11/10/2013 10h23 - Atualizado em 05/01/2017 14h44

Livro reúne escritos políticos de Muniz Freire

Além de estadista hábil, que praticamente "fez" o Espírito Santo, José de Melo Carvalho Muniz Freire foi um jornalista precoce que editou seu primeiro periódico aos 14 anos de idade. Ele foi também um atuante parlamentar, com um projeto para o Brasil, e brilhou no Senado ao lado de estrelas da política nacional, tais como Rui Barbosa. Elaborou projetos, escreveu livros e proferiu palestras.
 
Para marcar o encerramento das comemorações pelos 150 de seu nascimento, será lançado no próximo dia 16, o livro "Escritos Políticos de Muniz Freire", com organização e texto do historiador Estilaque Ferreira dos Santos e prefácio do governador Renato Casagrande. O evento acontecerá na Biblioteca Pública do Espírito Santo, a partir das 19 horas, com entrada gratuita.
 
Projeto
 
Com edição do jornalista Antonio de Pádua Gurgel, a publicação reúne todos os textos e discursos de Muniz Freire. O projeto começou a ser elaborado em 1961, por ocasião do centenário de nascimento do homenageado. Naquele ano, presidida por Mário Gurgel, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo patrocinou um concurso de monografias sobre a vida e a obra do político, do qual saiu vencedor Marcello Antônio de Souza Basílio, resultando na publicação de "A Vida e a Obra de Muniz Freire".
 
Naquele mesmo ano, Radagázio Muniz Freire, filho de quem o nome indica, tomou a iniciativa de publicar um pequeno volume com textos de seu pai sobre o voto secreto, que - aliás - foi incluído na Constituição Federal de 1934 por iniciativa do "fundador" do Espírito Santo.
 
Ao apresentar sua publicação, Radagázio sugeriu: "Poderiam ser reeditados de Muniz Freire muitos outros trabalhos e discursos sobre assuntos variados, como finanças, políticas, relatórios. Suas mensagens à Assembleia Legislativa constituem parte integrante da história do Estado". Na ocasião, ele ressalvou que "essa publicação, imaginada por Afonso Cláudio, é difícil, quase impossível, de ser hoje editada e, somente os poderes públicos o poderiam fazer".
 
De acordo com Antonio de Pádua Gurgel, no prólogo do livro, a reunião desses escritos políticos é de fundamental importância para se compreender o Espírito Santo e o Brasil na transição do Império para a República, bem como a virada do século XIX para o XX.
 
"Na verdade, a agenda desenvolvimentista proposta por Muniz Freire na época ainda é perfeitamente atual. Ele mudou a face do Estado com obras e medidas fundamentais para o ciclo e o progresso que o Espírito Santo experimentou nas primeiras décadas do século XX. Mas muitas de suas propostas para o desenvolvimento regional ainda estão por se concretizar e muitas de suas idéias para o Brasil, inclusive na área da educação, ainda estão por ser adotadas", escreve Gurgel.
 
Serviço:
Lançamento do livro "Escritos Políticos de Muniz Freire"
Organização e texto do historiador Estilaque Ferreira dos Santos
Prefácio do governador Renato Casagrande
Quando: quarta-feira (16)
Horário: 19 horas
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo, Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória
Entrada gratuita
Informações: (27) 3137-9351
 
Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim, Caê Guimarães e Tiago Zanoli
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard