26/10/2011 10h28 - Atualizado em 05/01/2017 15h10

Maes apresenta obras de Nice Avanza



Outra artista de destaque da mostra "O Diverso no Acervo" é a capixaba Nice Avanza. As duas obras expostas de Nice contemplam nitidamente a efervescência do sincretismo religioso num Estado como o Espírito Santo, consolidado em meio a diversas influências culturais. A artista naif buscou em Pierre Vergé e em sua obra, "A Lenda dos Orixás", uma referencia para que sua representação artística fosse fiel às crenças do candomblé.

Nice Avanza

Nasceu em 1º de julho de 1938, em Vitória, capital do Espírito Santo. Em 1947 sua família decidiu mudar-se para São Paulo em busca de uma melhor condição de vida. Ao voltar para a cidade natal, em 1960, ela se tornou pintora por acaso, devido a incentivos de amigos.

Nice pintava quadros com figuras religiosas como: Santa Ceia, São Cosme e São Damião, Iemanjá e Anjos. Em algumas dessas obras a pintora obedece ao mesmo processo descrito das imagens populares, já em outras, a artista investe na sua imaginação e acrescenta elementos que não correspondem às representações tradicionais.

Essa liberdade é perceptível, sobretudo, nas figuras do catolicismo, talvez, por essa ser a opção religiosa da artista. Nice só começou a investir na pintura de "cacaus" após vários anos de carreira, e passou a chamar seus quadros de "frutos de ouro" que ficou fixado como caracterizando o conjunto de suas pinturas.

Ela alcançou tanta popularidade que ultrapassou o ciclo do ambiente artístico, foi garota propaganda de uma famosa marca de refrigerante, personagem de charges e também, tema de enredo de Escola de Samba.

Em 1969 foi feita a primeira exposição de suas obras. Nice fez sua primeira exposição internacional no Bristol University nos Estados Unidos. Em 1976 ela expôs, individualmente, na Galeria Blue Bay Art no Rio de Janeiro.

Em 1982 participou da "Primeira Exposição Coletiva das Artes Plásticas Capixabas", no Palácio Atílio Vivacqua.  Já em 1985 Nice ofereceu uma grande exposição individual na Sala Bernadelli, no Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. Em 1986 expôs na The Fine Arts Gallery em Los Angeles, Estados Unidos e em 2000 expôs coletivamente no Museu do Negro, Vitória.

Atualmente algumas de suas obras se encontram no Museu de Arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo (MAES), na exposição "O Diverso no Acervo" onde estão também obras de Raphael Samú, Dionísio Del Santo e Maurício Salgueiro.

SERVIÇO

"O Diverso no Acervo"

Obras de Nice Avanza, Raphael Samú, Dionísio Del Santo e Maurício
Salgueiro.

Curadoria de Ana Luiza Bringuente e Renan Andrade

Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) - 1° piso

Horário de funcionamento: de terça, quinta e sexta-feira, das 10 às 18 horas

Quarta-feira, das 10 às 21 horas

Sábados, domingos e feriados: das 12 às 18 horas

Informações: 27 3132-8390 | 3132-8393
http://museudeartes.wordpress.com

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
Texto de Fabiana Maurício - estagiária do MAES
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard