03/11/2015 14h28 - Atualizado em 05/01/2017 15h22

Maria Laurinda Adão fala sobre suas experiências como parteira e benzedeira

A mestre de Caxambu Maria Laurinda Adão vai falar sobre as suas experiências como parteira e benzedeira, em uma roda de conversa que vai acontecer nesta quinta-feira (05), às 14 horas, no Museu do Colono, em Santa Leopoldina. A ação integra a programação da exposição ‘Todas as faces de Maria’, que segue em cartaz até o dia 13 de dezembro.

No encontro, que é aberto ao público, Maria Laurinda vai explicar como são essas tradições: definição, como é o trabalho, com quem aprendeu esses fazeres, entre outros assuntos. A benzedeira Glicéria Gouvêia Vomoca, de Santa Leopoldina,  também vai participar da ação.

Sobre a exposição
‘Todas as faces de Maria’ homenageia todas as mulheres negras brasileiras por meio de Maria Laurinda Adão, grande personalidade da cultura capixaba. Através de registros fotográficos dos últimos seis anos, realizados por Dário Dias, Genildo Coelho Hautequestt Filho, Luan Volpato e Renilson Chagas, e do documentário de mesmo nome produzido em 2012, a exposição conta a história de vida dessa grande mulher que é parteira, coveira, mãe de santo, trabalhadora rural, líder comunitária, militante dos mais variados movimentos sociais, mãe, avó, bisavó e mulher.

A mostra é composta por 15 fotos, que retratam Maria Laurinda em diferentes momentos do seu cotidiano, inclusive na aplicação de seus saberes tradicionais.

Serviço
Roda de conversa - Parteiras e benzedeiras

Data: 05/11, às 14 horas
Local: Museu do Colono (Avenida Presidente Vargas, 1501, Centro - Santa Leopoldina)
Entrada gratuita

Exposição ‘Todas as Faces de Maria’
Até 13 de dezembro
Local: Museu do Colono (Avenida Presidente Vargas, 1501, Centro - Santa Leopoldina)
Visitação: de quarta-feira a domingo, de 09 às 17 horas
Informações: (27) 3266-1250
Entrada gratuita

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard