08/11/2013 14h36 - Atualizado em 05/01/2017 14h44

Ofes apresenta obra inédita de compositor capixaba

11/11/2013

Nascido em 1981, o jovem compositor capixaba Marcelo Rauta terá uma obra inédita executada pela Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes). "A Metamorfose", música inspirada na obra homônima do escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924), terá sua estreia mundial na próxima quarta-feira (13), às 20 horas, abrindo o nono e último concerto deste ano da Série Quarta Clássica, no Theatro Carlos Gomes.

Além da obra de Rauta, a programação trará duas obras para violoncelo e orquestra: "Kol Nidrei", de Max Bruch, e "Variações Rococó", de Tchaikovsky. Para fechar a noite, será apresentada uma das obras mais populares da música clássica, a "Sinfonia n.º 4", também conhecida como "Italiana", do alemão Felix Mendelssohn (1729-1847). "Completada em 1833, após o compositor passar algum tempo em Roma, a obra é repleta de energia e transmite uma grande alegria, apresentando no seu final um tema que lembra uma tarantela napolitana", afirma o maestro Helder Trefzger.

Solista

O solista da noite, o alemão Johannes Gramsche (foto acima), nascido em Düsseldorf, é desde 2003 spalla do naipe dos violoncelos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), cargo que também ocupou nas orquestras Vlaams Radio Orkest, Orchestre Philharmonique Européen e Orquesta Filarmónica de Málaga. Apresentou-se como solista com a Orquestra da Rádio Belga, a Duisburger Kammerakademie, a Orquestra de Câmara Européia, a Orquestra Estatal da Transilvânia, a Camerata Berlin, a Osesp, a Sinfônica da Rádio de Thessaloniki (Grécia), entre outras.

É frequentemente convidado para festivais internacionais como Schleswig-Holstein, Van Vlaanderen, Internacional de Atenas, Musiksommer Dresden, Festival de Brasília, entre outros. Como membro do Quarteto de Cordas Vieuxtemps, apresentou-se na Europa, América do Sul, África do Sul e Japão e venceu o Primeiro Prêmio da Arthur Weinmann Competition, em 1994. Gravou CDs em duo com o pianista Oliver Drechsel, a harpista Ulla Van Daelen e o organista Andreas Wolf.

Compositor

Nascido em 1981, Marcelo Rauta (foto ao lado) começou a estudar piano, aos dez anos de idade, na classe de Angela Cruz, em um projeto social implantado no município de Anchieta e, depois, na antiga Escola de Música do Espírito Santo (Emes), hoje Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Concluiu os seus estudos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), obtendo os títulos de graduado e mestre em Música: Composição, sob orientação dos doutores João Guilherme Ripper, Marcos Vinicius Nogueira e Paulo Peloso. Atualmente leciona Harmonia, Contraponto e Análise Musical na Fames e tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música (composição) e direção musical.

Suas obras têm sido tocadas em importantes salas de concertos tais como a Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro-RJ), Sala da Congregação (Rio de Janeiro-RJ), Salão Dourado (Rio de Janeiro-RJ), Salão Leopoldo Miguéz (Rio de Janeiro-RJ), Teatro Carlos Gomes (Vitória-ES), Sala Alceu Camargo, Universidade East Caroline (EUA), igrejas na Alemanha e Áustria e participações em Bienais de Música Contemporânea Brasileira e Panoramas da Música Brasileira Atual, além de serem estreadas por orquestras e artistas de renome.

Como compositor, possui 45 obras publicadas e distribuídas entre as editoras Periferia Music com sede em Barcelona (Espanha) e pela Academia Brasileira de Música com sede em Rio de Janeiro. Suas composições já foram premiadas em concursos como Concurso Nacional de Composição Prêmio Sesiminas de Cultura - Para Orquestra de Câmara, com sua obra "Sinfonietta n.2"; Concurso de composição Niemeyer - em comemoração ao seu primeiro centenário, com sua obra "Trio n.3"; Concurso Quintanares de Quintana - em comemoração aos 100 anos de nascimento do poeta Mário Quintana, com sua obra "Ah! Os Relógios"; Concurso Nacional de composição Cláudio Santoro - categoria coro e orquestra sinfônica, com sua obra "Psalmus 67", Prêmio de Composição Terezinha Dora com sua obra "Sonata para piano e dois percussionistas" e Menção Honrosa no I Concurso Nacional de Composição para Orquestra Sinfônica do Panorama da Música Brasileira Atual, com sua obra "Sinfonietta nº4".

Serviço:
Orquestra Filarmônica do Espírito Santo
Série Quarta Clássica - Temporada 2013
Obras de Marcelo Rauta, Mendelssohn, Bruch e Tchaikovsky
Regência: Maestro Helder Trefzger
Solista: Johannes Gramsche (violoncelo)
Data: quarta-feira (13)
Local: Teatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, Centro, Vitória
Ingressos: R$ 1 (meia-entrada) e R$ 2 (inteira)
À venda na bilheteria do teatro a partir das 14 horas do dia 13/11.
Informações: (27) 3132-8399

Informações à imprensa: