01/07/2009 10h18 - Atualizado em 05/01/2017 14h56

Mova Caparaó divulga filmes selecionados

A organização da Mostra Nacional de Vídeo Ambiental do Caparaó - Mova Caparaó divulgou os nomes dos vídeos que entrarão na disputa da categoria "melhor filme", durante a sexta edição do evento, que  este ano acontecerá no período de 23 a 26 de setembro, no município de Alegre.

Nesta categoria dois vídeos sairão vencedores: um será escolhido pelo júri popular presente nas exibições em Alegre; e outro filme será selecionado pelo júri oficial da Mostra.

Competidores de todo o País fizeram inscrições para participar da Mostra. Foram selecionados 13 vídeos para a disputa, incluindo trabalhos da Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Entre os escolhidos, cinco são produções capixabas: "Cárcere", de Edson Ferreira; "É Lixo?", de Ariel Lacruz; "Homens", de Lúcia Caus e Bertrand Lira; "Mestre Vitalino e Nós no Barro", com direção coletiva de um grupo de alunos da rede pública municipal de ensino de Vitória, inseridos em um projeto do Instituto Marlin Azul; e  "Primeira Expedição Técnica do Rio Santa Maria da Vitória", dirigido por Valmir Zatta e Alessandro Mathias.

Melhor Vídeo Caparaoense

Estão em fase de produção os vídeos que concorrerão em outra categoria da Mova Caparaó - a de "Melhor Vídeo Caparaoense". Estes filmes são realizados por meio de oficinas de Iniciação Audiovisual, promovidas  nos 11 municípios do entorno capixaba do Parque Nacional do Caparaó, que estão envolvidos com a Mostra. São eles: Guaçuí, Iúna, Irupí, Ibitirama, Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Muniz Freire, São José do Calçado, Ibatiba, Jerônimo Monteiro e Alegre.

Alunos da rede pública já foram mobilizados e escolheram o tema que irá nortear todas as produções: "Ofícios da região", onde irão abordar as características dos trabalhos dos familiares ou da comunidade.

Os representantes dos vídeos vencedores das duas categorias - "Melhor Vídeo Caparaoense" e "Melhor Vídeo Caparaoense" -  irão receber o troféu Pico da Bandeira.

Convidados

Todo ano a organização da Mova seleciona filmes com temática ambiental para exibir nos intervalos das disputas. Desta vez foram oito produções convidadas para as chamadas "Mostras especiais", que não são competitivas, entre elas as capixabas "Insano Jazz", de Hélio Coelho do Instituto Marlin Azul; e "Retrilhando a Leopoldina", de Paulo Henrique Thiengo, do Cineclube Jece Valadão.

Mova Caparaó

A Mova Caparaó é um projeto do Governo do Estado do Espírito Santo, desenvolvido por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Consórcio do Caparaó. É uma mostra de cinema itinerante que a cada ano está sediada em um dos 11 municípios envolvidos, que têm, em sua maioria, menos de 20 mil habitantes, sendo que nenhum deles possui sala de cinema.
Desde seu surgimento, em 2004, já passou por Guaçuí; Ibitirama; Pedra Menina, distrito do município de Dores do Rio Preto; Patrimônio da Penha, distrito de Divino São Lourenço; e Muniz Freire. Foi criada a partir da necessidade de ampliar as discussões ambientais, e de promover nacionalmente as potencialidades ecoturísticas, culturais e humanas da região.
A Mova tem alcançado objetivos como a valorização do cinema; a conquista do segundo lugar no Prêmio Cultura Viva, realizado pelo Ministério da Cultura em 2006; o fomento do turismo; e a movimentação do setor cultural como um todo.
A Mostra também abre espaço para as discussões do desenvolvimento sustentável não apenas na tela, mas com oficinas, mesas-redondas, palestras e outras atividades que levam a mais ampla abordagem das questões do meio ambiente.

Filmes Selecionados para a Mostra Competitiva Nacional
A Família Real na Maré
Diretores: Alunos da Escola Municipal Tenente Antônio João (Projeto Anima Escola) - Rio de Janeiro
Antes Que a Casa Caia
Direção de Felipe de Oliveira, Henrique Formigão, Jaci Menezes, Sara Barroso e Suely Carvalho - Alunos do Abaeté Estudos Socioambientais - Araruama - Rio de Janeiro
Caminho do Mundo
Direção de Ângelo terra dos Santos, Luana Lear, Maiana Muzitano, Paulo Mainhard, Rafael Vinícius S. Chagas, Rodrigo Sena, Thiago Manzo (Alunos do Abaeté Estudos Socioambientais - Cabo Frio - Rio de Janeiro
Cárcere
Direção de Edson Ferreira - Espírito Santo
Comum de Dois
Isaak Donato e José Gondim - Bahia
Dreznica
Direção de Anna Azevedo - Rio de Janeiro
É Lixo?
Direção de Ariel Lacruz - Espírito Santo
Fogo no Céu
Direção de Alunos do Projeto Anima Escola (Anima Mundi) - Rio de Janeiro
Homens
Direção de Lúcia Caus e Bertrand Lira (Instituto Marlin Azul) - Espírito Santo
Insuficiência
Direção de André Amaral, Eduardo Lima, Jorge Porto, Manuela Costa, Rafael Tanner e Sérgio Bello (Alunos do Abaeté Estudos Socioambientais - Cabo Frio) - Rio de Janeiro
Mestre Vitalino e Nós no Barro
Dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Vitória (Instituto Marlin Azul) - Espírito Santo
O Pesadelo é Azul
Direção de Ângelo Lima - Goiás
Primeira Expedição Técnica do Rio Santa Maria da Vitória
Direção de Valmir Zatta e Alessandro Mathias - Espírito Santo
Um Rio Invisível
Direção de Renata Druck de Aguiar (Instituto Itaú Cultural) - São Paulo

Filmes convidados mostras especiais (não competitivas)
A Era do Ouro
Direção coletiva dos alunos da Oficina de Cinema Popular Mutum-Paraná em Cena - (Abaeté Estudos Socioambientais) - Rio de Janeiro
A História de João das Alfaces
Direção de Cacinho - Minas Gerais
Insano Jazz
Direção de Hélio Coelho (Instituto Marlin Azul) - Espírito Santo
Mutum Até Debaixo D´água
Direção coletiva dos alunos da Oficina de Cinema Popular Mutum-Paraná em Cena - (Abaeté Estudos Socioambientais) - Rio de Janeiro
Mutum Madeira
Direção Coletiva dos Alunos da Oficina de Cinema Popular Mutum-Paraná em Cena - (Abaeté Estudos Socioambientais) - Rio de Janeiro
Retrilhando a Leopoldina
Direção de Paulo Henrique Thiengo (Cineclube Jece Valadão) - Espírito Santo

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard