18/07/2011 11h33 - Atualizado em 05/01/2017 15h43

Livro 'Sobrevitória' será lançado na quinta-feira (21) no Maes

A última semana da exposição ?Sobrevitória?, em cartaz no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), será movimentada. Na quinta-feira (21), às 19 horas, haverá o lançamento do livro homônimo da mostra, organizado pelo curador Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos. A entrada é franca.

O livro tem como objetivo eternizar a exposição "Sobrevitória", que está no Museu desde 24 de maio, e reúne obras do colecionador Marcio Espíndula.  São mais de 170 páginas que reúnem as cem obras de mais de 30 artistas, datadas entre 1986 e 1989, período no qual esteve em funcionamento, em Vitória, a galeria Usina Arte Contemporânea.

A Usina Arte Contemporânea foi inaugurada no dia 17 de abril de 1986 com uma exposição coletiva. Seguiram-se ainda no mesmo ano, exposições de pinturas de Adriano de Aquino, Jorge Guinle, de Ivald Granato, e Milton Machado; uma mostra de obras em papel de Iberê Camargo, e duas outras de pinturas, de Gonçalo Ivo, e de Hilal Sami Hilal.

Em 1987 foram realizadas dez exposições: pinturas e obras sobre papel de Leonilson; obras em papel de Antonio Dias e, em seguida, de Ione Saldanha; esculturas e obras sobre papel de Amilcar de Castro; uma nova exposição de Hilal Sami Hilal, desta vez de obras em pequenos formatos; pinturas sobre borracha e desenhos de Hilton Berredo; obras sobre papel de Mira Schendel; pinturas de Loio-Pérsio; esculturas para interiores de Franz Weissmann e pinturas de Regina Chulam.

Por fim, em 1988, foram sete mostras: pinturas de Daniel Senise; duas de esculturas e objetos de Carlos Fajardo e de Márcia Ramos; desenhos de
Ester Grinspum; esculturas e relevos de Frans Krajcberg; e mais duas de pinturas de César Cola e de Karin Lambrecht.

Depois de 25 anos, por meio da exposição no MAES, os visitantes ainda podem conhecer, até domingo (24), a sequência dessas 25 exposições realizadas em menos de três anos na Usina e, sobretudo, vão se surpreender com o elenco de artistas que delas participou.

A curadoria privilegiou o recorte com 100 obras de arte contemporânea. Participam da mostra no Maes, entre grandes nomes da arte no Brasil, Amilcar de Castro, Iberê Camargo e Franz Weissmann, merecendo destaque a presença dos artistas Dionísio Del Santo, Hilal Sami Hilal, Regina Chulam e César Cola, que são capixabas.

Ciclo de Palestras

Também na última semana da exposição será realizado um "Ciclo de Palestras" com Carlos Martins, gravador, desenhista, museólogo, curador e professor. A atividade, desenvolvida pelo Programa de Arte-Educação da exposição, será na quarta-feira (20), às 19h30.

A entrada é franca, e os interessados devem comparecer com 30 minutos de antecedência, porque as vagas são limitadas. A palestra será transmitida ao vivo pelo Portal Yah (www.portalyah.com).

Estarão em discussão temas como o colecionismo, com destaque para a Coleção Castro Maya, colecionador carioca, um dos responsáveis pela preservação de bens históricos da cidade do Rio de Janeiro, da criação do Museu de Arte Moderna e da Fundação Castro Maya, hoje um museu federal que abriga importante coleção de arte moderna brasileira.

Maes na Tela

No último dia de exposição, no domingo (24), às 15 horas, será realizada outra atividade do Programa de Arte-Educação: uma palestra que relaciona a mostra com o cinema, fotografia, e pintura chamada Maes na Tela. O convidado é Rodrigo de Oliveira, crítico de cinema, roteirista e cineasta, que lançará este ano, por meio de Edital da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), seu primeiro longa-metragem de ficção como roteirista e diretor - "As Horas Vulgares".

Por meio da exibição de curtas-metragens de Alain Resnais, Chris Marker e Jean-Luc Godard, o encontro apresentará uma linha evolutiva das grandes questões que permearam a construção da imagem cinematográfica ao longo dos tempos, da sua relação com a fotografia e a pintura, até chegar aos paradoxos que os cineastas viviam nos anos 80, época na qual está focada a exposição Sobrevitória.

Lançamento do Livro "Sobrevitória"
Data: quinta-feira (21)
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes)

Ciclo de Palestras, com Carlos Martins
Data: quarta-feira (20)
Local: auditório do Maes
Interessados devem comparecer com 30 minutos de antecedência - 40 vagas.
Transmissão ao vivo no www.portalyah.com
O Maes emitirá certificado de participação.

Maes na Tela, com Rodrigo de Oliveira
Data: domingo (24)
Horário:15 horas
Local: auditório do Maes
Interessados devem comparecer com 30 minutos de antecedência - 40 vagas.

Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim