03/11/2011 08h40 - Atualizado em 05/01/2017 15h46

Maes na Tela exibe 'Os catadores e Eu', de Agnès Varda



O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo realiza no próximo domingo (06), às 15 horas, mais uma edição do "Maes na Tela", atividade do programa de arte-educação das exposições "O Louvre e seus visitantes" e "O Diverso no Acervo". Dessa vez o filme escolhido é "Os catadores e Eu" (Les Glaneurs et la Glaneuse), da cineasta e roteirista belga, radicada na França, Agnès Varda. O vídeo será exibido na sua versão francesa com legenda em português de Portugal. Após a exibição do filme, haverá um debate com o cineasta, professor e crítico de cinema Sérgio Moriconi.

A entrada é franca. Os interessados deverão comparecer com 30 minutos de antecedência. São 40 vagas disponíveis. O filme é indicado para maiores de 14 anos.

A exibição do filme tem o objetivo de promover reflexão sobre a maneira em que foram constituídas as coleções históricas dos museus europeus. Por toda a França, Agnès Varda encontra catadores e catadoras, que por necessidade vivem recuperando coisas e sobras que os outros não querem mais.

"Catar" é a busca pelo que sobrou das colheitas, mas também das sobras das feiras, do lixo, dos restos das pessoas. Daquilo que ninguém mais quer, porém essas sobras podem ser aproveitadas por aqueles que não têm a escolha de querer ou por aqueles que enxergam possibilidades além das que lhe são importantes.

A catadora, nesse sentido é a própria Agnès Varda, que usando pela primeira vez uma câmera digital, se assume como uma "recuperadora" das imagens que os outros não querem ver nem fazer, e que deixam para trás.

Sérgio Moriconi

Após a exibição do filme o público baterá papo com o cineasta, professor e crítico de cinema Sérgio Moriconi. Jornalista, sociólogo e professor de cinema da Universidade de Brasília (UNB), ele milita há mais de 25 anos no cinema de Brasília. Ele irá discursar sobre várias temáticas como: os arquivos e acervos como guardiões utópicos da multiplicidade cultural e do patrimônio da memória; as filtragens etnocêntricas, ideológicas, culturais, históricas e de classe; o que devemos conservar e o que devemos descartar; os filmes que não vemos; os acervos como respigadores de obras dignas de conservação; o que podem (ou poderiam) nos dizer as sobras, o rebutalho e o indigno de conservação.

Exposição

A mostra "O Louvre e seus visitantes" reúne 85 fotografias doadas ao Instituto Moreira Salles pela família de Alécio de Andrade, brasileiro residente em Paris, feitas enquanto ele percorria as salas do Museu do Louvre, em um período de quase 39 anos, a partir de 1964.

Cada flagrante lembra uma cena teatral que assistiríamos por cima dos ombros do artista, tendo os visitantes como atores. Uma visão poética, onde o senso de humor se une a um certo carinho peculiar, revela a apropriação dos espaços do museu pelo público e as relações, às vezes insólitas, que se estabelecem entre alguns dos espectadores e as obras de arte.

Está em cartaz, simultaneamente, na Sala de Exposições de longa duração do Maes, a exposição "O diverso no Acervo". Trata-se de um recorte que utiliza obras do acervo do Maes, pertencentes ao patrimônio do Estado. Essa mostra apresenta múltiplas possibilidades para o diálogo entre as obras dos artistas Dionísio Del Santo, Maurício Salgueiro, Raphael Samú e Nice Avanza.

Serviço:

Filme: "Os Catadores e Eu" (Les Glaneurs et la Glaneuse), de Agnès Varda (79 min. Classificação indicativa: 14 anos.), com bate papo após a exibição com Sérgio Moriconi.
Data: domingo (06)
Horário: das 15 às 18 horas
Local: Auditório Museu de Arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo (Maes)
40 vagas. Interessados deverão comparecer com 30 minutos de antecedência. Será emitido certificado. Entrada Franca.

Exposição "O Louvre e seus Visitantes" e "O Diverso no Acervo"
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES)
Endereço: Av. Jerônimo da Monteiro, 631, Centro - Vitória ES.
Telefones: 27 3132-8390 | 3132-8393
Período: até 13 de novembro
Visitação: terça a sexta-feira - das 10 às 18 horas - sábados, domingos e feriados - das 12 às 18 horas - quarta-feira 10h às 21 horas

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br


Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard