30/09/2010 11h37 - Atualizado em 05/01/2017 15h36

OFES apresenta Série Quarta Clássica no Carlos Gomes

No próximo dia 06, a OFES - ORQUESTRA FILARMÔNICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, sob a regência do Maestro Convidado, MODESTO FLÁVIO, realizará a nona apresentação da SÉRIE QUARTA CLÁSSICA, TEMPORADA 2010, com ENTRADA FRANCA. O concerto será realizado às 20h, no TEATRO CARLOS GOMES, em Vitória. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro, uma hora antes do início do espetáculo.

O programa se inicia com uma pequena suíte, LA VIE EN BLEU, do compositor belga, naturalizado brasileiro, ARTHUR BOSMANS. Dividida em quatro partes, Fábula, Valsa, Jogo e Marcha, a obra possui orquestração refinada. Bosmans nasceu na Antuérpia em 1908, foi marinheiro, conheceu o também compositor Ravel, veio para o Brasil em 1940, estabelecendo-se em Belo Horizonte a partir de 1944, onde permaneceu até a sua morte, ocorrida em 1991, tendo formado toda uma geração de compositores brasileiros.

A segunda obra do programa faz parte do ciclo de seis poemas sinfônicos denominado Ma Vlást (Minha Pátria), escrito pelo fundador do sinfonismo tcheco, o compositor BIEDRICH SMETANA, entre 1874 e 1879. As seis obras que o compõem se dividem entre evocações da natureza tcheca, de acontecimentos, de personagens e de lugares históricos. Vltava (O MOLDÁVIA), foi composta em 1874 e descreve inicialmente o murmúrio de dois riachos que se unem para formar o Rio Moldávia, culminando em uma melodia, que se tornou célebre, tema predominante da obra.

O programa termina com a apresentação integral, pela primeira vez em Vitória, das VARIAÇÔES SOBRE UM TEMA DE PAGANINI, do compositor russo SERGEI RACHMANINOV. Escrita em 1934, essa peça de grande popularidade, densidade e força dramática, é um ciclo de 24 variações sobre o tema do Capricho nº 24 para violino solo, escrito por Paganini.

Destacamos a participação como solista da pianista russa EKATERINA PREDVECHNOVA (foto), premiada em diversos concursos internacionais, na Rússia, Alemanha, Itália e Portugal e que já se apresentou em países como Estados Unidos e Coréia do Sul.

Destaque também para a participação do maestro convidado, MODESTO FLÁVIO, ex-regente adjunto da OFES, que atualmente é professor de regência na Universidade Federal de São Joal Del-Rei. Mestre em Música pela Uni-Rio, Graduado em regência pela Universidade Federal de Minas Gerais, ele teve sua formação orientada pelos professores e maestros Carlos Alberto Pinto Fonseca, David Machado e Roberto Duarte. Aperfeiçoou-se também com Sérgio Magnani, Eleazar de Carvalho e Dante Anzoline. Foi regente adjunto da OFES entre 1993 e 2010. Atualmente é Doutorando em Música pela Uni-Rio.

SERVIÇO

Série "QUARTA CLÁSSICA" apresentada pela Orquestra Filarmônica do Espírito Santo - OFES

Obras de Bosmans, Smetana e Rachmaninov
Regência: Maestro Convidado Modesto Flávio
Solista: Ekaterina Predvechnova, piano

Local: Teatro Carlos Gomes
Data: 06 de outubro
Horário: 20h

ENTRADA FRANCA: Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro, a partir das 19h, do dia 06/10.