01/10/2009 08h32 - Atualizado em 05/01/2017 15h28

"O Pesadelo é Azul", de Goiânia, vence a competição nacional da Mova Caparaó

O filme "O Pesadelo é Azul", de Goiânia, foi consagrado campeão da competição nacional da Mostra de Vídeos Ambientais do Caparaó - a Mova Caparaó, que neste ano foi sediada em Alegre, no sul do Estado. Na Mostra Caparaoense, o prêmio foi para "Feliz Lembrança", uma produção dos alunos da oficina realizada em Alegre. Os dois premiados ganharam o troféu Pico da Bandeira.

Do diretor Ângelo Lima, a obra "O Pesadelo é Azul" retrata o que aconteceu em Goiânia em 1987, quando aconteceu um dos maiores acidentes radioativos do mundo. No documentário de 30 minutos, as vítimas contaram suas histórias, lembraram seu sofrimento e o descaso a que foram relegadas.

A categoria nacional também revelou mais dois filmes: "Antes que a Casa Caia", dos alunos do Centro Abaeté Estudos Socioambientais, de Cabo Frio, no Rio de Janeiro; que ganharam como melhor filme pelo júri popular; e "Comum de Dois", curta do diretor Isaac Donato, da Bahia, que levou a menção honrosa.

Na Mostra Caparaoense, o documentário vencedor mostrou um lugar onde os jovens estão encontrando um caminho para continuar vivendo no campo. Os alunos da oficina de Alegre agradaram o júri ao abortar a organização familiar e o associativismo. A categoria premiou também com menção honrosa o filme produzido em São José do Calçado, chamado "O Desafio do Silêncio".

Mova Caparaó

A Mova Caparaó é uma mostra de cinema itinerante que a cada ano está sediada em um dos 11 municípios da região capixaba do entorno do Parque Nacional do Caparaó, que têm, em sua maioria, menos de 20 mil habitantes, sendo que nenhum deles possui sala de cinema. São eles: Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.
Desde seu surgimento, em 2004, a Mostra já passou por Guaçuí; Ibitirama; Pedra Menina, distrito do município de Dores do Rio Preto; Patrimônio da Penha, distrito de Divino São Lourenço; e Muniz Freire. Foi criada a partir da necessidade de ampliar as discussões ambientais, e de promover nacionalmente as potencialidades ecoturísticas, culturais e humanas da região.

Todo o processo da sexta edição da Mostra começou em junho, quando alunos da rede pública de cada um dos municípios envolvidos participaram de oficinas de Iniciação Audiovisual. O resultado deste trabalho pôde ser conhecido durante a "4ª Mostra Competitiva Caparaoense", quando foram exibidos os 11 documentários produzidos. Os participantes precisaram seguir o tema "Ofícios da região", portanto todos os vídeos abordam as características dos trabalhos dos familiares ou da comunidade onde vivem.

Em outra etapa da Mova foram selecionados competidores de todo o País que se inscreveram na "6ª Mostra Ambiental Competitiva Nacional". A organização escolheu 12 vídeos para a disputa, incluindo trabalhos da Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Entre os escolhidos, cinco foram produções capixabas.

A Mostra também abriu espaço para as discussões do desenvolvimento sustentável não apenas na tela, mas com oficinas, mesas-redondas, palestras e outras atividades que levaram a mais ampla abordagem das questões do meio ambiente.

Competitiva Nacional

Melhor filme - "O Pesadelo é Azul" - 30?/Doc/2008/GO
Melhor filme júri popular- "Antes que a casa caia" - 14?/Doc/2007/RJ - Abaeté Estudos Socioambientais
Menção honrosa- "Comum de Dois" - 18?/Doc/ 2008/BA - Isaac Donato