14/10/2011 08h26 - Atualizado em 05/01/2017 15h10

Mostra "O Diverso no Acervo" está em cartaz no Maes até 13 de novembro



Está em cartaz no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), simultaneamente à exposição "O Louvre e seus visitantes", a mostra "O Diverso no Acervo". Trata-se de um recorte que utiliza obras do acervo do Maes, pertencentes ao patrimônio do Estado. Essa mostra apresenta múltiplas possibilidades para o diálogo entre as obras dos artistas Dionísio Del Santo, Maurício Salgueiro, Raphael Samú e Nice Avanza. A exposição estará aberta a visitação até 13 de novembro.

A forma com que o termo "diverso" é abordado nas exposições se estende a diferentes questões: à variedade na produção dos artistas e a obras selecionadas: à mistura de técnicas e linguagens utilizadas por estes artistas; e à diversidade na produção de um mesmo artista.

Dionísio Del Santo
Um dos destaques da mostra é o capixaba Dionísio Del Santo, artista que dá nome ao Museu. Ele nasceu em Colatina, norte do Espírito Santo, em 1925, e faleceu em 1999. Foi pintor, desenhista, gravador e serígrafo. Em 1946 mudou-se para o Rio de Janeiro onde começou a pintar, e somente em 1965 conseguiu realizar sua primeira exposição individual, na Galeria relevo, Rio de Janeiro.

Na década de 1960, Dionísio dedicou-se à arte abstrata. Além da pintura se destacou também na xilografia e na serigrafia. Na xilografia fazia desenhos usando uma linha presa ao pincel formando linhas paralelas simulando um labirinto. Na Serigrafia ampliou as pesquisas com linhas e formas geométricas, descobrindo possibilidades inesgotáveis desse processo gráfico.
Suas obras se destacavam pela economia de forma e de cor, seja nas constituídas apenas por formas geométricas, seja nas figuras. Os desenhos mais encontrados em suas criações são as de figura humana, animais e matadouro.

Em 1967 recebeu o prêmio aquisição na 9ª Bienal Internacional de São Paulo. O artista foi premiado, ainda em 1975, como melhor expositor de gravuras do ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Del Santo promoveu mostras entre 1989 e 1990 no Paço Imperial, Rio de Janeiro e no Museu de arte Moderna de São Paulo (MAM /SP), e no Museu de Arte do Espírito Santo em 1998.

Serviço

MAES apresenta "O Diverso no Acervo"
Obras de Nice Avanza, Raphael Samú, Dionísio Del Santo e Maurício
Salgueiro.

Curadoria de Ana Luiza Bringuente e Renan Andrade

Local: Sala de Exposições Permanentes Maes

Horário de funcionamento: de terça, quinta e sexta-feira, das 10 às 18 horas
Quarta-feira, das 10 às 21 horas
Sábados, domingos e feriados: das 12 às 18 horas

Informações: 27 3132-8390 | 3132-8393
http://museudeartes.wordpress.com

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
Texto de Fabiana Maurício - estagiária do MAES
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard