04/10/2013 07h56 - Atualizado em 05/01/2017 14h44

Ofes comemora ano da Alemanha no Brasil com violinista da Filarmônica de Berlim

Integrante da Orquestra Filarmônica de Berlim, o violinista brasileiro Luíz Filíp se apresentará no Theatro Carlos Gomes na próxima quarta-feira (09), como solista convidado da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes), no oitavo concerto da série Quarta Clássica da temporada 2013. A regência será do maestro titular, Helder Trefzger.

Como este é o ano "Alemanha + Brasil 2013-2014", a Ofes vai executar obras de três grandes compositores alemães: Weber, Wagner e Brahms. O programa se inicia com a abertura da ópera "Oberon", um conto de fadas musical escrito em 1826 por Carl Maria Von Weber (1786-1826). De acordo com Trefzger, essa abertura, desde o princípio, remete o público ao limiar do mundo encantado dos elfos, onde reina Oberon.

A segunda obra da noite, a célebre "Idílio de Siegfried", foi escrita por Richard Wagner (1813-1883) em 1870, como um presente para sua esposa, Cosima. O encerramento da apresentação será com o "Concerto para Violino", de Johannes Brahms (1833-1897). "Essa obra é uma das mais difíceis de ser executada, daí o fato de muitos violinistas terem se recusado a tocá-la logo no início. Mas hoje em dia é uma das preferidas dos grandes solistas e do público, figurando lado a lado com os concertos de Beethoven, Mendelssohn e Tchaikovsky", afirma o maestro Helder Trefzger.

Solista

Natural de São Paulo, o violinista Luíz Filíp reside na Alemanha desde 2001. Membro da Orquestra Filarmônica de Berlim e integrante do Ensemble Berlim, apresenta-se regularmente em cidades como Berlim, Roma, Tóquio, Tel Aviv e Paris, onde estreou na série de concertos do Auditorium do Museu do Louvre.

Entre seus parceiros de música de câmara figuram Wilfried Strehle, Guy Braunstein, Dashin Kashimoto, François Leleux, Gilbert Audin, Amihai Grosz. Participou de vários festivais de música de câmara, entre os quais o Festival Rolandseck e o Festival Aix-en-Provence.

Em reconhecimento ao seu trabalho, foi convidado pelo governo alemão, em 2009, para se apresentar no Palácio Bellevue no encerramento da visita oficial do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Alemanha.

Em sua discografia como solista, destacam-se um CD com o Concerto BWV 1043, acompanhado pela Academia da Filarmônica de Berlim, com regência de Reinhard Goebel, um DVD com os três concertos para violino de Camargo Guarnieri, com direção de Lutero Rodrigues, e um CD com obras de Villani-Côrtes com o pianista Paul Rivinius.
 
Luíz Filíp toca num violino Lorenzo Storioni, de 1774, pertencente ao Governo Alemão e oferecido pela Deutsche Stiftung Musikleben de Hamburgo. Premiado nos concursos internacionais Tibor Varga, Henry Marteau e Gerhard Taschner, o músico estudou no Brasil, com Elisa Fukuda, e na Europa, com Ulf Wallin, Guy Braunstein, Axel Gerhardt e Zakhar Bron.
 
Serviço
Orquestra Filarmônica do Espírito Santo
Série Quarta Clássica
Obras de Weber, Wagner e Brahms
Regência: maestro Helder Trefzger
Solista: Luíz Filíp (violino)
Quando: quarta-feira (9)
Horário: 20 horas
Local: Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, Centro, Vitória
Ingressos: R$ 1 (meia entrada) e R$ 2 (inteira), à venda na bilheteria do teatro no dia do evento, a partir das 14 horas
Informações: (27) 3132-8399
 
Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim, Caê Guimarães e Tiago Zanoli
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard