosmans. Além disso, faremos a estréia mundial de duas obras: a Abertura Concertante, de Sérgio Di Sabbato e a Suíte para oboé, cordas e percussão, de Paulo Sérgio Santos.

Receberemos solistas do porte de Nicolas Koeckert, Daniel Guedes, Antônio del Claro, Linda Bustani, Yuriy Rakevich, Dilson Florêncio, Leo Gandelman, Gabriela Queiroz, Marcelo Verzoni, Luis Carlos Justi, Cristina Carvalho, Gabriel Mateos, Paula Gálama, Cleida Lourenço e a russa Ekaterina Predvechnova, vencedora do Concurso Internacional de Fundão - Portugal, 2009.

Atuarão como solistas ainda, os cantores Adriana Clis, Gabriella Pace, Luciana Bueno e Martin Muehle.

Além de seu maestro titular, Helder Trefzger e de seu maestro adjunto, Modesto Flávio, regerão a OFES os maestros convidados Roberto Duarte, Ira Levin, André Cardoso, Emilio de Cesar, Guilherme Mannis, Marcelo de Jesus, Alexandre Lopes e o português Mário Mateus.

Continuaremos a visitar novos municípios do Estado, que receberão a orquestra pela primeira vez, em concertos com obras de Tchaikovsky, Mozart, Vivaldi e Strauss, com a participação dos solistas Thiago Queiroz, Moacyr Teixeira, Pedro Mota e Marcelo Madureira. Serão visitados os seguintes municípios: Marilândia, Governador Lindenberg, Ibiraçu, Vargem Alta, Alfredo Chaves e Santa Leopoldina.

E a Série "A orquestra nas escolas", continuará levando a música sinfônica às escolas públicas de toda a região metropolitana da Grande Vitória, mostrando um pouco da música e da história dos grandes gênios da humanidade, como Bach, Massenet, Tchaikovsky e Brahms (solistas: Heidy Ximenes e Antônio Paulo Filho), democratizando o acesso à cultura e promovendo a inclusão social.

Acreditamos que a temporada 2010 contribuirá para a continuidade do crescimento qualitativo da OFES, ao mesmo tempo em que brindará o público com a audição de peças expressivas do repertório sinfônico, colaborando ainda para a sua consolidação dentro do cenário artístico nacional.