12/07/2011 12h41 - Atualizado em 05/01/2017 15h43

Mestres Espanhóis traz obras de grandes artistas ao Estado

O Espírito Santo é o primeiro Estado do Brasil escolhido para receber uma exposição inédita, composta de obras gráficas originais de quatro artistas espanhóis: Pablo Picasso, Salvador Dalí, Francisco Goya e Joan Miró. A mostra está inserida nas celebrações dos 460 anos do Palácio Anchieta, e estará exposta no Salão Afonso Brás, entre os dias 02 de agosto e 02 de outubro. É uma oportunidade única para o público capixaba experimentar gratuitamente os traçados de desenhos poéticos dos artistas que inovaram o modo de fazer arte e escreveram a história da gravura e da impressão de arte gráfica.

A exposição "Mestres Espanhóis" foi lançada oficialmente na Rede Gazeta, na noite desta segunda-feira (11). Paulo Solano, curador da mostra e presidente da organização cultural Museu a Céu Aberto, ressaltou que "é uma honra oferecer esse conteúdo para a população capixaba. É a primeira vez que conseguimos reunir quatro mestres espanhóis, e vamos oferecer tudo isso de forma gratuita, reforçando a nossa missão de popularizar a cultura".

"Estamos iniciando o nosso calendário de exposições em 2011 com esta bela oportunidade para quem não tem a chance de conhecer patrimônios culturais de grandes mestres como Miró e Goya, e num espaço tão nobre como o Palácio Anchieta, uma das mais antigas sedes de Governo do país, que está aberta a todos os que busquem conhecer mais a história do Espírito Santo. Nossa gestão acredita no poder transformador da arte, como forma de inclusão e de promoção da cidadania e, por isso, vamos usar todas as ferramentas que estiverem ao nosso alcance para democratizar o acesso a todos os cidadãos", destacou o governador Renato Casagrande.

Acervo do Collezioni D'arte Camú, da Itália

"Mestres Espanhóis" conta com 101 desenhos originais, do acervo do Collezioni D'arte Camú, do Consorzio Camú, da Itália. As gravuras mais antigas, datadas de 1815, são o recorte das distintas vivências dos artistas e mostram cenas de peças teatrais, a paradoxidade da vida, espaço, tempo e romance. Com uma extensa abordagem de temas, a exposição, inédita no Brasil, deixa a Itália pela primeira vez para ser apreciada em terras capixabas.

Das 101 gravuras, 40 são obras de Picasso; 20 litogravuras e 01 frontispício da coleção "Maravilhas com Variações", de Joan Miró; 18 obras e 01 frontispício de Goya, da complexa "Disparates", e 21 gravuras a ponta-seca de Faust, do surrealista Salvador Dalí.

Além da variada temática, a mostra terá quatro frontispícios, que são a primeira página de um livro que traz o título, referência às obras teatrais pintadas pelos espanhóis, que estarão na mostra. As peças expostas são todas originais e interpretam a cultura figurativa do século XX.

Cultura

A exposição vai difundir e fazer com que o público conheça melhor as personalidades artísticas mais relevantes que transitaram pelo fim da velha Europa e início do mundo moderno. "Mestres Espanhóis" é uma grande oportunidade para o público capixaba apreciar um acervo original de obras atemporais e conhecer parte importante da arte e da história mundial.

A exposição será realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), fato que confirma o comprometimento da atual gestão com a disseminação da cultura para a população capixaba de forma gratuita. A mostra também conta com a parceria do Instituto Sincades.

Atividades educativas

A mostra também terá a participação da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) para estender seus objetivos a diversos públicos. Será realizada uma ação com os educadores capixabas e monitores da exposição.

A organização da mostra vai dar um treinamento gratuito, no dia 01 de agosto, para cerca de 200 professores e monitores sobre as obras expostas na exposição para que eles possam transmitir as informações aos alunos antes e durante as visitas guiadas à mostra. O treinamento também é destinado aos monitores que atuarão na exposição atendendo às visitações de grupos.

Aniversário do Palácio

A mostra internacional "Mestres Espanhóis" faz parte das celebrações dos 460 anos do Palácio Anchieta, uma das mais antigas sedes de governo do País. O prédio, antes restrito aos governantes, agora, além de cartão postal da cidade e do Estado, é ponto de visitação turística voltado para toda família.

A sede foi aberta à visitação pública em 2009 depois da restauração completa do prédio. Além de capixabas da Grande Vitória e do interior, o prédio é visitado por turistas de quase todos os estados do Brasil e também por estrangeiros de vários países. O salão Afonso Brás já hospedou outras mostras de importância mundial, como a "A Beleza na Escultura de Michelangelo" e "Por Dentro da Mente de Leonardo Da Vinci".

Pela sua importância histórica e cultural, o prédio faz parte do Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (IPHAN/MINC) e é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.

Serviço:
Exposição "Mestres Espanhóis"
Período: 02 de agosto a 02 de outubro
Horário: De terça-feira à sexta-feira - das 10 às 18 horas.
Sábado e Domingo das 12 às 18 horas.
Local: Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta - Centro de Vitória

Assessoria de Comunicação/Secult