06/05/2011 07h59 - Atualizado em 05/01/2017 15h42

MinC discute no Estado políticas de cidadania cultural e fomento à cultura

Aproximadamente 150 pessoas, entre gestores públicos e privados, lideranças culturais, produtores, artistas, comunicadores, universitários e representantes de instituições culturais participaram, na tarde desta quinta-feira (05), de um encontro de apresentação de políticas públicas do Ministério da Cultura (Minc), nas áreas de cidadania cultural e fomento à cultura. Marcado pela música, o evento contou com apresentações dos pontos de cultura "Mascarados", de Cariacica; e "Preservarte", de João Neiva.

Promovido pela representação regional do Minc no Espírito Santo e Rio de Janeiro, em parceria com as secretarias de Cultura do Estado (Secult) e do município de Vitória, participaram do encontro Marta Porto, que assumiu a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural; o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes; o representante regional do Minc, André Diniz; e a responsável pelos pontos de cultura, Valquíria Dias.

Pauta

Durante a reunião foram discutidos os aspectos atuais relacionados aos programas Cultura Viva e Brasil Plural, assim como a proposta - atualmente em análise no Congresso Nacional - da nova lei de incentivo à cultura, o ProCultura.

O secretário de Estado da Cultura, José Paulo Viçosi, abriu o debate. "Existe a necessidade de uma maior aproximação com o Governo Federal, a fim de garantir parcerias e recursos para o fomento à cultura. Queremos ampliar o diálogo com o Ministério da Cultura. Esse encontro foi apenas o começo".

André Diniz, por sua vez, assumiu um compromisso: "Visitarei o Estado uma vez por mês. Este encontro é fruto da determinação do novo ministério em estreitar o diálogo com os segmentos culturais do País, valorizando a diversidade dos estados e regiões brasileiras".

A presença de Marta Porto no encontro integrou a agenda dos "Encontros Rumo à Cidadania Cultural", uma série de reuniões regionais cujo objetivo é apresentar a nova Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, em processo de criação, e que será resultado da fusão das Secretarias de Cidadania Cultural e Identidade e Diversidade Cultural do MinC.

Em sua palestra, ela defendeu uma política cultural para cada Estado, de modo a atender as especificidades de cada região. "Dessa forma, a produção cultural brasileira se desenvolverá melhor, pois cada região tem características próprias". Outro ponto discutido por Marta foi o envolvimento da juventude com a cultura. "É preciso pensar no futuro dos jovens brasileiros e em aproximá-los da cultura. Para isso, é necessário inovação, utilizar cultura digital e a linguagem de redes".

Já a participação do secretário Henilton Menezes atende a uma demanda constante dos produtores e artistas capixabas, que veem neste encontro a oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer melhor os mecanismos de fomento e incentivo à cultura do Ministério. Sobre o funcionamento e rumos da Lei Rouanet, ele ressaltou: "Temos a obrigação de acompanhar as mudanças na lei, que são muito importantes. Reverter qualquer ponto é difícil depois da aprovação."

Reunião

A comitiva do Minc também participou de um encontro com o governador Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, ao qual também estavam presentes Viçosi e o prefeito de Vitória, João Coser. Na ocasião, foi apresentado um balanço das principais ações do Ministério, principalmente em relação aos projetos regionais e de formação e cidadania.

Em pauta, também, leis de incentivo à cultura e a melhoria da atração de investimentos federais para o Espírito Santo. "Queremos nos credenciar aos projetos do Ministério da Cultura, em todas as áreas. O Estado será proativo nessa articulação, para nos inserir definitivamente em debates nacionais sobre a cultura", destacou o governador.