26/09/2011 07h32 - Atualizado em 05/01/2017 15h45

Maes promove roda de conversa na terça-feira (27)



O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) promove, na terça-feira (27), às 19 horas, uma roda de conversa com os arquitetos David Sperling e Simone Neiva. A atividade está inserida no programa de arte-educação da exposição "O Louvre e seus visitantes", que permanece em cartaz no espaço até 13 de novembro.

A entrada é franca e são 40 vagas disponíveis. Os interessados deverão comparecer com 30 minutos de antecedência. Quem não puder participar pode acompanhar a roda de conversa ao vivo pelo Portal Yah (www.portalyah.com).

A roda de conversa, com o tema "A interface do Museu: a relação entre arquitetura/espectador/obra de arte", abordará os paradigmas que têm informado o modo de ser e de atuar das arquiteturas dos museus contemporâneos, e examinar os horizontes críticos que se apresentam nestes espaços. Além disso, será feita uma análise sobre a conflituosa relação entre a arquitetura e a arte no nascimento do Museu Solomon R. Guggenheim, em Nova Iorque.

Convidados

David Sperling é arquiteto, professor e pesquisador do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas da Universidade de São Paulo (USP). É também membro do conselho editorial da revista "Risco", do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da USP. Além disso, recebeu prêmios do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP) pelos ensaios críticos "Museu Brasileiro da Escultura, utopia de um território contínuo", e "Arquitetura como discurso. O Pavilhão Brasileiro em Osaka de Paulo Mendes da Rocha".

Simone Neiva (foto) é arquiteta, especializada em História da Arte e História da Arquitetura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Estudou arquitetura e urbanismo japonês, desenvolvendo, com a Universidade de Tóquio e a Fundação Japão, a monografia "A cidade como um labirinto". Simone atua nas áreas de pesquisa, ensino e produção de arquitetura e urbanismo.

Exposição

A mostra "O Louvre e seus visitantes" reúne 85 fotografias doadas ao Instituto Moreira Salles pela família de Alécio de Andrade, brasileiro residente em Paris, feitas enquanto ele percorria as salas do Museu do Louvre, em um período de quase 39 anos, a partir de 1964.

Cada flagrante lembra uma cena teatral que assistiríamos por cima dos ombros do artista, tendo os visitantes como atores. Uma visão poética, onde o senso de humor se une a um certo carinho peculiar, revela a apropriação dos espaços do museu pelo público e as relações, às vezes insólitas, que se estabelecem entre alguns dos espectadores e as obras de arte.

Está em cartaz, simultaneamente, na Sala de Exposições Permanentes do Maes, a exposição "O diverso no Acervo". Trata-se de um recorte que utiliza obras do acervo do Maes, pertencentes ao patrimônio do Estado. Essa mostra apresenta múltiplas possibilidades para o diálogo entre as obras dos artistas Dionísio Del Santo, Maurício Salgueiro, Raphael Samú e Nice Avanza.

Serviço:

"Roda de Conversa" com David Sperling e Simone Neiva
Data: terça-feira (27)
Horário: das 19 às 21 horas
Local: auditório do Museu de arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo (Maes)
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 631 - Centro - Vitória/ES
Inscrições: 30 minutos de antecedência
Vagas: 40

O Louvre e seus Visitantes - Alécio de Andrade
Local: Museu de arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo (Maes)
Período de exposição: até 13 de novembro de 2011
Horário de funcionamento: de terça, quinta e sexta-feira, das 10 às 18 horas
Quarta-feira, das 10 às 21 horas
Sábados, domingos e feriados: das 12 às 18 horas

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3636 7110 / 9902 1627
Texto: Simony Fadini - Estagiária de Comunicação
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br








Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard