22/01/2009 22h00 - Atualizado em 05/01/2017 14h22

Maes promove segundo ciclo de palestras sobre Dionísio Del Santo

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) retoma em 2009 a programação do "Ciclo de Palestras", a partir da próxima quinta-feira (29), às 19 horas. A palestrante convidada é a artista plástica Célia Ribeiro, que falará no auditório do espaço cultural sobre sua experiência como arte-educadora no Maes durante três anos, cobrindo as exposições "Pausa"  e o "Projeto Itinerante Gravura Dionísio Del Santo", sendo que esta última mostra tem estreita ligação com a exposição em andamento: "Dionísio Del Santo: A Transversalidade do Concretismo".
Os temas escolhidos para as palestras sempre abordam as várias nuances das mostras que estão em andamento no Maes. O projeto tem como objetivo divulgar e promover a troca de experiências e conhecimento. Os encontros possibilitam incrementar a produção artística e revitalizar aspectos conceituais e práticos da arte entre os participantes.
O primeiro Ciclo de Palestras referente à exposição "Dionísio Del Santo: A Transversalidade do Concretismo" foi realizado em 2008, pela curadora Almerinda Lopes.

Célia Ribeiro

Célia Ribeiro é mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Graduou-se em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, e em Educação Artística pela UFES. De 1993 a 1998 desenvolveu atividades relacionadas ao patrimônio histórico na 6ª Sub-Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Respondeu pela ação educativa do Mães, de 2003 e 2006. Lecionou Desenho Artístico no curso de Design de Moda da Faculdade Novo Milênio, de 2001 a 2006. Como artista plástica, produziu desenhos e gravuras.

"Dionísio Del Santo: A Transversalidade do Concretismo"

O Ciclo de Palestras é mais uma oportunidade para visitar a exposição em andamento no Maes. A mostra "Dionísio Del Santo: A Transversalidade do Concretismo", com curadoria de Almerinda Lopes, reúne 60 trabalhos pertencentes a importantes acervos públicos como o do Maes, Ufes, MAC Niterói, MAM SP, MAM Rio e coleções particulares de São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória.
A retrospectiva reúne o maior e mais expressivo conjunto da obra gráfica e pictórica de Dionísio Del Santo (1925-1999), contemplando diferentes momentos de sua trajetória criativa. A mostra prossegue até 1º de março.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard