15/08/2011 13h03 - Atualizado em 05/01/2017 15h44

Maes: novidades no programa de arte-educação para mostra 'O Louvre e seus visitantes'

 

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) promoverá atividades novas no programa de arte-educação, que será desenvolvido durante todo o período da exposição "O Louvre e seus visitantes", que reúne trabalhos de um grande ícone da fotografia brasileira: Alécio Andrade (Rio de Janeiro 1938 - Paris 2003). Até o dia 13 de novembro, além das atividades tradicionais como palestras, rodas de conversa, e exibição de filmes, serão realizados os projetos Estórias da Arte, com contadores de histórias para crianças; e "Os visitantes do Maes", oficinas de fotografia. Toda a programação é gratuita.

O projeto "Estórias da Arte" será realizado aos sábados em dois horários: 14 e 16 horas. São 20 vagas, e os interessados devem chegar com meia hora de antecedência. O objetivo é estreitar o contato com as crianças, proporcionando atividades adequadas à idade. As contadoras de histórias são Priscilla Arranz, atriz, artista plástica e arte-educadora; e Mayra Alarcón atriz, dramaturga, diretora e produtora audiovisual.

A história é intitulada "O Diário de Monique". A personagem principal tem sua vida ligada ao Museu do Louvre desde pequena. Nas suas férias, ela sempre visitava o museu e via aquele moço de cabelos encaracolados, óculos grossos, câmera fotográfica e sorriso largo. Era Alécio de Andrade, tirando fotos não das obras de arte, e sim de olhares. Depois de tanto tempo, Monique decide encontrar um pouco de sua história nas fotos de Alécio, e para isso conta com a ajuda das crianças visitantes da exposição.

A oficina de fotografia "Os visitantes do Maes" será realizada todos os domingos, até o fim da exposição, em dois horários: das 14 às 15h30; e das 15h30 às 17 horas. Serão 12 vagas, e os interessados devem chegar com meia hora de antecedência, munidos de câmera fotográfica ou celular com câmera.

Os participantes, em cada horário, serão divididos em dois grupos. Além do suporte técnico, o visitante será conduzido a fazer reflexões no sentindo de pensar o espaço público do museu por meio do olhar fotográfico. Os monitores são Luara Monteiro, graduanda em Artes Plásticas e em Fotografia; e Raphael Araújo, artista plástico.

Ciclos de palestras e rodas de conversa

Serão realizados dois "Ciclos de Palestra" durante a exposição. A primeira está marcada para o dia 31 de agosto, às 19 horas, e receberá o professor da Universidade de São Paulo (USP), Martin Grossmann. Ele debaterá o tema "Museu sem Paredes: de Malraux a virtualidade". Já no dia 09 de novembro, também às 19 horas, será a vez de Stela Barbieri discutir suas experiências vivenciadas como curadora da Bienal de São Paulo.

Também serão realizadas três rodas de conversa para debater a interação entre espectador e obra, e entre espectador e arquitetura do museu, assim como seus aspectos de acessibilidade, tanto física quanto social-conceitual, proporcionando ao público um aprofundamento na reflexão dos papeis dos museus no século XXI. A primeira roda está marcada para o dia 27 de setembro, e terá como convidados os arquitetos David Sperling e Simone Neiva. Os dois discutem o tema "A interface do Museu: a relação entre arquitetura/espectador/obra de arte".

No dia 05 de outubro, os artistas plásticos e professores Gisele Ribeiro e Jorge Menna Barreto abordam o tema "Inter-atividade e o espectador: o par interatividade x novas mídias". Para terminar, a última roda de conversa será no dia 26 de outubro, quando serão recebidos os convidados Janaína Melo, coordenadora educativa do Inhotim; e Mila Chiovatto, coordenadora educativa da Pinacoteca, para debater o tema "Tornar-se espectador: a oportunidade do acesso".

O "Encontro de Arte-Educação", com a convidada Elisa Pegoretti, abordará a história da arte e as possibilidades das práticas da fotografia. Estão programadas três reuniões: nos dias 24 de agosto, e 17 e 24 de setembro, sempre das 14 às 18 horas, os participantes receberão um certificado com carga horária de quatro horas.

Todas as atividades serão realizadas no auditório do Maes. Os interessados deverão comparecer com 30 minutos de antecedência para fazer a inscrição. São 40 vagas para cada atividade.

?Maes na Tela?

O ?Maes na Tela? exibirá vídeos com o objetivo de promover reflexão sobre a maneira em que foram constituídas as coleções históricas dos museus europeus. Os filmes escolhidos são indicados tanto para jovens como para adultos.

O primeiro filme, "Síndromes do século", de Apichatpong Weerasethakul, será exibido no dia 18 de setembro, às 15 horas. O mediador do debate será o cineasta capixaba Erly Vieira Júnior.

Já no dia 02 de outubro, também às 15 horas, será exibido o filme "Zabriskie Point", Michelangelo Antonioni, com o convidado Marcos Valério Guimarães, cineasta. O último filme a ser exibido é "Os catadores e Eu", de Agnès Varda, no dia 06 de novembro, às 15 horas. O professor da Universidade de Brasília (UNB) Sérgio Moriconi mediará a discussão.

Outras atividades planejadas até o fim da exposição são o "Maes para todos", "Maes em Libras", "Ação extramuros: Museu na Escola", e "Maes na Rede".

Horário especial na quarta-feira

Durante a exposição o Maes funcionará em horário especial durante as quartas-feiras, sempre até às 21 horas. A mudança do horário tem como objetivo ampliar a visitação, e atender quem trabalha, estuda, ou prefere curtir um programa cultural mais tarde.

?O Louvre e seus visitantes?

A mostra "O Louvre e seus visitantes" apresenta 85 fotografias doadas ao Instituto Moreira Salles pela família de Alécio de Andrade, brasileiro residente em Paris, feitas enquanto ele percorria as salas do Museu do Louvre, em um período de quase 39 anos, a partir de 1964.

Desses passeios, Alécio deixou 12 mil imagens. Cada flagrante lembra uma cena teatral que assistiríamos por cima dos ombros do artista, tendo os visitantes como atores. Uma visão poética, onde o senso de humor se une a um certo carinho peculiar, revela a apropriação dos espaços do museu pelo público e as relações, às vezes insólitas, que se estabelecem entre alguns dos espectadores e as obras de arte.

Também está em cartaz, simultaneamente, na Sala de Exposições Permanentes do Maes, a exposição "O diverso no Acervo". Trata-se de um recorte que utiliza obras do acervo do Maes, pertencentes ao patrimônio do Estado. Essa mostra apresentará múltiplas possibilidades para o diálogo entre as obras dos artistas Dionísio Del Santo, Maurício Salgueiro, Raphael Samú e Nice Avanza.


Programa de Arte-Educação

Ciclo de Palestras
- 1º Palestra - com Martin Grossmann
Tema: Museu sem paredes: de Malraux a virtualidade
Data: 31 de agosto
Horário: das 19 às 21 horas

- 2º Palestra - com Stela Barbieri
Tema: As experiências vivenciadas na Bienal de São Paulo trazem um (des)equilíbrio entre as práticas educativas e curatoriais em uma exposição de grande porte.
Data: 09 de novembro
Horário: das 19 às 21 horas

Os interessados devem comparecer com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.
Local - Auditório do Maes

Roda de Conversa
- Convidados: David Sperling e Simone Neiva
Tema: A interface do Museu: a relação entre arquitetura/espectador/obra de arte
Data: 27 de setembro
Horário: das 19 às 21 horas

- Convidados: Gisele Ribeiro e Jorge Menna Barreto
Tema: Inter-atividade e o espectador: o par interatividade x novas mídias
Data: 05 de outubro
Horário: das 19 às 21 horas

- Convidados: Janaína Melo e Mila Chiovatto
Tema: Tornar-se espectador: a oportunidade do acesso
Data: 26 de outubro
Horário: das 19 às 21 horas

Encontro de Arte Educação no Maes
A história da arte - revelada nas obras junto com os visitantes - e, as possibilidades das práticas da fotografia, serão levantadas neste encontro. O acervo do Maes também é abordado em sua pluralidade assim como a questão patrimonial. Com Elisa Pegoretti.

Inscrições: 30 minutos de antecedência
Duração: 03 encontros de 04 horas
Vagas: 40
Local: Auditório do Maes
Data: 24 de agosto, das 14 às 18 horas
Data: 17 de setembro, das 14 às 18 horas
Data: 24 de setembro, das 14 às 18 horas

Estórias da Arte
Dia: Aos sábados
Horário: 14 e 16 horas
Os interessados devem comparecer com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.

Oficina de Fotografia - "Os visitantes do Maes"
Dia: Aos domingos
Horário: 14 às 15h30 e 15h30 às 17 horas
Os interessados devem comparecer com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.
Trazer equipamento (câmera fotográfica ou celular) para uso na oficina.

Maes na Tela
- Filme: "Síndromes e um século", de Apichatpong Weerasethakul
Data: 18 de setembro
Horário: das 15 às 18 horas
Classificação indicativa: 14 anos

- Filme: "Zabriskie Point", de Michelangelo Antonioni
Data: 02 de outubro
Horário: das 15 às 18 horas
Classificação indicativa: 12 anos

- Filme: "Os Catadores e Eu", de Agnès Varda
Data: 06 de novembro
Horário: das 15 às 18 horas
Classificação indicativa: 14 anos

Maes para todos
Objetiva a criação de roteiros e possibilidades a serem aplicadas durante as visitas mediadas. O programa atenderá grupos escolares, melhor idade, turistas, projetos sociais, bem como os grupos de visitantes espontâneos. Os agendamentos para mediação devem ser feitos pelo site www.museudeartes.wordpress.com/agendamento

Maes em Libras
Parceria entre o Maes e a Ufes para atender ao público com deficiência auditiva por meio de visitas mediadas interpretadas.

Data: 03 de setembro, às 14 horas
Data: 16 de outubro, às 14 horas
Data: 10 de novembro, às 14 horas

Ação extramuros: Museu na Escola
Visa destacar, por meio de encontros nas escolas, a importância do patrimônio cultural, a partir da apropriação por alunos e professores das noções de memória e patrimônio e, principalmente, de sua aproximação com o contexto local. Realizado em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo, via projeto de extensão. As palestras serão agendadas diretamente com as escolas.

Maes na Rede
Interação entre público e museu por meio da internet. As redes sociais funcionam não só como um canal de comunicação e divulgação como de aproximação com o público, estendendo as ações do museu também para o público virtual. No blog são disponibilizados além do agendamento, textos reflexivos sobre a exposição e o acervo, os materiais educativos elaborados para as exposições, além de outras atividades e propostas virtuais. Parceria com o Rede Cultura Jovem, por meio do Portal Yah! Nas transmissões ao vivo das palestras.

museudeartes.wordpress.com
twitter.com/MAESMuseu
Facebook: Maes Museu


Serviço:

O Louvre e seus Visitantes - Alécio de Andrade
Local: Museu de arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo (Maes)
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 631 - Centro - Vitória/ES
Período de exposição: até 13 de novembro
Horário de funcionamento: de terça, quinta e sexta-feira, das 10 às 18 horas
Quarta-feira, das 10 às 21 horas
Sábados, domingos e feriados: das 12 às 18 horas

O Diverso no Acervo
Obras de Nice Avanza, Raphael Samú, Dionísio Del Santo e Maurício Salgueiro.
Curadoria de Ana Luiza Bringuente e Renan Andrade
Local: Sala de Exposições Permanentes Maes
Horário de funcionamento: de terça, quinta e sexta-feira, das 10 às 18 horas
Quarta-feira, das 10 às 21 horas
Sábados, domingos e feriados: das 12 às 18 horas

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard