28/05/2010 13h57 - Atualizado em 05/01/2017 15h04

O Espírito Santo na Era Vargas (1930-1937)

Um novo olhar para a historiografia do Espírito Santo. Partindo do contexto histórico em que ocorreu a Revolução de 30, Fernando Achiamé reconstitui os acontecimentos e os personagens da política capixaba até a instituição do Estado Novo. A pesquisa é inédita e o autor se dedica a elucidar os desdobramentos da política "reformista autoritária" engendrada pelo governo Vargas.

A ideia é focaliza a década de 1930, quando ocorreram mudanças importantes no cenário brasileiro. Por meio de reformas econômicas, sociais e políticas, o país empenhava-se na modernização, mesmo que conservadora. A maioria das obras de história analisa esse período privilegiando acontecimentos ocorridos em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo ou Rio Grande do Sul. Já este livro procura entrever as questões políticas da época a partir da realidade existente em um estado periférico, o Espírito Santo, identificando suas inter-relações com o poder federal.

Fernando Achiamé mostra a formação territorial e socioeconômica para estabelecer qual Espírito Santo existia na época escolhida para análise. Em seguida, estabelece os contextos mundial, brasileiro e, sobretudo, capixaba, nos quais tiveram lugar a Revolução de 30 e seus desdobramentos. Um capítulo trata da consolidação da interventoria, promovendo o saneamento financeiro, a centralização político-administrativa e a reorganização de entidades presentes na vida do estado. Por último, são analisadas as principais conjunturas políticas regionais de 1934 a 1937, e é proposta uma visão sobre o sentido histórico do período abordado.

O leitor deve prestar atenção à interpretação de acontecimentos históricos, alguns desconhecidos, com o emprego de fontes diversificadas: paródia de marchinha carnavalesca; versos humorísticos e de circunstância; cartas de um político à amante, os Diários de Vargas, atas inéditas da Associação Comercial de Vitória etc., e muitas fotos. O trabalho também propõe o conceito de "reformismo autoritário": a partir de uma posição política de força, são realizadas reformas pontuais na economia e na sociedade capixabas, de modo a manter e reforçar privilégios elitistas.

A literatura sobre o tema é escassa: reconstituíram-se processos históricos, e foram revalorizados diversos protagonistas da política capixaba daquele tempo.

Fernando Achiamé é mestre em história social das relações políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Autor dos livros Guia Preliminar do Arquivo Público Estadual (1981), Catálogo dos Bens Culturais Tombados no Estado do Espírito Santo (1991, em coautoria). A obra incerta (2000) e Livro novíssimo (2010).

Lílian Andrade
lilian.andrade@fgv.br