18/05/2011 13h51 - Atualizado em 05/01/2017 15h42

MAES abre exposição com obras da antiga galeria Usina Arte Contemporânea

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) recebe a exposição inédita "Sobrevitória", constituída a partir do conjunto de obras de arte adquiridas pelo colecionador Marcio Espíndula, em sua maioria entre 1986 e 1989, período no qual ele manteve em funcionamento, em Vitória, a galeria Usina Arte Contemporânea. A abertura da mostra será na próxima terça-feira (24), às 20 horas. A entrada é franca.

A curadoria realizada por Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos privilegia o recorte com 100 obras de arte contemporânea. Participam da mostra, entre grandes nomes da arte no Brasil, Amilcar de Castro, Iberê Camargo e Franz Weissmann, merecendo destaque a presença dos artistas Dionísio Del Santo, Hilal Sami Hilal, Regina Chulam e César Cola, que são capixabas.

"Sobrevitória", que permanece em cartaz no MAES até 24 de julho, é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto de Ação Social e Cultural Sincades, com produção da ABZ Projetos Produções.

Recorte

Ressaltando a qualidade plástica das obras, a exposição evidencia dois momentos: o primeiro, pontual, abarca a produção artística anterior à década de 1980; enquanto o segundo reúne obras que passaram a integrar a coleção a partir das exposições realizadas na galeria Usina.

Os visitantes poderão conhecer 25 anos depois, a sequência de 25 exposições realizadas em menos de três anos na Usina Arte Contemporânea e, sobretudo, vão se surpreender com o elenco de artistas que delas participou.

Essa coleção de obras de arte constituída por Marcio Espíndula é relevante marco, seja para a cidade de Vitória e suas instituições culturais, seja para a história da arte brasileira das últimas três décadas.

Usina Arte Contemporânea

A galeria Usina Arte Contemporânea foi inaugurada no dia 17 de abril de 1986 com uma exposição coletiva. Seguiram-se ainda no mesmo ano, exposições de pinturas de Adriano de Aquino, Jorge Guinle, de Ivald Granato e Milton Machado; uma mostra de obras em papel de Iberê Camargo e duas outras de pinturas, de Gonçalo Ivo e de Hilal Sami Hilal.

Em 1987 foram realizadas dez exposições: pinturas e obras sobre papel de Leonilson; obras em papel de Antonio Dias e, em seguida, de Ione Saldanha; esculturas e obras sobre papel de Amilcar de Castro; uma nova exposição de Hilal Sami Hilal, desta vez de obras em pequenos formatos; pinturas sobre borracha e desenhos de Hilton Berredo; obras sobre papel de Mira Schendel; pinturas de Loio-Pérsio; esculturas para interiores de Franz Weissmann e pinturas de Regina Chulam.

Por fim, em 1988, foram sete mostras: pinturas de Daniel Senise; duas de esculturas e objetos de Carlos Fajardo e de Márcia Ramos; desenhos de

Ester Grinspum; esculturas e relevos de Frans Krajcberg; e mais duas de pinturas de César Cola e de Karin Lambrecht.

Em seu texto de apresentação, o curador Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos diz que "encerradas as atividades da Usina Arte Contemporânea no início de 1989, decantou-se um patrimônio que passou a ser não só conservado, como também acrescido de obras que saldam oportunidades aproveitadas ou perdidas". Para ele "o acervo expressa uma sobrevitória, com o intuito de avivar a imaginação sobre o que se mantém de maneira diversa, há um quarto de século".

Exposição "Sobrevitória"

Abertura: terça-feira (24)

Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES)

Endereço: Av. Jerônimo da Monteiro, 631, Centro - Vitória ES